temos companhia?
bom dia. se o coronavírus não nos uniu como planeta, a chegada de extraterrestres deve o fazer. vamos mostrar nossa força. fique atento ao primeiro link no fim da primeira matéria.
Tem certo ou errado?
MUNDO
Sempre tem o do contra, e a Suécia é o “diferentão” no combate ao coronavírus. O país, com 18.926 casos confirmados e 2.274 mortes, não se uniu aos seus vizinhos europeus na imposição de limites aos cidadãos, e imagens de pessoas indo para o trabalho em ruas movimentadas ou conversando em cafés e bares nos fazem torcer as sobrancelhas. WTF?
As crianças continuaram a frequentar escolas, enquanto as universidades adotaram o EAD, e apesar de a grande maioria das empresas permanecer aberta, as pessoas foram aconselhadas a fazer home office sempre que possível e evitar aglomerações com mais de 50 pessoas. Nem devem ter baixado o HouseParty.
O contraste entre a Suécia e os países nórdicos, parecidos em atributos culturais e geográficos, é grande, uma vez que Finlândia, Dinamarca e Noruega estabeleceram quarentenas semelhantes aos demais países da Europa. Comparando números: a taxa de mortalidade na Suécia atingiu mais de 22 por 100 mil pessoas, enquanto na Dinamarca a taxa é de pouco mais de 7, e na Noruega, menos de 4. Deu ruim?
Como disse nessa segunda-feira a ministra das Relações Exteriores do país, é muito cedo para julgar a abordagem sueca. A verdade é que ninguém sabe qual a melhor estratégia, e só o tempo dirá. Pode ser que bloqueios mais rígidos sirvam apenas para achatar a curva, o que não implica na diminuição dos casos, e se o sistema de saúde pode lidar razoavelmente bem com o problema e atender àqueles que precisam, ter o número de casos diluído num espaço de tempo maior não precisaria ser tão desejado assim.
O que mais é destaque pelo mundo?
Afasta de nós esse epicentro. Amém.
BRASIL
Ontem, o Brasil ultrapassou a China em número de mortes por Covid-19. Segundo a CNN, o país caminha para ser o 4º epicentro da doença. A notícia vai na contramão dos anúncios de algumas cidades do interior do Brasil de reabrir seus pontos comerciais, e a briga entre favoráveis e contrários ao isolamento horizontal deve voltar à tona.
Números: de acordo com o Ministério da Saúde, ontem foram confirmadas 474 novas mortes, o que leva o total a 5.017. Já o número de casos confirmados aumentou 8,1% nessa terça, atingindo 71.886 casos. Para acalmá-los, 45% desse total já se recuperou.
Parecer de Brasília: há alguns dias, Nelson Teich, o novo Ministro da Saúde, havia dito que os altos números poderiam ser resultado de um acúmulo dos dias anteriores. No entanto, a manutenção desse avanço fez com que o ministro se pronunciasse ontem, afirmando que a situação se agravou. Teich ressalta que esse aumento ainda é restrito a algumas localidades, e listou Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
O estado de São Paulo concentra o maior número de casos, com 24.041 registros da doença e 2.049 mortes. Na sequência continuam, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas. Em termos proporcionais, a maior incidência está no Amapá e no Amazonas, que possuem, respectivamente, 1.085 e 1.046 casos a cada um milhão de habitantes.
O que mais foi destaque no cenário nacional:
Prisões americanas permitem que detentos se comuniquem com seus familiares via Zoom
TECNOLOGIA
De modo a evitar que uma disseminação em massa ocorresse nas prisões norte-americanas, as visitas familiares foram suspensas. Para permitir que os presos se comuniquem com seus entes queridos, algumas prisões no estado de Pensilvânia estão fornecendo videochamadas gratuitas, usando o popular serviço de videoconferência Zoom.
Na Pensilvânia, todos os presos têm direito a uma chamada gratuita de 45 minutos por semana através do aplicativo, e desde o dia 19 de março foram realizadas mais de 21.000 videochamadas. Apesar de a comunicação com terceiros por e-mail, telefonemas e ligações de video já ser possível aos detentos há um bom tempo, esses serviços tinham custavam “os olhos da cara”. Um relatório da Prison Policy Initiative constatou que uma ligação de 15 minutos pode custar mais de 20 doláres.
Não parece ser só um quebra-galho. Ainda que em menor escala, acredita-se que no pós-pandemia as pessoas continuarão usando os serviços de videoconferência. Pelo menos essa é a aposta de Mark Zuckerberg, afinal, na última sexta-feira o Facebook anunciou sua nova ferramenta para videochamadas, o Messenger Room, e o WhatsApp aumentou de 4 para 8 o número limite de participantes por chamada de vídeo. Será que o date virtual pega? risos.
O que mais foi destaque na tecnologia?
Não existe mais varejo fora do digital
VAREJO
Com suas lojas fechadas, as grandes cadeias varejistas viram suas vendas despencarem nas últimas semanas, principalmente aquelas que não tinham um processo de e-commerce bem estruturado. Esse era o caso da Via Varejo, dona da Casas Bahia e Ponto Frio, que depois de ver suas vendas diminuírem 70% anunciou no início desta semana a aquisição da startup curitibana ASAPLog.
Para se ter uma noção do estrago, a desesperança dos investidores acerca do futuro da empresa fez com que eles vendessem suas ações, provocando uma queda de valor de 75% nas cotações. A compra da ASAPLog trouxe fôlego aos acionistas, e apenas nos últimos dois dias, as ações da empresa subiram surpreendentes 42%.
Mas… Por que a compra foi tão bem vista? A ASAPLog é uma espécie de Uber de entregas, que privilegia o sistema de "crowdhipping". Esse sistema consiste na entrega de produtos feita por pessoas comuns, cadastradas a aplicativos e que utilizam seus próprios meios de transporte. Segundo Roberto Fulcherberguer, CEO do grupo, a aquisição reduziu em 15 meses o plano de desenvolvimento do braço digital.
A decisão tomada pela Via Varejo deve servir de exemplo para outras empresas brasileiras. A crise confirmou que investir em tecnologia não é mais sinônimo de inovação, mas sim de mera adaptação a uma nova realidade já existente. Orivaldo Padilha, diretor financeiro do grupo, afirmou que dos R$300 milhões que a companhia detém para investimentos nesse ano, a maior parte irá para a área de tecnologia.
Aguente até sexta, touro!
ECONOMIA
A última semana de abril começou subindo. Nessa terça-feira, o Ibovespa fechou com alta de 3,93%, acumulando ganhos de quase 8% na semana. Para os mais leigos, o Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa brasileira.
Chega a causar tontura. Temos dito que o mercado financeiro enfrenta um período de forte volatilidade, mas nessa característica o petróleo é quem ocupa o primeiro lugar no pódio. O WTI, tipo de petróleo comercializado na Bolsa de Nova York, chegou a cair 20% na madrugada, virou para ganhos de 4% e fechou com perda de 1%. Já o tipo Brent, comercializado na Bolsa Londres, subiu 2,75%,.
Política econômica: o governo federal congelou o Programa Pró-Brasil, pacote econômico de R$ 215 bilhões em obras públicas preparado pelos ministros militares. Paulo Guedes havia se oposto veemente ao projeto, e caso aprovado, poderia gerar um novo desgaste em Brasília. Será que aguentaríamos mais essa?
O que mais foi destaque no âmbito econômico?
até amanhã!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Amanhã tem mais! É só conferir seu e-mail.