vira vício

bom dia. há quem se apaixone pelo the news (dê nius) à primeira vista. outros, precisam de duas edições. uma pequena minoria se encanta na terceira vez. depois disso, é um caminho sem volta. cuidado..

Cúpula do G-20 se reúne durante o final de semana

MUNDO

Com quem você se reuniu no final de semana? Falaram sobre o que? Líderes das maiores economias do mundo, integrantes do G20, tiveram um encontro virtual para falar sobre o momento e qual a perspectiva para o futuro próximo, com o aumento rápido do número de casos na Europa e nos Estados Unidos e com a chegada das vacinas.

Just in case you don't remember… O G20 é uma cúpula constituída por representantes de dezenove países e pela União Europeia, que tem como objetivo aproximar os membros e promover o alinhamento de estratégia de um desenvolvimento socioeconômico conjunto, ditando o tom que o mundo irá caminhar.

  • Por quê isso é relevante? Somados, os países membros representam quase 90% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio internacional e 3/5 da população global.

Qual foi a pauta? Além da pandemia e da distribuição das vacinas, que devem ter início efetivo em alguns dos países participantes já em dezembro, a questão ambiental foi tratada com muita relevância, assim como a reformulação da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Em resumo, as maiores economias do mundo se comprometeram a garantir a distribuição de vacinas também para os países mais pobres e a lidar com o clima de forma mais responsável. Clichê?

Talvez… Mas à título de curiosidade, hoje, projeções indicam que as principais economias do mundo já reservaram metade das doses que serão fabricadas até 2021, o que beneficiaria apenas 13% do mundo.

  • A OMS teme que países mais pobres só recebam vacinas ao final de 2021 ou até mesmo em 2022. Clicando aqui você pode ver um resumo do que alguns dos líderes defenderam sobre o assunto.

Fazem parte do G20: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia, Brasil, China, Argentina, México, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e Turquia.

Além disso, o que mais é destaque no mundo?

Mais uma daquelas matérias não tão legais de noticiar

BRASIL

Não somos donos da razão. Aliás, não temos pretensão nenhuma disso. Muito provavelmente você já leu outras notícias e viu as cenas do ocorrido em uma unidade do Carrefour, na zona norte de Porto Alegre. Talvez, você já tenha até se posicionado em relação à vida do João Alberto Silveira Freitas.

  • Independente da sua perspectiva, cabe a nós a informação e não o posicionamento, como vocês já sabem. Isso não quer dizer que não tenhamos um, apenas que, em meio à tantas opiniões, a nossa seria só mais uma e nossa preferência é sempre para que a conclusão seja sua.

João Adalberto era um homem de 40 anos, que morreu na noite de quinta-feira, após ser agredido por dois seguranças, às vésperas do feriado da Consciência Negra.

Até o momento, o que se sabe é que depois de uma desavença com a caixa do estabelecimento, a vítima foi conduzida por dois seguranças do supermercado até o estacionamento, no andar inferior. Durante o percurso, o homem teria desferido um soco contra um dos seguranças.

A partir daí, as imagens evidenciam uma covardia tremenda contra o João Adalberto, a começar pela quantidade de pessoas que estavam lidando com ele. Há trechos do vídeo em que 6 pessoas estão ao redor dele.

Depois de imobilizado, os agentes continuam forçando João contra o chão, por aproximadamente 4 minutos até que se realizam que ele não estava mais respirando. As cenas são bem fortes, mas deixaremos aqui, para aqueles que queiram assistir (realmente não sabemos se essa é a melhor forma de começar a semana).

Diversas autoridades se manifestaram sobre o fato e protestos começaram a eclodir em algumas partes do país, sob a bandeira de #VidasNegrasImportam. O Carrefour também se pronunciou oficialmente.

Se esse caso, em específico, se enquadra como racismo ou não, mais uma vez, depende da sua perspectiva. De qualquer forma é uma agressão e o que não deveria variar, de maneira alguma, é o respeito à vida e a dignidade humana, independente de quem seja.

Sim, todas as vidas importam, mas algumas estão, evidentemente, em maior risco. Dados oficiais apontam que a cada 100 homicídios no país, 75 são de pessoas negras.

O que mais é destaque no Brasil?

Primeira pessoa a ter 100 milhões de seguidores no TikTok

TECNOLOGIA

Qual o seu talento? Alguns ganham legiões de fãs cantando, outros empreendendo e alguns atuando. Charli D’Amelio chegou aos 100 milhões de seguidores fazendo vídeos curtos — no TikTok, claro.

  • Charli D’Amelio (@charlidamelio) é o primeiro usuário do TikTok a atingir a marca. A corrida não foi nada tensa, já que apenas outros dois criadores de conteúdo já ultrapassaram os 50 milhões. Soberana…

Ok, mas e daí? Bem… Para se ter uma ideia, no YouTube, foram necessários 14 anos para que um canal atingisse 100 milhões de inscritos. Charli começou a fazer seus vídeos apenas em maio de 2019 e tem só 16 anos. Se ficou curioso ou curiosa com o conteúdo dela, é só clicar aqui.

Ampliando o foco: o TikTok não é a melhor rede para fazer dinheiro, uma vez que até pouco tempo não era possível vender produtos diretamente do aplicativo. De olho nisso, Charli e sua família estão tentando ir além do aplicativo: já lançaram um podcast, um canal no YouTube e até anunciaram um livro.

Por falar nisso… E o ban? Você deve se lembrar que o aplicativo sofreu acusações de segurança nacional nos últimos meses… A novela do TikTok ainda não acabou e, teoricamente, o app continua em uma batalha legal. A proibição estava programada para entrar em vigor em 12 de novembro, mas foi adiada.

Com o final das eleições, como você pode imaginar, as prioridades do governo Trump mudaram e o futuro do processo está incerto.

Contaminações no Campeonato Brasileiro como reflexo do todo

ESPORTES

Se o futebol diz muito sobre o nosso país, com o coronavírus não seria diferente. Durante o final de semana, a 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi marcada pelo impacto do aumento de casos de COVID-19 entre jogadores, treinadores, membros de comissão técnica e funcionários dos clubes.

  • Até o início da noite da sexta-feira, início da rodada, eram mais de 50 casos em 10 times. Para se ter uma ideia, o Palmeiras, que enfrentou o Goiás no sábado, viajou para Goiânia com 22 desfalques, sendo 18 deles por coronavírus.

O aumento de casos é reflexo do que acontece no país como um todo, em que as pessoas estão banalizando a questão da flexibilização, inclusive nós e os jogadores. A diferença é que, como são celebridades, estão sendo flagrados nesses eventos, enquanto muitos de nós apenas publicamos no “Close Friends” do Instagram.

Números: Os estados com mais casos pela COVID-19 são São Paulo (1.205.435), Minas Gerais (395.534), Bahia (383.945), Rio de Janeiro (337.277) e Ceará (290.959). Nosso país começa a semana com o total de 6.052.786 de casos confirmados, 168.989 óbitos e taxa de letalidade de 2,8%.

De volta ao Campeonato… O Palmeiras perdeu para o Goiás e o Galo, segundo time com mais casos (10 oficialmente confirmados), empatou com o Ceará. A CBF se pronunciou e entende que a contaminação não ocorre em campo e não cogita mudar o protocolo neste momento.

O que vem por aí?

ECONOMIA

Nossos leitores que investem, muito provavelmente, viram seu patrimônio se valorizar na última semana. No geral, a semana foi positiva — não sabemos se para os day traders. De qualquer forma… quem investe olha pra frente.

Para começar a semana, você precisa ficar atento a alguns pontos:

No mais, que a semana seja de touro. Mas lembre-se: sua vida é mais impactada pelas suas atitudes do que por qualquer outra coisa.

the news 📬

Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Até amanhã, às 06:06

Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

Se gostou do que leu, compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor!