estatísticos
bom dia. estatisticamente falando, hoje é dia da estatística e aqui vai uma homenagem aos que só sabem debater fazendo uso destas: não seja essa pessoa, é chato. e não, não temos estatísticas disso.
Chile conturbado antes de plebiscito para mudança histórica
MUNDO
(IMAGEM: Yahoo News | Reprodução)
Enquanto o mundo atinge a marca de 40 milhões de infectados pelo coronavírus, milhares de chilenos se manifestam após um ano do marco inicial dos protestos no país, em 2019. Durante o final de semana, além da violência, duas igrejas históricas foram incendiadas e destruídas no país.
Entenda… No ano passado, a população chilena foi às ruas para se manifestar contra o aumento nas passagens de metrô, que se converteram em uma revolta social generalizada — similar ao que aconteceu no Brasil em 2013.
Mas o que gera a comoção em massa? Em tese, desigualdade social e ausência de direitos e garantias fundamentais, incluindo o das mulheres. A Constituição chilena vigente ainda é uma herança da ditadura de Augusto Pinochet, o que foi tema central da inflamação de 2019.
O momento: Os protestos acontecem uma semana antes de um dos momentos políticos mais importantes do século para o país.
No dia 25 de outubro, os chilenos definirão o destino da Constituição vigente, que foi promulgada quando o Chile ainda vivia uma ditadura, por meio de um plebiscito. Sendo assim, o país pode ter a primeira Constituição construída de maneira igualitária em sua história, ou seja, a mãos femininas e masculinas.
O ato de vandalismo contra as igrejas repercutiu no mundo todo e sobrou até para o Papa Francisco, que pelo simples fato de não se manifestar, foi questionado por alguns sobre seu viés ideológico.
O argumento é que, em outros momentos, o pontífice se manifestou de prontidão, como no caso das queimadas da Amazônia aqui no Brasil. A conclusão aqui é sempre sua.
Além disso, o que mais é destaque pelo mundo?
Aliado de Evo, Luis Arce, já é considerado vencedor de eleição na Bolívia
Botão de “mute” poderá ser acionado durante o debate presidencial americano
Bolsonaro apresenta projeto de lei que cria Marco Legal das startups
BRASIL
Tente ler sem a voz do presidente e falhe miseravelmente: Posso assinar, Paulo Guedes? Pode assinar, disse Guedes, que completou: “É o Brasil entrando na revolução digital com toda a força.” Foi assim que o Marco Legal para Startups foi apresentado ontem pelo poder executivo.
O que isso quer dizer? Agora, as novas estrelas de rock, ou melhor, startupeiros — aliás, convenhamos que essa fase já passou e até seu tio já está familiarizado com o termo, o que faz com que startups não estejam mais no auge assim — desfrutarão de algumas medidas principais com o novo projeto, tais como:
Mais simplicidade na criação de empresas inovadoras;
Estímulos ao investimento e financiamento de inovações;
Fomento à pesquisa e ao desenvolvimento das tecnologias;
Facilidade na contratação de soluções inovadoras pelo próprio Estado.
Certamente, outras regulações devem ser alteradas conforme o documento é analisado no Congresso, mas, ao menos, o intuito teórico ficou claro: fomentar a inovação.
É cedo para dizer e também para criticar, mas na prática, como você já sabe, a história é outra. risos.
O que mais é destaque no âmbito nacional?
Presidente do Conselho de Ética sugere licença de 120 dias para Chico Rodrigues
A 15 dias da eleição para a Casa Branca, Brasil e EUA fecham acordo
Apple MTV?
TECNOLOGIA
(Imagem de MacMagazine | Reprodução)
Apple, querida. Você já fez de tudo e agora quer reviver o MTV? Ontem, a empresa lançou o Apple Music TV — o Apple Music na televisão.
É uma transmissão ao vivo e gratuita, com 24 horas de videoclipes populares, para você assistir da mesma forma que fazia nos anos 2000.
Entenda a jogada:
Por onde você assiste a clipes musicais? No YouTube, claro. A Apple Music TV é a aposta direta da Apple para dominar esse mercado, que gera milhões de visualizações a cada novo hit. Mas calma, o serviço ainda está disponível apenas nos EUA.
Ainda sobre a maçã mais valiosa do mundo… Estima-se que a Apple vendeu entre 7 e 9 milhões de iPhones 12 durante a pré-encomenda. Em um dia, foram vendidas de 1,7 a 2 milhões de unidades, contra 500 a 800 mil do iPhone 11 no ano passado. Crise?
O que mais você precisa saber sobre tecnologia?
Nokia e NASA vão levar o 4G para a lua
ESPAÇO
(Foto de Westend61 | Getty Images)
Ontem, a NASA anunciou uma nova parceria com a Nokia — mais especificamente com o Bell Labs — para instalar uma rede 4G na lua. Sim, é isso mesmo.
A NASA lançou um programa chamado Artemis, cujo objetivo é construir, até 2028, uma infraestrutura que suporte a vida humana na lua. E como hoje viver é quase o mesmo que postar, os astronautas também merecem o privilégio de fazer uma live por lá…
O Artemis concedeu 370 milhões de dólares a algumas empresas, dentre elas a SpaceX, de Elon Musk, para implantar tecnologias na superfície lunar. O Bell Labs, da Nokia, será o responsável pelo 4G.
Além de fazer chamadas de voz e vídeo, o 4G permitirá a transferência de dados importantes mais rapidamente, algo revolucionário quando se fala de espaço.
Entendemos se seu sangue ferveu quando leu a notícia, já que é comum perder a conexão até mesmo quando se pega uma estrada de terra no Brasil. É, a lua está literalmente a milhares de quilômetros na nossa frente…
Uma sala de cinema só para você e seus amigos
NEGÓCIOS
(Imagem de Tom Cooper | Getty Images)
A AMC — gigante cadeia americana de cinemas — decidiu fazer algo que os agricultores e pecuaristas já fazem há muito tempo: alugar o espaço não utilizado para terceiros.
A ideia da AMC foi alugar suas salas através do site para até 20 pessoas, com preços a partir de 99 dólares.
Fazendo uma conta rápida, é um baita negócio para o telespectador. Dividido com apenas 10 amigos, o preço será praticamente o de um ingresso e vocês ainda terão uma sessão privada — guerra de pipoca permitida. risos.
É verdade que os cinemas já começaram a reabrir em alguns estados. Mas, o medo de se contagiar continua e o cinema não se enquadra no quesito “lugar aberto”. Além disso, muitos distribuidores de filmes pularam os cinemas e lançaram os novos títulos diretamente no streaming.
Expandindo um pouco o foco, durante a pandemia, a China ultrapassou os EUA como a maior bilheteria do mundo.
Opções e volatilidade
ECONOMIA
(Imagem de WIKIPEDIA | COMMONS)
Depois de um dia marcado pela volatilidade — quando os preços variam muito — o Ibovespa fechou a segunda-feira em alta. Mais precisamente, o índice subiu 0,35%, aos 98.657 pontos.
O que gerou a volatilidade: a segunda-feira foi dia de vencimento de opções. Em dias como esse, a disputa entre comprados e vendidos gera grande instabilidade nas cotações. Em números, o vencimento movimentou R$ 10,3 bilhões na B3 ontem.
Mas, o que são opções? São contratos onde se negocia o direito, por um período determinado, de comprar ou vender um lote de ações a um preço fixado. Elas podem ser usadas como forma de proteção contra possíveis perdas ou para alavancagem.
No fim do dia, o índice caiu um pouco acompanhando o humor dos EUA. Por lá, a cautela veio com a aproximação da deadline para a negociação sobre um pacote de estímulos, apresentada pela presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi.
O que mais foi destaque na economia?
Banco de Desenvolvimento dos EUA anuncia US$ 984 milhões em investimentos no Brasil
Latam pode criar nova empresa no País para forçar redução de salário
Influencie
A sensação de passar algo que gosta para frente é ótima. Que tal influenciar um amigo a se atualizar, enviando o the news para ele? É só clicar na mensagem abaixo e já vai diretamente para o WhatsApp.
the news 📬
Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Estatisticamente falando, as chances de você clicar aqui são minúsculas.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem — exceto na sexta-feira, que é mais informal. risos.