

Discover more from the news
sobreviveram?
bom dia. hoje ficou grande. reclamem com o editor-chefe que não deixou publicarmos uma edição especial no sábado. nós também queríamos. fizemos o possível pra compensar a saudade de vocês hoje. enjoy.
Pelo menos não há casos de COVID-19. risos.
MUNDO

Há uma grande incerteza pairando sobre a saúde do ditador norte coreano, Kim Jong-un. Há quem diga, inclusive, que o correto seria dizer ex-ditador. Alguns sites internacionais já confirmaram a morte, cujas suspeitas começaram a aparecer com a notícia de que Kim fora atendido às pressas por uma equipe de cirurgiões chineses no início da última semana, mas não resistiu.
Muito embora o governo norte-coreano tenha informado à CNN que o ditador estaria “vivo e bem” no final de semana, fontes japonesas afirmaram que o Kim Jong-Un está em estado vegetativo após a cirurgia. Apesar da confusão, talvez estejamos ainda mais bem-informados que a própria população norte-coreana. Triste.
O que se sabe com certeza: O líder, que é um fumante assíduo e obeso, não é visto em público desde o dia 11 de abril. No dia 15, ele não compareceu ao aniversário de seu avô e, no último sábado, na comemoração dos 88 anos da fundação do Exército Popular da Coréia, um marco para o regime ditatorial do país, o líder também não esteve presente.
Vale lembrar… O coreano já havia desaparecido por 40 dias e reaparecido, sem dar explicações, usando uma bengala em 2014. Caso a morte seja confirmada, tudo indica que sua irmã seja a sucessora. Pelo menos, no país, que faz fronteira com a China, não há nenhum caso de coronavírus. risos.
Por falar em COVID-19, começamos a semana com 2.994.436 casos confirmados, 206.973 mortos e 878.707 curados.
Que trio! Crise de saúde, economia e política
BRASIL

Sim, o sentimento é recíproco. Nós sabemos que vocês abriram a caixa de entrada no sábado esperando nosso e-mail. Por isso, vamos caprichar nessa matéria hoje e deixar todos aqueles que ainda não se inteiraram por completo, devidamente atualizados. Pegue o café…
Mito e herói. Nos últimos anos, o sentimento de antipetismo tomou o país, e nesse ponto, Bolsonaro e Moro estavam juntos. Enquanto o primeiro trouxe esperança a parte da população enfadada dos anos petistas no poder, o segundo tornou-se o herói da nação por protagonizar as prisões da Lava Jato. Resultado? Moro foi nomeado Ministro da Justiça.
Pouco mais de um ano (e com uma pandemia no meio)… A troca do diretor-geral da Polícia Federal pelo presidente serviu de estopim para o ministro e ele se demitiu. Em seu pedido de demissão, Moro disse que não poderia compactuar com a interferência do presidente na PF. A substituição deixou clara a vulnerabilidade da Polícia Federal (essa é diferente da defendida por Brené Brown) e deixou brasileiros com a pulga atrás da orelha sobre os motivos que motivaram a troca, até mesmo os eleitores do atual governo.
O escolhido: Alexandre Ramagem foi o indicado para assumir o comando, o que fez com que MBL e o PSOL preparassem, separadamente, ações para impedir a nomeação do mesmo para comandar a instituição. Ambos os movimentos, embora completamente antagônicos em suas ideologias, defendem que as motivações do presidente para a troca baseiam-se em fins pessoais e interesses privados, já que Alexandre é notoriamente amigo da família Bolsonaro.
Vamos a outros dois fatos relevantes:
Bolsonaro foi a TV aberta para se defender das acusações de Moro. Ele disse que o ex-magistrado propôs aceitar a substituição de Valeixo caso fosse indicado ao STF, que seu cargo o permite fazer esse tipo de troca e que o ex-ministro estava mais comprometido com seu ego do que com o país.
Em resposta (tente não se perder em meio a tantas réplicas e contestações), Moro divulgou uma troca de mensagens entre ele e o presidente, em que Bolsonaro reclama de investigações contra deputados bolsonaristas. Ele divulgou também uma conversa em que a deputada Carla Zambelli considera a indicação ao STF como moeda de troca, mas na qual ele responde: “Prezada, não estou à venda.” (seria um meme pronto?)
Se verdadeiro o relato, ele reúne delitos suficientes para que se inicie uma investigação sobre o presidente. O constitucionalista Miguel Reale Jr, um dos autores do pedido de impeachment de Dilma e ex-ministro de FHC, disse que chegou o momento de pedir o impedimento do presidente. Mas por enquanto, a Procuradoria-Geral da República não abriu um inquérito para investigá-lo diretamente, apenas para apurar a veracidade das declarações de Moro.
Não basta colocar fogo no parquinho: É máxima no Direito que o ônus da prova é de quem acusa, ou seja, se for dizer algo, junte provas. No caso de Moro, se elas não forem apontadas, o jurista pode ser responsabilizado por denunciação caluniosa, prevaricação e crime contra a honra.
Vale ressaltar que em meio a tantas divergências interpretativas, o papel da Procuradoria-Geral é buscar as provas, colher depoimentos e cruzar informações, podendo as implicações recaírem tanto sobre o mito, como sobre o herói. Talvez seja hora de deixar esses termos apenas para a Marvel.
Para não perder de vista: Brasil tem 63.100 casos confirmados e 4.286 mortes.
O plano e as inovações de Bill Gates para combater a epidemia
TECNOLOGIA

Alguns dizem que devemos filtrar as opiniões que escutamos, enquanto outros afirmam que todas são válidas. Sem entrar no mérito, pensamos que é de grande humildade e sabedoria escutar o que tem a dizer o segundo homem mais rico do mundo e um dos maiores nomes da tecnologia. Aqui vão as 5 principais inovações listadas por Bill Gates, o fundador da Microsoft, para superar a pandemia:
Tratamentos: um tratamento com aproximadamente 95% de eficácia é essencial para que as pessoas se sintam seguras em grandes eventos e aglomerações.
Vacinas: apesar dos desafios para desenvolver uma vacina rapidamente, Bill Gates defende que reguladores de todo o mundo trabalhem juntos para decidir o tamanho do banco de dados de segurança para poder aprová-la.
Testes: os testes devem estar disponíveis para qualquer pessoa com sintomas do COVID-19, e são fundamentais para a reabertura de um país.
Rastreamento de Contatos: para impedir o surgimento de novos surtos, o rastreamento de contatos, que nada mais é do que o rastreamento de pessoas que estiveram em contato com pessoas infectadas com o vírus, é a solução. Muitas pessoas precisam ser recrutadas para esse trabalho e a Alemanha serve de exemplo.
Políticas para reabrir a economia: Gates defende que as escolas devem reabrir rapidamente, levando em conta o benefício que proporcionam à sociedade, mas eventos como jogos esportivos podem esperar. Além disso, decisões como a lotação máxima em restaurantes ou a disposição de trabalhadores em fábricas são importantes decisões a serem tomadas.
Para ele, a situação atual se assemelha a de uma guerra, e as ações para enfrentá-la devem ser, portanto, parecidas. É a terceira vez que ele aparece aqui no the news. We love Bill.
O que mais é relevante em tecnologia:
Facebook entra na onda dos vídeos concorrendo com HouseParty
Fortinite transmite um show ao vivo dentro de jogo com Travis Scott
Maior multa sanitária da história
FAST FOOD

Talvez alguns leitores reconheçam o Chipotle, rede de fast-food de comida mexicana nos EUA já investida pela McDonald's Corporation. A companhia, com mais de 2.000 lojas pelo país e famosa pelos tradicionais burritos inspirados na culinária tex-mex é, ou pelo menos, era uma das redes favoritas dos americanos.
Nos últimos dias, a companhia anunciou que pagará US$25 milhões para resolver as acusações criminais referentes aos surtos de doenças transmitidas por alimentos que adoeceram mais de 1.100 pessoas entre 2015 e 2018. Resolvemos trazer esse fato à tona, pois essa é, simplesmente, a maior multa de segurança alimentar da história.
Para citar um caso como exemplo, em julho de 2018, 647 pessoas que comeram em uma unidade de Ohio relataram doenças de um patógeno que tem como característica desenvolver-se rapidamente quando os alimentos não são mantidos na temperatura adequada.
Anterioremente, a rede já havia sido investigada por suspeita de contaminação de clientes causadas por E. coli. Ewwww.
Resumido as palavras do advogado da companhia, Nick Hanna, a Chipotle falhou em garantir que seus funcionários cumprissem os protocolos de segurança alimentar, o que resultou no adoecimento de centenas de clientes em todo o país. Jura? Será que foi o guac?
Olhando pra frente: além da multa milionária, a Chipotle gasta desde 2015 dezenas de milhões de dólares para atualizar seu programa de segurança alimentar. Esse processo trará mais proteção aos clientes da companhia e servirá de exemplo para outras empresas do setor para que não negligenciem suas práticas de saúde e segurança.
Sobra pra quem?
ECONOMIA

Isso mesmo. Você que sempre lê nossa seção de economia já acordou sabendo como o Ibovespa deve reagir nessa segunda. Tudo acaba em bolsa e não é à toa que essa seção vem por último. Ousamos dizer que a única certeza que temos neste momento é a incerteza e que se há algo que o mercado não gosta, é disso. O mercado reagiria com a saída de qualquer outro Ministro, mas por se tratar de um dos pilares da vitória presidencial em 2018, o impacto é bem maior.
O fato é que em meio à tríade de crise e a consequente perda de popularidade do governo, a aprovação da agenda econômica pode ficar prejudicada, sem falar nas especulações de um possível Impeachment. Sendo assim, há duas coisas que serão decisivas nos próximos dias:
A posição adotada por Paulo Guedes em sua próxima manifestação, que ainda não se pronunciou sobre a demissão de Moro. JB e PG se reunem hoje às 14:00
A postura de Bolsonaro com o bloco político que anteriormente chamava de “velha política”, o “Centrão”. Estrategicamente, com uma aproximação, um ponto frágil do governo desde o início da atual legislatura que foi aprofundada em meio ao racha no PSL pode se fortalecer.
Vamos ver como essa segunda-feira se desdobrará. Vale reforçar que, na sexta, o dólar chegou a ser vendido a R$ 6,91 nas casas de câmbio e a bolsa fechou em queda de 5,60%.

até amanhã!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Amanhã tem mais! É só conferir seu e-mail.