um pouco mais de entusiasmo
bom dia. já percebeu que esse início nunca muda, né? nossas duas primeira palavras são sempre essas. hoje, porém, acordamos mais entusiasmados. por isso tenha um ótimo dia!!! e agora pegue seu café...
Um panorama das vacinas
MUNDO
Talvez você ainda não tenha feito as contas, mas já se passaram mais de 6 meses do início da pandemia do coronavírus (quando ela deixou de ser uma epidemia na China e se espalhou globalmente). O tempo voa. Infelizmente, ainda não foi encontrado um medicamento ou vacina realmente eficaz contra a COVID-19, mas, por outro lado, há avanços científicos animadores. Vamos falar sobre eles:
Pfizer e Biontech: ontem, a empresa alemã de biotecnologia e a farmacêutica americana, respectivamente, anunciaram dados animadores sobre sua potencial vacina. O imunizante está na fase final de testes, quando será determinado se ele é comprovadamente eficaz em um grande número de pessoas. Até o momento, os resultados foram promissores, pois mostraram respostas imunes “fortes”.
Universidade de Oxford: ainda ontem, um estudo publicado na revista The Lancet mostrou que a vacina desenvolvida pela Universidade e a empresa AstraZeneca teve bons resultados. Tudo indica que o imunizante é seguro e induziu resposta positiva no corpo dos voluntários. O desafio atual é provar que ela é eficaz quando testada em larga escala.
Sinovac: o laboratório chinês estuda a CoronaVac, outra potencial vacina que começou a ser aplicada ontem em voluntários brasileiros. Assim como as outras duas, a fase atual é a testagem em grandes grupos. No Brasil, o estudo é liderado pelo Instituto Butantan e cerca de 9 mil pessoas vão participar dos testes.
Além do trio promissor, mais 160 vacinas estão em testes, sendo que 23 estão na mesma etapa das citadas acima: a fase clínica de experimentação em voluntários humanos. Estima-se, no entanto, que as chances das candidatas darem certo é de seis a cada 100.
Nós, do the news, preferimos ver sempre o copo meio cheio. Esperamos que o trabalho árduo dos laboratórios e cientistas ao redor do mundo quebre as estatísticas e que eles entreguem a vacina em tempo recorde. Estão conosco?
O que mais foi destaque no cenário mundial?
Kanye West chora ao falar sobre aborto durante seu primeiro discurso político
Casos de coronavírus triplicam na Espanha após flexibilização da quarentena
O depoimento de Flávio Bolsonaro sobre a Operação Furna da Onça
BRASIL
As principais manchetes da segunda-feira tiveram algo em comum: o nome Bolsonaro. Dessa vez, não se referindo ao presidente, mas ao seu filho Flávio, atualmente senador. Vamos com calma:
A Operação Furna da Onça investigou um esquema de corrupção na Assembleia Legislativa do Rio. Foi apontada uma movimentação atípica de R$ 1,2 milhão nas contas de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro.
Paulo Marinho, suplente de Flávio e pai da Giulia Be (risos), denunciou o filho do presidente. Ele disse que a operação, confidencial, foi vazada por um delegado e segurada para não vir à tona no 2º turno da eleição presidencial de 2018, que poderia comprometer seus resultados.
Com a denúncia de Marinho, o Ministério Público do Rio detalhou o suposto esquema de corrupção, que teria ocorrido no gabinete de Flávio Bolsonaro. Os promotores dizem que Flávio é o chefe da organização e identificaram 13 assessores que repassaram parte de seus salários a Queiroz, em esquema de rachadinha.
Explicado o caso, vamos finalmente ao que aconteceu nessa segunda-feria: ontem, Flávio Bolsonaro fez seu depoimento, no qual negou qualquer conhecimento do vazamento da Operação Furna da Onça em 2018. Ele acusa Marinho de se interessar por sua vaga do Senado e de mentir para se favorecer como pré-candidato a prefeito do Rio pelo PSDB.
E agora? Depois das principais testemunhas do caso terem sido ouvidas, a próxima etapa é ouvir policiais federais, agentes e delegados que tiveram acessos aos documentos da ação. Sem provas ou conclusões jurídicas, não cabe a nós fazer qualquer juízo do caso. Isso nós deixamos sempre para vocês.
O que mais foi destaque no país?
Brasil ultrapassa 80 mil mortes e 2,1 milhão de casos por COVID-19
Pacientes recuperados da COVID-19 precisam de reabilitação para tratar sequelas
Rindo, mas é de nervoso 🤖
TECNOLOGIA
Talvez hoje, nesse exato minuto, o Homo Sapiens não seja a figura mais inteligente que habita o planeta. Aos que já leram a obra de Yuval Harari, Homo Deus, essa notícia pode não assustar. Aos meros mortais, é possível que você sinta um leve frio na barriga.
First things first. Para o bom entendimento dessa matéria, precisamos conceituar a Inteligência Artificial. A IA pode ser definida como a capacidade de soluções tecnológicas realizarem atividades de um modo considerado inteligente, tal como um ser humano.
Para facilitar, imagine uma robô com redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado imputados em seu sistema, capaz de simular capacidades humanas ligadas à inteligência, tais como o raciocínio, o reconhecimento de um ambiente e a habilidade de análise de dados para a tomada de decisão.
O conceito não é novo, mas recentemente, uma empresa investida por Elon Musk, a OpenAI, liberou o acesso da primeira versão de teste do GPT-3, uma nova linguagem de inteligência artificial e os resultados do que o “robô” pode fazer são impressionantes.
O modelo de linguagem possui 175 bilhões de parâmetros, o que significa dizer que essa máquina é treinada para conectar aproximadamente um trilhão de palavras, o que é 117x maior do que a linguagem que veio antes dele.
Deixaremos aqui alguns dos feitos, que já foram identificados pelos testadores de plantão. Cada item abaixo é um tweet com a imagem ou vídeo da demonstração. Se você nos permite recomendar algo, que seja o seu clique em cada um desses… É de arrepiar.
Por enquanto, vamos deixar o entendimento mais profundo para os especialistas, mas por ora, é bom guardar o nome: GPT-3. Caso queira aprodundar-se no assunto, deixaremos aqui uma revisão do MIT sobre tudo isso que falamos. Enjoy… 😅
Um entretenimento que ninguém imaginava há 6 meses
ENTRETENIMENTO
É inegável dizer que a pandemia alterou todo o nosso lazer. Todos se viram obrigados a curtir sua própria companhia e aqueles que amavam eventos culturais tiveram que se contentar com lives ou visitas virtuais. Recentemente, no entanto, ficou provado que é possível ter acesso a cultura e arte mesmo em tempos de distanciamento. Nesse caso, os carros, ou barcos, são os melhores amigos do homem. Que nos perdoem os pets…
Cinema: os cinemas drive-in voltaram e já fazem parte da programação de várias cidades do país, como São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Em Paris, começou nesse fim de semana uma ideia inovadora envolvendo os telões: um cinema ao ar livre em pleno rio Sena. Além das cadeiras na margem do rio, há 38 barcos elétricos disponíveis. Cool!
Shows e concertos: as lives são sucesso e mostraram o poder da audiência virtual, mas artista gosta mesmo é de palco. O Allianz Parque, em SP, já recebeu nomes como Belo, Marcelo D2, Nando Reis, as bandas Jota Quest e Turma do Pagod, e a dupla Anavitória, com lotação máxima de 285 carros. Se nos shows você odiava quando alguém alto ficava na sua frente, agora você vai torcer pra não ter uma caminhonete ou SUV te tampando.
Exposições: por fim, chegou a vez de apreciar arte dentro dos carros. Na sexta-feira, foi inaugurada uma exposição em formato de drive thru em um galpão de mais de 8.000 m² na Vila Leopoldina, onde aconteceram as 2 últimas edições do SPFW. A mostra conta com pinturas, vídeos, painéis e fotografias de 18 artistas, com ingresso a R$40 por carro.
Concluímos com aquele famoso ditado: “quem quer dá seu jeito”. A criatividade já era uma das soft skills mais importantes, mas a pandemia reavaliou seus conceitos. É sempre hora de pensar fora da caixa.
Otimismo predomina e Ibovespa bate índices americanos
ECONOMIA
Como você já deve ter aprendido aqui, o mercado nada mais é do que um retrato imaginário daquilo que está acontecendo no mundo real… Com fatos, investidores e analistas — esses mesmos que você imaginou, os que usam coletes — tentam prever possíveis cenários.
Ontem não foi diferente. Com os avanços das vacinas contra o coronavírus, o otimismo foi imediato e, naturalmente, a Bolsa disparou. O Ibovespa teve forte alta de 1,5%, a 104.426 pontos, um patamar que não era alcançado desde o início de março, antes da pandemia impactar efetivamente o Brasil.
O desempenho da Bolsa brasileira foi melhor que o dos índices americanos, com exceção do índice de tecnologia, Nasdaq, que subiu 2,51%, impulsionado pela valorização das ações da Amazon.
E hoje? A pauta do dia é a reforma tributária que será entregue na parte da tarde, mais precisamente às 14:30 e presencialmente, pelo ministro da Economia. PG vai ao Congresso acompanhado do secretário especial da Receita Federal, José Tostes.
O que mais é destaque no cenário econômico?
Ações da Oi saltam 9% e TIM e Vivo têm alta de 6%, após oferta conjunta
XP começa testes com cartão de crédito em parceria com a Visa
Brasil zera imposto de importação de equipamentos de energia solar
boa terça e até amanhã!
O the news 📬 é sua newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Sempre de segunda a sexta! É só conferir seu e-mail.