uma singela homenagem

bom dia. hoje o dia é todo de vocês, mulheres. um dia especial e simbólico. só palavras não são suficientes. de qualquer forma, parabéns a todas vocês em suas individualidades. vocês são demais.

Média móvel de mortes bate novo recorde e Brasil vive pior momento da pandemia

BRASIL

Parece que já vimos esse filme antes. Pelo menos 15 estados brasileiros estão com algum tipo de restrição — com muitos podendo ir apenas a supermercados, farmácias e outros serviços essenciais — e o país amanhece dividido.

Não entre os que defendem o lockdown e aqueles que não acreditam na medida, mas entre os que podem trabalhar de casa e quem simplesmente não tem essa opção.

Estimativas dizem que 22,7% da população ativa do Brasil — ou 20,8 milhões de pessoas — pode trabalhar de homeoffice.

Vamos ao contexto… Há alguns meses — e podemos falar com propriedade, pois estamos noticiando desde o início — o país enfrentava “diferentes ondas” e, ao longo do ano de 2020, cada estado enfrentou suas fases em momentos variados.

E o que aconteceu? Unificamos. Há mais de 40 dias, o país vê sua média móvel de casos aumentar diariamente e a maioria dos estados entrar em alerta pela lotação nos leitos de UTI, o que parece ser um reflexo das viagens de fim de ano e do carnaval. Faça suas contas...

Resultado: A ocupação dos leitos de UTI para COVID-19 no SUS atingiu a zona de alerta crítica em 18 estados e no Distrito Federal. Um leito é classificado dessa forma quando a proporção de vagas ocupadas supera os 80%.

  1. Santa Catarina, por exemplo, tinha a situação mais grave do país, com 99% de ocupação no início desse mês;

  2. São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, bateu recorde de internações pela doença na semana passada. Foram 2.255 em 24 horas.

Não entraremos no mérito se isso já era um problema do Brasil antes da pandemia, mas o fato é que, mesmo depois de um ano lidando com o vírus, isso ainda é uma realidade. Irresponsabilidade ou despreparo?

PS: Não é uma exclusividade do Sistema de Saúde Público. Hospitais privados também têm enfrentado níveis de ocupação máxima, como foi o caso dos tradicionais Albert Einstein e Sírio Libanês.

O que mais é relevante pelo país? 🇧🇷

Passaportes COVID-19… Será que vira tendência?

MUNDO

Cada um tem o que merece. Enquanto vivemos o pior momento da pandemia no Brasil, alguns países já discutem a viabilidade de colocar em prática uma espécie de carteira de vacinação.

Na Europa, o plano ainda está em discussão, mas na nação do Oriente Médio, o chamado "passe verde" já está sendo emitido pelo Ministério da Saúde e até um show exclusivo de pop foi realizado em Tel Aviv para 500 vacinados.

Como funciona? Nos dois casos e, provavelmente em boa parte do mundo em breve, trata-se de um documento que atesta que o portador já é vacinado. Isso faz com que ele possa transitar normalmente, dentro do seu próprio país ou até mesmo para o exterior.

Expandindo o zoom: Os passaportes são a esperança mais rápida e eficaz de setores como turismo, lazer e hotelaria, já que a vacinação mundial em massa pode demorar anos.

Indo um pouco além… Já que existem quase 8 bilhões de pessoas no mundo, é natural que algumas discordem da solução. Alguns estão afirmando que esse tipo de medida, num contexto global, pode criar uma espécie de segregação por privilégio de quem teve acesso à vacina e, com isso, dividir populações.

O que mais é destaque pelo mundo?

O taxi do futuro está mais perto

TECNOLOGIA

Talvez você queira voltar a andar de taxi. O que parece ser futurístico se mostra cada vez mais real. A Volocopter, empresa alemã de tecnologia voltada para a mobilidade aérea urbana, captou, na última semana, US$ 242 milhões em uma rodada de investimentos.

Pense em um drone gigante com assentos para transportar passageiros… Um helicóptero, só que elétrico, autônomo e silencioso. Esse é o VoloCity, o táxi aéreo movido a bateria, que já deve estar pronto para passageiros em 2023.

  • O aporte tem como objetivo solidificar a posição de liderança que a empresa já ocupa no setor, com foco em levar seu produto principal para as cidades. Além disso, a ideia é acelerar o lançamento de suas primeiras rotas comerciais. Imagine sair no terraço do seu prédio e descer no rooftop do seu escritório.

Por que é relevante? Antes da pandemia, um de nossos leitores paulistanos gastava, em média, 2h40 no trânsito — quem enfrentava isso diariamente, sabe exatamente do que estamos falando… Com isso, taxis aéreos podem ser uma boa alternativa para regiões que têm problemas de mobilidade.

Um plus… O fato do veículo ser elétrico reforça as preocupações ambientais das empresas e é um diferencial em relação a maioria dos outros meios de transporte.

Curiosidade: As operações comerciais da Volocopter ainda não começarem, mas algumas passagens para voos turísticos de 15 minutos já estão à venda, por 300 reais. Bora dar uma voltinha?

Você nunca pensou que pudesse ter uma dessa em casa

PATROCINADO POR 3D LAB

A maioria dos negócios começa como algo futurista, se desenvolve e torna-se mais acessível. A partir daí, é só expansão… Isso está acontecendo com a energia solar e a impressão 3D está indo no mesmo caminho.

Outra prova da relevância: um estudo feito pelo Goldman Sachs — um gigante americano no setor bancário — apontou a impressão 3D como uma das 8 tecnologias que mudarão os negócios nos próximos anos.

Por que é tão promissor? As impressoras 3D podem imprimir qualquer coisa, logo, são atraentes para as empresas, que podem fabricar suas próprias peças e produtos. Além do mais, é uma excelente oportunidade para quem quer começar um negócio, já que são infinitas as possibilidades de objetos para imprimir e começar a faturar.

No Brasil, inclusive, o crescimento anual desse mercado é de 24,1%. Um setor de destaque é o da saúde, com os implantes feitos em impressoras 3D.

Por aqui, a empresa de referência é a 3D Lab. Além de vender as impressoras por muito menos do que você imagina, eles fornecem a solução completa para seus clientes, oferecendo os insumos necessários e até mesmo cursos de capacitação.

Com o código “thenews”, você ganha 10% de desconto — WOW — na compra de uma impressora 3D. Já te demos a faca e o queijo, agora é só cortar.Clique aqui para usar as impressoras da 3D Lab e comece a empreender dentro de casa.

Burrito tem tudo a ver com maquiagem

NEGÓCIOS

É… Troféu criatividade para o time da Chipotle. A famosa rede americana de restaurantes de comida mexicana anunciou uma edição limitada com a marca de cosméticos Elf, incluindo uma paleta de sombras com cores inspiradas em burritos.

  • As 12 cores da paleta vão de feijão preto a guacamole. A coleção inclui também um brilho labial, uma esponja para o rosto e um nécessaire.

Essa, que não é a primeira colaboração entre as duas empresas, só estará disponível no e-commerce. No ano passado, as duas marcas se juntaram e venderam um kit com apenas 100 unidades, que esgotou em menos de 4 minutos. Um teste que rendeu uma grande coleção.

Por trás da ideia: segundo o responsável pelo marketing digital da Chipotle, o objetivo da ação é liderar a cultura e fazer conexões autênticas com a Geração Z, sempre ao lado de marcas com valores semelhantes.

Como anda o mercado da Chipotle? A empresa teve um bom 2020 e pretende continuar expandindo. O CEO da companhia diz que vai construir novas unidades drive-thru, acreditando no longo prazo do formato que cresceu com a pandemia.

Quando o cliente se torna acionista

ECONOMIA

Pense em alguma empresa da qual você é cliente. O que ela poderia fazer de melhor por você? Esqueça os descontos e pense mais alto: te tornar acionista do negócio.

Como vai funcionar? Calma… Não é nenhum “faça um pedido e ganhe uma ação”. A empresa está em processo de IPO e, frequentemente, os primeiros investidores acabam sendo as grandes instituições.

Para permitir que mais pessoas físicas participem da oferta inicial, a empresa vai “reservar” 50 milhões de libras para seus clientes. A partir de hoje, qualquer pessoa que fizer um pedido poderá se candidatar a até £ 1.000 em ações.

  • Não só clientes… Entregadores também serão contemplados com um programa de recompensa de £ 16 milhões no dia em que o IPO acontecer.

Sentimento de comunidade: segundo o fundador da Deliveroo, a proposta é dar àqueles que ajudaram a companhia a crescer até aqui uma chance de participarem da nova fase do negócio, que é hoje avaliado em US$ 7 bilhões.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.

Até amanhã, às 06:06

Sempre chegamos a sua caixa de entrada por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.