bate aqui no meu cotovelo
bom dia. o 1º mês a gente nunca esquece. domingo é nosso aniversário. há exatos 30 dias nossos dedinhos trabalham arduamente para te entregar essas notícias frescas toda manhã. o café é por sua conta.
É assim que os Estados Unidos vão voltar ao “normal”
MUNDO
Lembra do plano de Israel que falamos na quarta-feira? Pois é. Teve gente aprendendo com eles mais rápido do que podíamos imaginar. Ao que parece, um consenso global de que nenhuma economia suporta o isolamento total até que o vírus seja completamente extinto está pairando no horizonte.
Donald Trump anunciou o plano de reabertura dos Estados Unidos: Opening up America Again. A lógica americana, assim como a israelense, é dividida em fases, um processo gradual que permite que o plano avance ou recue de acordo com os números da doença. Vamos as fases:
FASE 1: Indústria, comércio e a maioria das empresas devem encorajar o trabalho remoto, mas podem voltar funcionar, sendo restritas as áreas comuns. Locais como cinemas, academias e restaurantes poderão ser reabertos, mas nesses casos, o distanciamento deve ser seguido rigorosamente. A população em geral deve evitar, em todos os casos, encontros ou socializações maiores que de 10 pessoas.
FASE 2: Aqui, dois pontos são interessantes: escolas voltam a funcionar e viagens não essenciais serão permitidas. Bares só voltam nessa etapa, com limitação da capacidade. Serão toleradas aglomerações de até 50 pessoas.
FASE 3: Somente nessa fase, as pessoas consideradas vulneráveis — descritas no plano como idosos e pessoas com doenças pré-existentes — poderiam voltar a sair de casa, desde que mantenham uma distância segura. Os bares aqui são citados novamente e poderão operar com maior lotação.
Detalhe: a primeira fase só é recomendada nos estados que registrarem queda no número de casos por 14 dias consecutivos. Iniciada a fase um, os dados continuarão sendo monitorados rigorosamente para que a reabertura continue. Não havendo aumento nos números, nem alteração negativa na curva, a próxima fase se inicia e assim sucessivamente.
Não se esqueça. Mais de 20 milhões de pessoas apresentaram pedidos de desemprego nas últimas quatro semanas no país, e os especialistas esperam que a taxa de desemprego ainda aumente.
Mandetta demitido e um novo rosto nos noticiários, o de Neilson Teich
BRASIL
O nosso "por enquanto” durou pouco. Foi anunciada ontem a demissão de Luiz Henrique Mandetta, agora ex-Ministro da Saúde. O novo ministro, o oncologista Neilson Tech (que by the way possui formação acadêmica em Harvard), disse estar “completamente alinhado” com Bolsonaro e o corpo do ministério e defendeu em um artigo o “isolamento estratégico", nem horizontal, nem vertical.
Teich não citou a cloroquina em seu discurso, cujo uso incentivado pelo presidente era um dos principais pontos de atrito com o ex-ministro, mas afirmou que vacinas e medicamento para a Covid-19 serão tratados de forma técnica e científica.
Dizem que não se mexe em time que está ganhando, mas… estávamos ganhando? Não se sabe. Resta a torcida deixar seu favoritismo de lado e torcer para que o técnico do time tenha feito uma boa substituição e acerte o gol nessa disputa, ou melhor, garanta que a defesa não deixe nosso adversário invisível marcar uma goleada.
O que mais acontece no país?
Os números: o Brasil possui 30.683 infectados e 1.947 mortes confirmadas.
A onda das “comidas impossíveis”
CONSUMO
O homem consome carne desde que morava em cavernas. Evoluímos para o churrasco com os amigos, para o cachorro quente com batat palha, para os sanduíches pós-balada e todos os outros hábitos que envolvem o consumo de carne animal.
Recentemente, fomos além. Fizemos carne que não é carne, derivada de plantas e onda das “impossible foods” parece combinar com grande parte de uma geração que busca cada vez mais saúde, encontrando sentido e causas até na alimentação.
De olho nisso, a Sadia apostou forte no segmento com a criação da linha Veg&Tal, anunciada essa semana, que é composta por hambúrguer, bacon e nuggets à base de vegetais. A companhia acredita que até 2023 o segmento de proteína vegetal representerá 10% da receita da empresa. Além das “carnes”, há também uma de massa de iogurte, em dois sabores: espinafre com ricota e brócolis com requeijão, todos já disponíveis em São Paulo.
É mais que tendência. De 2014 a 2018, oferta de produtos veganos nos supermercados brasileiros registrou um crescimento de 677% e a pátria amada ocupa a sexta colocação como o país que mais lança produtos para o público vegan. Provavelmente esses números continuam crescendo, assim como a população que se declara vegetariana, que no último registro oficial totalizava 14% dos habitantes. Não conseguimos dados mais recentes muito confiáveis.
Barreira: preço. Você consumiria mais produtos veganos se tivessem o mesmo preço dos produtos com ingredientes de origem animal? Segundo o Ibope, 60% dos brasileiros responderam positivamente a essa pergunta. #GoVegan?
Pichar muros que nada, a onda da vez é o vandalismo tecnológico
TECNOLOGIA
As famosas "fake news” não se contentam apenas com os entraves políticos. Boatos e teorias da conspiração envolvendo o novo coronavírus e a tecnologia 5G têm feito torres usadas na transmissão de dados serem incendiadas na Europa. O problema começou no Reino Unido, mas a situação já é preocupante também nos Países Baixos, e na Irlanda.
Só em abril, mais de 30 atos criminosos foram registrados contra torres e outros equipamentos de telecomunicações nas cidades de Birmingham, Liverpool e Melling. Além disso, dezenas de funcionários da indústria de telefonia foram assediados nas ruas britânicas por pessoas contrárias à instação dos equipamentos.
Loucura? Segundo os conspiradores, as ondas de rádio enviadas pela tecnologia 5G causam pequenas mudanças no corpo das pessoas, fazendo com que elas contraíam o vírus. A cidade de Wuhan foi uma das primeiras a instalar as antenas da nova tecnologia.
Talvez você esteja sentindo que parou no tempo. Já existe tecnologia 5G? Sim, embora a maioria dos brasileiros ainda conte apenas com o sinal 3G em seus smartphones, as autoridades querem implantá-la no país até o fim do ano. O quanto antes a tecnologia se estabelecer no país, mais vantagens competitivas teremos, sobretudo frente às mudanças trazidas pela pandemia.
A mescla de notícias boas e ruins traz mais volatilidade para o mercado
ECONOMIA
Na contramão das bolsas internacionais, o Ibovespa fechou em queda de 1,29% nessa quinta-feira, aos 77.811 pontos, pressionado pela preocupação dos investidores acerca dos desdobramentos da crise do coronavírus no Brasil. A Bolsa precificou também a visão negativa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) sobre o futuro.
Sem susto para os acionistas: a demissão de Mandetta, apesar de balançar a já nada estável situação do país, não trouxe tanto impacto no mercado, muito provavelmente porque os rumores sobre sua dispensa já tinham preparado o investidor para o que ocorreu.
Já em relação ao câmbio, o dólar subiu 0,27% e atingiu R$5,25. A moeda americana acumulou até ontem mais de 3,3% de ganhos na semana.
Mais destaques na economia:
Petroleiras pedem para parar 29 campos por preço baixo do petróleo
Maior mineradora de ouro do mundo vê metal acima de US$ 2 mil
MÊSVERSÁRIO DO the news 🎉 + DICAS
É com muita alegria que podemos dizer que no domigo, completaremos 30 dias do início desse projeto que se tornou um querido ritual e parte integrante da manhã das pessoas mais legais desse planeta, assim como você.
Fica aqui o nosso carinhoso e sincero agradecimento a cada um e a cada uma que pega uma xícara de café sem açúcar, tira alguns minutinhos preciosos do dia e faz a leitura dessas notícias. Vocês são demais! Os que postam no Instagram mais ainda, risos.
Que venham muitos e muitos meses entregando informações realmente relevantes, organizadas e gostosas de serem lidas diretamente na sua caixa de entrada diariamente.
Sem mais delongas, aqui vai o nosso compilado de dicas para o seu fim de semana. Aproveite, sem moderação.
Neste final de semana um dos mais conceituais festivais de arte e música aconteceria na Califórnia, o Coachella. Aconteceria porque o cornoavírus o adiou para outubro. Ocorre que…… O YouTube lançou um documentário super cool 🎡com os 20 anos de história do festival que você pode assistir clicando aqui.
Já que mostramos a lista dos livros lidos pelo Bill Gates há alguma semanas atrás, hoje vamos te mostrar os 12 livros favotiros do Steve Jobs. Enjoy it! 🍎
Se você pretende um dia apresentar um plano de negócios ou defender uma tese, você vai precisar de um bom formato de apresentação em PPT. Esse pdf pode ser um ótimo modelo a ser seguido 🇺🇸
A nova série da Netflix, ‘A Máfia dos Tigres', tem dado o que falar. Uma das únicas do gênero documentário a figurar entre os destaques mais recentes, a série contou com uma audiência de mais de 34 milhões de pessoas em dez dias, apenas nos EUA. Se não assistir, corre o risco de ficar perdido na primeira reunião com os amigos pós-quarentena. 🎬
Confira aqui a receita das famosas empanadas de Paola Carossella. Não é todo dia que um jurado do MasterChef libera seus segredos. 👩🏻🍳
Por último, mas não menos importante, se você quiser nos dar um presente de aniversário de 1 mês, responda essas 4 simples perguntinhas de múltipla escolha como feedback do que você leu até aqui. Não vai demorar nem 120 segundos. 🎁 🎈
Toque de cotovelo e até segunda!
Se faça presente mesmo distante clicando no botão abaixo e compartilhando com seus amigos e conhecidos próximos. Se você gostou, eles também vão gostar! Abraço virtual e segunda tem mais! É só conferir seu e-mail.