viver é bom demais

bom dia. viver é realmente a melhor coisa que já inventaram, né? se você, no entanto, descobrir algo melhor, conte pra gente. até então, próximo disso, só o café sem açúcar com nossas notícias mesmo.

A origem pode não ser Wuhan

MUNDO 

Wuhan se tornou mundialmente conhecida por ter tido a falta de sorte de ser a terra natal do novo coronavírus, o SARS-CoV-2. Entretanto, como você sabe, a OMS está na China para investigar a origem do vírus e já começou a trazer novas evidências.

Um vírus quase idêntico ao causador da COVID-19 foi encontrado em morcegos da TailândiaIsso estende em 4.800 km a área de provável origem da pandemia. 

Quanto a hipótese de que o vírus tenha vazado em um acidente de laboratório, que pipocou mundo afora, a OMS disse ser extremamente improvável, não requisitando mais estudos.

O estudo foi publicado ontem na Nature Communications e não é definitivo. Essa é apenas uma atualização do que sabemos sobre a origem da pandemia, que pode ser muito útil na prevenção de outras.

O que mais foi destaque no cenário mundial?

A ordem faz sentido?

BRASIL

Pelo perfil dos nossos leitores, supomos que você se desanimou quando descobriu que estava lá no fim da fila da vacinação. Você deve conhecer alguém que já foi vacinado e é bem provável que essa pessoa seja mais jovem que seus avós.

Biólogos, terapeutas e educadores físicos. Esses são exemplos de profissionais que têm prioridade em algumas cidades, mesmo não atuando diretamente contra o vírus.

Apenas na Região Metropolitana de São Paulo, 21 das 39 cidades escolheram não priorizar apenas os profissionais da linha de frente do combate à COVID-19, mas também os demais. Esses relatos se multiplicam por todo o país, em João Pessoa, Campinas, Blumenau…

Qual o posicionamento do Ministério da Saúde? O órgão alertou os secretários de que nem todos profissionais de saúde devem ser vacinados agora. No entanto, as cidades e os estados têm certa autonomia para fazer mudanças.

A falta de clareza chegou até o STF, que determinou que o governo deve definir uma ordem de preferência — entre os grupos já prioritários — para que a vacinação seja melhor orientada. No Reino Unido, por exemplo, a fila anda de acordo com o risco de mortalidade. 

O que mais é importante saber hoje?

Chega de reciclar, agora seu trabalho vai dobrar

TECNOLOGIA

Instagram não é lugar de reciclar conteúdo. Ontem, em uma nova medida contra seu concorrente — ou, em outras palavras, na tentativa de melhorar sua experiência — o Instagram decidiu que seu algoritmo não vai mais mostrar vídeos produzidos e importados do TikTok.

What? A partir de agora, todos aqueles vídeos com a marca d’água do TikTok e repostados no Instagram até poderão ser publicados, mas serão altamente prejudicados pelo algoritmo.

A estratégia por trás: Além de deixar o feed menos poluído, a mudança obriga os criadores de conteúdo a passarem mais tempo na plataforma, o que é uma métrica relevante para toda rede social.

Outro ponto… Apesar de parecer bobo, isso tira o logotipo do TikTok da visão dos usuários. Já imaginou a sensação de ser um colaborador do Instagram e ter que ver a logo do seu concorrente escancarada todo santo dia? Deve ser pior que bater o dedinho na quina da mesa…

Zoom out: Apesar de demonstrar confiança em sua ferramenta, pode ser que a estratégia tenha efeito rebote e diminua o número de Reels, mas isso só o tempo poderá dizer.

O que mais é destaque em tecnologia?

Pesquisa por McDonald's bate recorde em 2021 depois de anúncio no BBB

NEGÓCIOS

Nunca duvidamos. Há quem diga que a televisão como conhecemos morreu, mas os memes da internet sobre um programa que já existe há anos provam o contrário. Já sabe do que estamos falando né? Pois é… Big Brother Brasil, que vem mostrando possuir bastante força de mídia e propaganda.

O que aconteceu? Na quinta-feira passada, a prova do líder, denominada como #McBBBox, foi realizada e patrocinada pelo McDonald's. Os resultados de busca do produto em foco na ação publicitária e da marca foram surpreendentes.

Não somos nós que estamos dizendo, são os dados… As pesquisas no Google por McDonald's e McBox dispararam e bateram o recorde de buscas no ano de 2021.

Basicamente, os participantes tinham que montar uma McBox misturando os produtos que são compatíveis com a oferta, direcionada para alimentar uma família toda ou você, pós noitada, com muita fome.

A despeito da escrita informal, o assunto é sério. Apesar de três em cada quatro brasileiros acessarem a internet diariamente, a Globo cobre 98,56% do território brasileiro ou 99,55% do total da população, razão pela qual houve fila para comprar espaços no programa.

Omnichannel: Além de McDonald's, Avon, PicPay, P&G, Amstel, Americanas e C&A são patrocinadores da edição, que bateu recorde em número de anunciantes e faturamento, mostrando ao mundo do marketing a importância da distribuição nas mais variadas plataformas.

By the way, caso queira colocar sua marca em mais um canal, talvez até mais legal que o BBB, lido por pessoas legais como você, é só clicar aqui.

Esse descontrole fiscal…

ECONOMIA

Ontem, pelo 3º pregão negativo consecutivo, o Ibovespa fechou em queda. Mais uma vez, o principal motivo que fez o índice cair 0,19%, aos 119.471 pontos, foi um ruído fiscal.

  • Os investidores se preocupam com a extensão do auxílio emergencial e com os seus desdobramentos para as contas da União, envolvendo Rodrigo Pacheco, que não quer condicionar essa prorrogação à aprovação de uma PEC.

Felizmente, a baixa foi amortecida pelas ações dos bancos, que se valorizaram com as expectativas de que a Câmara votasse a favor de um projeto que dá autonomia ao Banco Central. Dessa forma, a instituição vestiria um colete à prova de balas contra a pressão política.

Destaque corporativo

Tá com sede? Não é água mineral, mas as ações da Sabesp — Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo — dispararam 7% ontem. A alta se deve a proposta de revisão tarifária divulgada pela agência reguladora responsável, de R$ 4,84 o metro cúbico.

E o dólar? A moeda americana subiu 0,19% a R$ 5,38.

Economicamente falando, o que mais você precisa saber?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06É gratuito e só clicar no botão abaixo.

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.

Até amanhã, às 06:06

Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.