vai que dá
bom dia. ontem foi mais uma segunda em que você não colocou tudo em ordem como queria? não precisa esperar a próxima, os dias passam mas seus objetivos continuam. todo dia é como a segunda-feira.
“Sinto-me melhor do que há 20 anos!”
MUNDO
Dois tweets podem ilustrar, literalmente, boa parte do que os noticiários internacionais passaram horas relatando ontem:
1) Alta de Donald Trump
2) Status de Melania Trump, a primeira dama
Uma frase resume melhor ainda: o presidente americano dormiu em casa e de conchinha com sua esposa, que está de quarentena desde que foi diagnosticada e não precisou ser internada.
Trump não apresentou febre nas últimas 72 horas e demonstrou níveis normais de oxigênio, segundo sua equipe médica. O tratamento com remdesivir e o esteróide dexametasona continua.
Ontem, foram identificados pelo menos três novos casos na Casa Branca, incluindo a secretária de imprensa Kayleigh McEnany e dois outros funcionários de comunicação.
Biden, por sua vez, disse que participará do debate contra Trump, previsto para o dia 15 de outubro — dia em que a quarentena “tradicional” de 14 dias se encerra — em Miami, na Flórida, se os especialistas disserem que é seguro.
É cedo para dizer se o debate presidencial realmente acontecerá, mas uma coisa é certa… O debate entre candidatos à vice-presidência está confirmado e nenhum outro foi tão esperado como o de amanhã entre Mike Pence e Kamala Harris. Prepare a pipoca.
O que mais aconteceu no mundo e você precisa saber?
Reino Unido deixou de registrar mais de 15,8 mil casos de coronavírus por problema técnico
Governo de Nova York autoriza o fechamento de escolas no Brooklyn e Queens
Pelo menos 9 pessoas morreram em consequência de chuvas na França e Itália
A concorrência aperta e o Spotify se aprimora
TECNOLOGIA
Ainda não é um Shazam, mas o Spotify vai te ajudar a descobrir como se chama a música que não sai da sua cabeça e você não sabe o nome. Finalmente!
Agora, o serviço de streaming de músicas e podcasts vai permitir que você pesquise músicas digitando a letra. Ou seja, basta digitar o refrão e o nome vai aparecer.
Esse é um exemplo de um recurso simples e muito útil, mas que ainda não havia sido implementado. Recentemente, a plataforma lançou outras ferramentas, como a opção de incluir enquetes em podcasts e a possibilidade de acompanhar a letra enquanto escuta a música escolhida.
No entanto… O Spotify estava atrasado, já que o Apple Music permite pesquisar músicas usando letras desde 2018. Os serviços Apple têm conseguido cada vez mais usuários e, como você muito bem sabe, concorrência gera eficiência.
O que mais foi destaque em tecnologia?
Airbnb bloqueará reservas de pernoite no Halloween para impedir festas que espalhem COVID-19
Com nova ferramenta, Netflix facilita busca por novos conteúdos para assistir
Uber e Lyft tentam derrubar lei na Califórnia que torna motoristas empregados
Já cadastrou sua chave no PIX?
BRASIL
O novo queridinho tem nome: PIX. Talvez forçamos um pouco a barra e seja cedo pra chamar de “queridinho”, mas, em menos de 24 horas, foram mais de 3,5 milhões de cadastros no novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central.
Como funciona? Você escolhe um banco e cadastra sua chave, podendo começar a receber e fazer transferências, bem como efetuar pagamentos, sem taxas e 24/7. Ou seja, adeus para as tarifas entre bancos e para as desculpas do amigo enrolado que fala que vai pagar a conta do final de semana na segunda.
Ontem foi o 1º dia de cadastramento de chaves — forma de identificação individual do usuário — que variam entre uma sequência padrão de dígitos, e-mail, telefone, CPF ou CNPJ.
Mais de 677 bancos, fintechs e cooperativas se uniram para o lançamento, que atraiu atenção dos players do mercado pela promessa de praticidade e unificação. A promessa é que as operações sejam realizadas em 10 segundos, por exemplo.
É tipo o PicPay? Sim. Aliás, nas próprias palavras do app líder em pagamentos instantâneos, com mais de 30 milhões de usuários: “A partir de agora, mais e mais pessoas descobrirão o que os usuários PicPay já fazem desde 2012: enviar e receber dinheiro na hora”.
O que os bancos ganham? Nós também nos perguntamos isso, mas a pergunta certa seria o que os bancos vão perder… Afinal, a receita que tinham quando alguém pagava uma taxa ao fazer uma TED ou DOC praticamente desaparecerá.
Calcula-se que apenas 2,7% da receita total dos bancos — aproximadamente R$ 10 bilhões, se analisarmos os quatro maiores bancos do país — venham dos produtos potencialmente ameaçados pelo PIX.
Nos países que adotaram sistemas semelhantes, além das transferências, o maior impacto foi visto no uso do dinheiro em espécie e cheques, como na China e na Índia.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e se a geração que realmente dita tendências fará do PIX um novo verbo ou não… Tudo depende de nós. “Pixa o dinheiro da pizza aí pra mim” soa muito estranho? risos.
O que mais você precisa saber no cenário nacional?
Após jantar, Maia e Guedes pedem desculpas por atrito e defendem reformas
FMI melhora previsão de queda do PIB do Brasil de 9,1% para 5,8%
Doria anuncia retomada de obras do Metrô e promete entrega em 5 anos
Travis Scott já foi substituído
NEGÓCIOS
Desde a parceria com Travis Scott, já sabíamos que o McDonald's traria novas celebridades para colaborações. Não foi preciso esperar muito e o novo nome foi divulgado ontem: J Balvin.
O cantor colombiano J Balvin tem 44,4 milhões de seguidores no Instagram, 10 milhões a mais que Travis Scott. A refeição com seu nome incluirá um Big Mac, batatas fritas médias e um McFlurry sabor Oreo.
Mais detalhes: quem pedir a refeição pelo aplicativo vai ganhar o McFlurry de graça e os funcionários do McDonald's receberão camisetas personalizadas desenhadas pelo próprio artista.
A rede de fast-food disse que estava começando a perder seus consumidores mais jovens, sobretudo afro-americanos e de outras etnias. A ideia das colaborações é trazer esse grupo de volta. Vamos ver se a nova parceria fará os ingredientes esgotarem, como aconteceu na última.
A Well's Fargo, companhia de serviços financeiros americana, disse que o McDonald's é o restaurante mais bem posicionado para recuperar as vendas à medida que os clientes voltam aos restaurantes. Inovar é preciso e dá resultado.
Começamos com o pé direito
ECONOMIA
Para quem investe, a semana começou maravilhosamente bem. Ontem, o Ibovespa — principal índice de ações da Bolsa brasileira — fechou em alta de 2,21%, aos 96.089 pontos.
O que incentivou os investidores:
Seguimos o desempenho das bolsas internacionais com a esperança de alta do presidente dos EUA, Donald Trump, do hospital.
No cenário nacional, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, defendeu unir esforços para resolver a questão fiscal, ainda antes da criação do programa social Renda Cidadã. O mercado enxergou na fala um compromisso com as reformas.
E o dólar? A moeda norte-americana caiu 1,76%, cotada a R$ 5,56.
Para o restante da semana, os investidores seguem atentos às articulações do governo sobre a criação do Renda Cidadã. O que está em jogo é de onde virão os recursos para financiar o programa.
O que mais é destaque economicamente falando?
6 campos de petróleo na Noruega são impactados por escalada de greve no setor
Apple reabre lojas no Brasil, mas só atende com hora marcada
um clique
Algumas coisas são fáceis demais. Basta clicar na mensagem abaixo e você envia o the news para aquele amigo que precisa ficar mais bem informado, assim como você já esta. Ajuda ele…
the news 📬
Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem — exceto na sexta-feira, que é mais informal. risos.