2.752 estavam indo... (1 foi demais)
bom dia. quem leu ontem vai entender o título de hoje. quem não leu, não vai entender. simple as that. sim, há controvérsias, mas esse foi o valor mais assertivo que encontramos em toda a internet.
A guerra continua com ainda mais rancor
MUNDO
Em 2019, a guerra comercial entre China e EUA era a temática internacional. O ano de 2020 claramente será lembrado por outro assunto, mas a guerra continua. Depois que Mike Pompeo, secretário de Estado americano, intensificou as acusações de que a China teria ocultado a gravidade do coronavírus, Hua Chunying, porta-voz do governo chinês, disse ontem que as acusações são uma estratégia política frente às eleições presidenciais deste ano.
Pra que esconder? Mike Pompeo pontuou no domingo que a não permissão de visitas de médicos americanos a laboratórios em Wuhan e o silenciamento de cientistas chineses são exemplos de esforços públicos para esconder a crise. Embora não apresente provas, o secretário pressiona os órgãos de inteligência para que a origem exata do surto será determinada e confirme a teoria de que a pandemia começou em um acidente de laboratório na China.
Os EUA não estão sozinhos na busca por respostas em meio a perda de milhares de vidas e a devastação da economia global, mas eles já preparam sua vingança. A administração Trump formula um plano de múltiplas frentes para punir a China pela pandemia, e dentre as ferramentas avaliadas está a reformulação das políticas comerciais, com maiores taxas sobre os chineses.
A resposta da China. Hua Chunying pediu que os EUA parem de disseminar desinformações e disse que Pompeo não apresentou nenhuma evidência pois, de fato, não a possui. Questionada sobre as possíveis tarifas em retaliação, Hua disse que essas não são boas armas e impactam negativamente as duas partes envolvidas. Além disso, a porta-voz chamou indiretamente os americanos de ingratos ao destacar que a China os forneceu mais de 5 bilhões de máscaras, 330 milhões de luvas cirúrgicas e 7,5 mil ventiladores, dentre outros equipamentos.
Ainda ontem, Pompeo respondeu ao comentário da porta-voz, dessa vez afirmando que o governo americano não tem certeza se a pandemia começou em um laboratório. Ele ressaltou que o momento requer cooperação e compartilhamento de informações e que caso a China precise de assistência técnica, os EUA terão prazer em fornecê-la. A sensatez tem seu valor. Lembre disso ao começar uma briga.
O que mais você precisa saber sobre o cenário mundial?
Pior que tá, fica
BRASIL
Se você não aguenta mais a quarentena, estamos com você, mas saiba que ela pode ficar pior. Atualmente, a maior parte do Brasil se encontra sob medidas de isolamento social, mas o aumento expressivo do número de casos nos últimos dias, 8.536 mortes e 125.218 casos, já fez com que algumas cidades aderissem ao lockdown, com imposições ainda mais restritivas. Confuso quanto aos termos? Nós explicamos:
Isolamento social: em princípio, uma sugestão preventiva para que todos fiquem em casa.
Quarentena: uma determinação oficial de isolamento, decretada pelo governo.
Lockdown: medida de bloqueio total que inclui o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais (qualquer uma que não se encaixe em compra de alimentos, transporte de doentes e serviços de segurança).
No Maranhão, onde o lockdown já é realidade, é necessário apresentar um formulário online nos controles do bloqueio para comprovar que a atividade é mesmo essencial, sem desculpas ou “jeitinhos”. Por lá, um decreto da Justiça do estado prevê multas e até uma pena criminal para quem descumprir as medidas.
Enquanto isso, no Pará, o lockdown foi decretado em dez cidades. Inicialmente, haverá medidas educativas para os “furões”, mas punições mais severas poderão ser aplicadas. Há inclusive no Código Penal um artigo para quem infringe determinações do governo como essa, com penas que variam de um mês a um ano de prisão e multa.
Na capital do Ceará, Fortaleza, o lockdown começa amanhã e o prefeito de São Paulo já não descarta a possibilidade.
Ontem, o Ministro da Saúde disse que o lockdown será necessário em alguns lugares, mas sua adoção não pode ser generalizada. Para Nelson Teich, as medidas devem ser impostas onde a incidência da doença é alta, a infraestrutura é precária e o número de casos cresce. A gestão do ministro já desenha possíveis cenários e trabalha para melhorar os dados dos casos e óbitos da doença. O sonho impossível para o país seria a testagem e o monitoramento amplo para que não precisássemos dessas medidas.
O que mais foi destaque no âmbito nacional?
Tácio Muzzi é o novo superintendente da PF-RJ e escolha tranquiliza a Associação de Delegados da PF
Câmara aprova texto-base da PEC do Orçamento da Guerra em 2º turno
Uber, Facebook e Spotify (3 em 1)
TECNOLOGIA
Tem dias que uma sessão de tecnologia é pouco para as atualidades que você precisa saber. Menos é mais, nós sabemos, mas essas três notícias são consideravelmente relevantes no mercado tech e são excelentes assuntos para quebrar o gelo no início da sua call das 14:00 hoje. Vamos ao que interessa:
A Uber anunciou que está demitindo 3.700 pessoas como parte de uma redução planejada nas despesas diante dos desafios econômicos e incertezas resultantes da pandemia da COVID-19. O montante representa cerca de 14% da mão de obra total e em carta aberta, o CEO da plataforma também abriu mão de seu salário até o final do ano.
Estima-se que o segmento de corridas tenha perdido 80% da receita com a pandemia e, em reunião prévia, Dara Khosrowshahi já havia antecipado que faria cortes nas despesas, a começar pelo encerramento das operações da Uber Eats em 7 países. Não está fácil para ninguém…
O Facebook finalmente terá seu conselho de supervisão, para tratar questões relativas aos conteúdos publicados e, inclusive, capaz de barrar decisões de Mark Zuckerberg. Quando você tem uma rede social que detém tamanha informação de grupos e pessoas, é interessante ter uma “Suprema Côrte” independente para analisar e julgar com imparcialidade questões críticas, implementando algumas políticas e guidelines não necessariamente comerciais.
A empresa não poupou no conselho. Dois professores de Direito Constitucional foram recrutados, vindo de Stanford e Columbia. Tawakkol Karman, vencedora de Prêmio Nobel da Paz também fará parte do board e, ao que parece, o grupo é composto por membros que já viveram em mais de 27 países no total e falam mais de 29 línguas. Zuck não brinca em serviço.
Spotify quer virar YouTube, ou melhor, quer transmitir o EMCONSTRUcast em vídeo. Sim, é isso mesmo. Com o crescimento dos queridinhos programas de áudio, o Spotify está testando podcasts com vídeo e convidou dois youtubers para validar a ideia: Zane Hijazi e Heath Hussar, apresentadores de Zane e Heath: Unfiltered. Já ouviu falar? Nós aqui também não… #SouMaisEMCONSTRUcast
Pelo que identificamos, o teste não indica visualmente quais episódios possuem vídeos, ou seja, os ouvintes só saberão quando apertarem o play e as imagens aparecerem na parte inferior da tela. O fato de o Spotify estar começando seu teste com duas estrelas do YouTube envia um recado direto de concorrência para a maior plataforma de vídeos do mundo e o grande diferencial é o que impede muitos de ouvir podcasts no YouTube atualmente: reprodução com a tela bloqueada ou usando outro aplicativo. Dúvida importante: é pra ver ou pra ouvir?
Por hoje é só. OVERLOAD de tecnologia. risos.
Já imaginou o churrasco de domingo plant-based?
CONSUMO
Atenção amantes de hambúrgueres artesanais, temos novidades. A cadeia de suprimentos de carne nos EUA, principalmente as instalações de processamento, foi especialmente abalada pela pandemia. A carne animal sumiu dos supermercados e, estando 8,1% mais cara, fez com que as empresas de carnes "plant-based” lucrassem com a oferta reduzida de seus concorrentes. Quem sabe agora até mesmo você, amante de um bom Madero Bacon, acabe aderindo aos hambúrgueres impossíveis.
Um exemplo é a Beyond Meat, empresa de carne à base de plantas, cujas vendas líquidas no 1T de 2020 foram de US$ 97 milhões. As ações da empresa subiram mais de 85% desde março, o que faz com que possamos dizer que ela está em processo de bulking e parece ter proteínas suficientes para uma hipertrofia.
A rival Impossible Foods também está rindo atoa com a escassez da carne animal. A cadeia de supermercados Kroger fechou um acordo para vender hambúrgueres impossíveis em 1.700 lojas. Comparado ao mesmo período do ano passado, a demanda por carnes alternativas disparou 272,2% no mês de abril.
Enquanto isso, os fornecedores tradicionais deixam seus clientes na mão. A Wendy anunciou que alguns itens do menu não estão mais disponíveis devido à falta de carne. Pra ser mais claro, 18% das unidades da Wendy não estão servindo itens à base de carne. O McDonald's, por sua vez, está fazendo malabarismos para realocar o estoque que possui em suas lanchonetes. O novo normal também se aplica a alimentação?
Selic caiu mais que o esperado
ECONOMIA
Graças aos varejistas, ou melhor, ao ecommerce, o Ibovespa fechou o dia em queda menor que esperada de 0,5%, para 79.063 pontos. O segmento em franca ascensão com a quarentena imposta pelo coronavírus, fez com que as ações da B2W, fechassem em alta de 19,13%. A Magazine Luiza subiu 9,8% e a Lojas Americanas, 7,3%. As ações do Mercado Livre chegaram a saltar 25,46% na Nasdaq na cotação máxima de ontem.
O dólar, por sua vez, teve alta de 2% e foi para R$ 5,70, o maior valor nominal da história. Outro fator bem relevante foi a queda surpreendente da taxa Selic, desta vez de 0,75 ponto percentual, levando os juros brasileiros para o patamar de 3,00% ao ano. Ontem havíamos mencionado que o corte seria de 0,5 muito possivelmente, assim como o mercado também imaginava. Fomos surpreendidos.
O que isso significa? A taxa Selic é um índice utilizado em empréstimos interbancários e dos bancos para o governo federal. Sendo assim, se há um corte, os juros caem e o crédito fica mais acessível. Isso favorece empresas, porque o seu endividamento cai. Para os investidores, esse corte significa um menor rendimento em investimentos de renda fixa, mas uma boa oportunidade de ganhos na renda variável.
Aos realmente interessados, vamos indicar um post do blog do primo de alguns para que possam entender melhor o que é a taxa Selic. Não que ele seja o nosso primo, mas a explicação está boa e pode te ajudar a etender melhor.
até amanhã!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Amanhã tem mais! É só conferir seu e-mail.