sexta é informal
bom dia. sextou com s de saudade. saudade do que a gente ainda não viveu e talvez demore a viver, porque desse jeito... vai demorar. viva 2020. pelo menos, hoje tem live, the news e tem café...
#BlackLivesMatter
MUNDO
Na última segunda-feira, George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi sufocado durante uma abordagem policial em Minneapolis, nos EUA. Enquanto tinha o joelho de um dos agentes prensado sobre seu pescoço, Floyd repetia que não conseguia respirar, mas os policiais não lhe deram ouvidos e ele veio a óbito. Clique aqui para ver a cena com seus próprios olhos.
A ação foi vista como um claro abuso de autoridade e racismo, fazendo com que milhares de manifestantes fossem às ruas em diversas partes do país, contra a morte de Floyd e a brutalidade policial. Os protestos, contudo, estão cada vez mais perigosos. Manifestantes queimam prédios, carros e invadem estabelecimentos privados pedindo por justiça. A família da vítima pede que os protestos sejam feitos de forma pacífica, mas os manifestantes acreditam que o caso só terá a devida repercussão se o alarde for maior. Grandes personalidades, como Cardi B, Viola Davis, Madonna e Lebron James, também repudiaram a atuação policial em suas redes sociais.
Floyd trabalhava há 5 anos como segurança de um restaurante, e o dono disse que ele era adorado por todos os funcionários e clientes. Já respondendo às perguntas do porquê George foi atacado, os policiais estavam no local atendendo a uma denúncia sobre um homem que tentava usar cartões falsos em uma loja de conveniência. Segundo a versão policial, Floyd era um suspeito do incidente mas resistiu e, por isso, foi algemado e preso no chão. Como dito pelo prefeito da cidade, de qualquer forma, Floyd não apresentava perigo para ser abordado da forma como foi.
O Ministério Público dos EUA e o FBI já conduzem uma investigação criminal sobre a morte de Floyd, tratando o caso como prioritário e, na quarta-feira, Trump solicitou uma investigação rápida sobre o acontecido. Todos os policiais envolvidos foram demitidos, mas a família da vítima quer que eles sejam acusados de homícidio. #BlackLivesMatter
O que mais foi destaque no cenário mundial?
França inicia 2ª fase de relaxamento e terá bares e restaurantes reabertos
Embaixada de Israel pede que Holocausto não seja usado em disputa política
China aprova imposição de leis de segurança nacional em Hong Kong
A subida está longa demais…
BRASIL
Pelo terceiro dia consecutivo, o Brasil registrou mais de mil mortes por complicações da COVID-19. Segundo o ministério da Saúde, na quinta-feira foram registradas 1.156 novas mortes. Quanto aos novos casos confirmados, o número foi recorde: 26.417. No total, são 26.754 mortes, 438.238 casos confirmados e 177.604 recuperados. Números que têm nome.
Analisando a situação do país: desde o início da pandemia, o estado de São Paulo tem o maior número de casos confirmados, são ao todo 96.865, e também de mortes, tristes 6.980. O segundo e o terceiro lugar continuam ocupados pelo Rio de Janeiro e pelo Ceará, respectivamente.
Então o vírus atingiu mais o Sudeste? Apenas em números absolutos. A incidência da doença nos estados do Norte é quase 3 vezes maior do que nos estados do Sudeste, e a taxa de mortalidade, o dobro. Apesar das curvas de novos casos e mortes ainda não darem sinais de declínio, se podemos concluir algo positivo dos números recordes é que, se ainda não atingimos o topo, estamos cada vez mais perto.
Trocando o vírus por Brasília. Bolsonaro disse na noite de ontem que apesar de respeitar os autores do inquérito das fake news, está chateado com o mesmo e o considera inconstitucional. Edson Fachin, do STF, enviou com urgência ao Plenário da Corte o pedido de Augusto Aras, procurador-geral da República, para que sejam suspensas as investigações do inquérito. Até o próprio Supremo está dividido.
Além disso, o que mais foi destaque no país?
Mourão reativa Fundo Amazônia e tira Ricardo Salles do comando
Câmara aprova MP para redução de jornada e salário durante a pandemia
“Deixe meus tweets em paz”
TECNOLOGIA
Talvez, você já tenha percebido que o presidente americano adora twtittar. O que talvez te surpreenda é a quantidade de tweets de Trump: 52.100. E nesta semana, um desses tweets causou uma confusão no contexto das redes sociais americanas, incluindo, uma mudança legislativa por meio de ordem do presidente.
Entenda os fatos. Na terça-feira, o Twitter rotulou dois tweets do presidente como “potencialmente enganosos”, recomendando aos usuários que chequem a veracidade do conteúdo, em que Trump fazia declarações sobre a credibilidade de votação por meio de correio, um método que está sendo considerado devido à pandemia. (veja abaixo o alerta do Twitter)
Imediatamente, o presidente americano se mostrou indignado com a censura da plataforma e adivinhe? Tweetou novamente, alegando que a rede social estaria interferindo no direito de falar livremente e até mesmo querendo influenciar as eleições presidenciais.
Falou e fez. Ontem, o presidente americano usou a rede social para se manifestar e alertou que seria um grande dia para as redes sociais.
No fim do dia, Donald Trump realmente assinou uma ordem executiva para que, em 60 dias, a Section 230, legislação em vigor que regula as redes sociais, seja revisada pelas autoridades competentes.
Atualmente, a legislação fornece às redes sociais imunidade sobre o que é postado em suas plataformas pelos usuários, ou seja, garante que o o Twitter não seja responsabilizado por alegações racistas ou por conteúdos ilegais publicados por algum usuário. Vamos aguardar os próximos capítulos.
Futebol retoma na Itália, e os estádios…
ESPORTES
A bola já voltou a rolar na Alemanha e a Inglaterra anunciou recentemente a volta do Campeonato Inglês. E a Itália? Mesmo caminho. Vincenzo Sapadafora, ministro do esporte no país, disse que os jogos da Serie A serão retomados no próximo dia 20, e a Copa da Itália no dia 13. Os protocolos: nenhum jogo terá a presença de público e, se um jogador for infectado pelo coronavírus, o time todo é posto em quarentena.
Gradualmente, os estádios espalhados pelo mundo voltam a ser utilizados para a prática de esportes. Muito se engana quem pensa que a grama pôde respirar durante esse período, já que muitos estádios foram usados durante a pandemia.
Por aqui, o Pacaembu, em São Paulo, recebeu um hospital de campanha para pacientes com coronavírus, com estrutura de 200 leitos. Em Fortaleza, infectados são atendidos no estádio Presidente Vargas e, no Rio, no Maracanã. Durante essa semana, o estádio Mané Garrincha, em Brasília, também começou a receber os primeiros pacientes. Nada no Mineirão.
Na gringa. Em abril, o Pimlico Race Track, de Baltimore, sediou o primeiro centro de testes drive-thru da cidade. Já em Los Angeles, o estacionamento do Dodger Stadium é o maior espaço para testes da cidade e também é utilizado para armazenar frotas de carros alugados. Para além dos hospitais e centros de testagem, o Hard Rock Stadium, do Miami Dolphins, se tornará um cinema ao ar livre capaz de acomodar 230 veículos. Boa adaptação?
Tensão aumenta e a bolsa cai
ECONOMIA
Fator política ataca novamente. Pressionado pelas tensões entre governo e STF, o Ibovespa caiu mais de 1% ontem e o dólar à vista saltou mais de 10 centavos em relação ao fechamento do dia anterior. Outro fator relevante para a queda foi o aumento da tensão entre China e Estados Unidos.
O que é relevante no mercado hoje? Donald Trump concederá uma entrevista coletiva para falar sobre a China, pois ontem o país asiático aprovou a controversa lei de segurança nacional para Hong Kong, citada aqui no the news na semana passada.
No acumulado… Apesar da queda de ontem, o índice principal da Bolsa brasileira ainda acumula ganhos de 8% desde o começo de maio, o que é positivo, principalmente, aos recém e jovens investidores que entraram no mercado financeiro durante a pandemia. Foi o seu caso? risos.
Além disso, o que mais foi destaque no cenário econômico?
O bom delas é que elas sempre chegam
DICAS DO FINAL DE SEMANA
Como hoje já falamos muito, vamos direto ao ponto. Leia com atenção e enjoy it.
Começamos as dicas de hoje com um TED realmente “worth spreading” e ideal para o momento, que desconstrói o racismo, como forma de homenagear George Floyd. Assista. 🧠
Pelos olhos do cineasta francês Damien Chazelle nasceu a série The Eddy, que leva o nome do clube de jazz e principal personagem da trama. A série é um programão para o final de semana, principalmente, para os fãs da boa música. Dica bônus: você também pode ouvir a ótima trilha sonora pelo Spotify. 🎬 🎶
Se você ama Harry Potter e se sentiu órfão nos últimos anos, não se preocupe! JK Rolling acaba de anunciar uma nova série batizada de "O Ickabog”. Escrito há mais de dez anos, o novo conto de fadas tem 34 capítulos e aborda temas como verdade e abuso de poder. Além disso, o projeto incentiva os leitores a enviarem ilustrações para ajudar a contar essa história. É hora de soltar a imaginação! 📚
Com seus restaurantes fechados, quem tem dividido um pouquinho de sua maestria na cozinha é o chef mineiro @leonardopaixao. Como todas suas receitas são de dar água na boca, não conseguimos escolher uma só. Entre no Instagram do Léo e veja os stories, nem que seja para passar vontade. Para nossa equipe, o bolinho de chuva é certeiro para o tempo frio. 🌧️
“What is coming is better than what is gone.” Não, a dica do dia não é uma frase motivacional, mas sim, uma coleção do Cartel 011, inspirada no provérbio árabe citado. Por quê estamos anunciando? Ora, o dia dos namorados se aproxima e, além de cool, isso pode ser útil... Clique para conferir a coleção e aplique nosso cupom promocional (CZO45) com 45% OFF. Yeah, it's true. 🖤
Por último, um belo artigo sobre o pós-COVID da Harvard Business Review. 📲
tenha um ótimo final de semana!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Sempre de segunda a sexta! É só conferir seu e-mail.