sete chaves
bom dia. hoje é dia do amigo. como disse o sábio milton, amigo é coisa pra se guardar... e tem razão. só que o the news você pode mandar. seu amigo vai adorar.
Qual a situação global do coronavírus?
MUNDO
O tempo passa, algumas medidas são flexibilizadas, outras impostas novamente, e o mundo, assolado pela COVID-19, se parece mais com uma colcha de retalhos. Hoje, com o anúncio da OMS do recorde de novos casos nas últimas 24 horas — foram 259.848 — decidimos dar um giro pelos principais destaques no mundo quando se fala da doença. Vamos lá:
Casos confirmados: 14.418.568 | Mortes: 603.679
🇭🇰 Hong Kong: ontem, a região aumentou os controles para conter o vírus, permitindo aos funcionários públicos trabalharem de casa a partir de hoje. O número de novas infecções têm batido novos recordes nos últimos dias, embora seja muito baixo quando comparado ao resto do mundo: são cerca de 100 novas infecções por dia.
🇨🇱 Chile: o governo do país apresentou, ontem, um plano de 5 etapas para o fim da quarentena e das restrições impostas há mais de 4 meses. O anúncio foi feito depois de 5 semanas animadoras, com queda nos números da doença e aumento da capacidade do sistema de saúde.
🇩🇪 Alemanha: as autoridades de saúde do país informaram um pequeno surto em um frigorífico na cidade de Lohne, no estado da Baixa Saxônia. Ainda assim, a taxa de infecção semanal da região afetada é 41,13 por 100 mil habitantes, e a Alemanha definiu que as medidas restritivas só devem ser restabelecidas a partir de 50 infecções por 100 mil pessoas. Por enquanto, sem alarde.
🇫🇷 França: os franceses deixaram suas casas e foram para as ruas tomar seu vinho. Com as pessoas “vivendo”, será preciso tornar obrigatório o uso de máscaras em locais públicos, já que a circulação do vírus no país acelera, ainda que moderadamente.
🇬🇧 Reino Unido: no sábado, foi interrompida a atualização diária do número de mortes pela doença na Terra da Rainha para uma recontagem. O país é o mais afetado da Europa, mas em agosto, vai reabrir cinemas, teatros e casas de shows. Na sexta-feira, a Rainha prestigiou o casamento de sua neta Beatrice, ofuscado pelo escândalo envolvendo a amizade entre o pai da noiva, o príncipe Andrew, e Jeffrey Epstein, falecido traficante sexual de menores.
O que mais foi destaque no cenário mundial?
Julgamento do premiê israelense por corrupção começará em janeiro
Inundações na Índia e Nepal deixam quase 4 milhões de desabrigados
Menos uma para dividir o mercado brasileiro?
BRASIL
Não estranhe, mas hoje a notícia dessa seção não é sobre política ou a situação da COVID-19 no Brasil, mas sim sobre o segmento de telefonia no país. Talvez te surpreenda, mas há 98,46% de chance da sua operadora de celular ser Claro, Vivo, Tim ou Oi. Nesse fim de semana, no entanto, as três primeiras fizeram uma proposta para comprar, de forma conjunta, a operação móvel da Oi.
Backstory: a Oi está em processo de recuperação judicial desde 2017. Os resultados da empresa não estão bons, prova disso é o prejuízo líquido de R$ 6,2 bilhões registrado no 1T do ano.
O valor da oferta não foi divulgado, mas as companhias afirmaram que ela foi baseada na análise de dados e informações disponibilizadas sobre o negócio. A Oi estabeleceu um preço mínimo de R$ 15 bilhões pelos seus ativos móveis.
O comunicado divulgado pelas três operadoras menciona que se o negócio for concretizado, cada uma das interessadas receberá uma parcela do acordo. Para a Claro, a Vivo e a Tim, a compra da Oi agregará valor para seus acionistas, possibilitando maior crescimento. Com o mercado já controlado pelas poucas empresas, a única forma de crescer é comprando a concorrente.
No começo de julho, o presidente da Oi disse que a empresa não seria fatiada, mas que venderia as operações não essenciais, como data centers e torres de transmissão. Vamos aguardar e ver se é a hora da Oi como conhecemos dizer “tchau”.
O que mais foi destaque no país?
Brasil tem 1.371.229 recuperados de COVID-19, 2.098.389 casos confirmados e 79.488 óbitos
Dias Toffoli sofre queda e está em observação em hospital de São Paulo
Desembargador do “decreto não é lei” é intimado pela Corregedoria Nacional de Justiça
Seu nuggets nunca mais será o mesmo
TECNOLOGIA
Esqueça tudo que você já sabe sobre comidas industrializadas. O KFC quer levar as coisas para um outro nível. A tradicional rede do Colonel Sanders, conhecida pelos frangos fritos crocantes se juntou a empresa russa 3D Bioprinting Solutions para imprimir carne de frango. Sim, vale até repetir… Imprimir carne de frango.
É sério? Não só sério como comercialmente estratégico. A idéia da marca elaborar a “carne do futuro” surgiu em resposta à crescente demanda e popularidade por alternativas à carne tradicional. O primeiro nuggets produzido em laboratório do mundo é ecologicamente correto e a promessa é que o sabor e textura sejam bem próximos do famoso “Kentucky Fried Chicken”.
A proposta de bioimpressão pretende reduzir os impactos ao meio ambiente, pois diminui os gases de efeito estufa e o consumo de energia em comparação com os métodos tradicionais.
Como os franguitos serão produzidos apenas com células animais, sem precisar do animal em si, a medida reforça a cultura mais humana e “verde” da empresa, que foi o primeira, na cadeia de fast food, a testar um produto de frango à base de plantas.
Impresso é diferente de vegetariano… O processo de bioimpressão usa material animal, portanto, os frangos impressos não são essencialmente vegetarianos. Ele possui exatamente os mesmos microelementos que o produto original, mas exclui vários aditivos usados na avicultura tradicional, criando um produto final mais limpo. Vai um baldinho aí? risos.
O que mais é destaque em tecnologia?
A diversidade no plano de metas das empresas
MERCADO
A sexta-feira terminou com o anúncio de que a XP Inc. se comprometeu a ter 50% de mulheres em todos os níveis hierárquicos, até 2025. O novo desafio de Guilherme Benchimol, fundador da XP, foi surpreendente, já que atualmente o quadro da empresa é composto por apenas 22% de mulheres.
Vejamos algumas medidas práticas implementadas para tirar o atraso:
Aumento da licença-maternidade e paternidade;
Mentoria de carreira para mulheres;
Revisão de políticas internas com ajuste da nomenclatura das vagas;
Parcerias para desenvolvimento de mulheres e suporte à inclusão;
Treinamento para realização de processos seletivos com mulheres.
A novidade é uma das maiores conquistas do mercado financeiro em relação à equidade de gênero. Derrubar as barreiras ainda existentes contra as mulheres nesse setor significa também mais empoderamento das finanças femininas, que é uma ferramenta de liberdade.
Não é só a XP: 14 empresas assinaram um documento se comprometendo a ter 30% de mulheres na liderança até 2025 ou 50% até 2030. São elas: SAP Brasil, Blend Edu, Eletrobras, Falconi, Fundação Dom Cabral, Furnas, Inoar Cosméticos, Manfrim, Stocche Forbes, Grupo Boticário, Uber, Talenses Group, VLI e Pepsico.
E por falar em diversidade nos cargos de chefia… A Uber também prometeu, na última semana, dobrar a liderança negra da empresa até 2025. Esse seria um objetivo mensurável para atender aos pedidos por justiça racial trazidos nesse ano. Apenas 9,3% dos funcionários da Uber são negros, e quanto aos líderes, são apenas 3,3%.
Reforma tributária no radar da semana
ECONOMIA
Depois de fechar a semana bem, com ânimos renovados após o Ibovespa atingir a marca dos 102 mil pontos, nessa nova semana que se inicia, nossos queridos investidores-leitores devem ficar atentos à pauta mais esperada pelo mercado: a reforma tributária.
A reforma, que será dividia em 4 fases, terá a primeira entregue ao Congresso na terça-feira, como já antecipou Paulo Guedes. Segundo o ministro, o governo irá propor a unificação do PIS e da Cofins em um único imposto. Na prática, o texto pretende juntar impostos federais e estaduais por meio da criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual.
Além do cenário nacional: no exterior, o que está no radar são as discussões na União Europeia sobre pacote de ajuda à zona do euro e encontro de ministros do G-20 deve agitar os mercados com possíveis novidades.
Nos Estados Unidos, os holofotes ficam divididos. O mercado deve reagir a entrevista de Donald Trump à Fox News acerca das eleições, depois de Biden assumir vantagem nas pesquisas. Por outro lado, os resultados das gigantes Tesla e Microsoft, que devem sair até sexta-feira, certamente irão agitar os índices americanos.
Desemprego deve bater recorde no 3º trimestre e atingir 15 milhões
Mais de 20 milhões de americanos devem ser despejados até setembro
Comunidades carentes adotam moedas próprias para comércio local
boa semana!
O the news 📬 é sua newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Sempre de segunda a sexta! É só conferir seu e-mail.