segunda temporada
bom dia. seria 2021 apenas a segunda temporada de 2020? risos. as “páginas” de história nunca tiveram tanto assunto de uma só vez. pegue seu café e vamos para mais uma edição.
Nós adiantamos que ontem a coisa seria séria
MUNDO
06/01/2021. Em poucas palavras: na tarde de ontem, apoiadores de Trump invadiram o Congresso americano para impedir que os legisladores formalizassem a vitória de Joe Biden. Um dia histórico.
Nem precisaríamos dizer porque isso é relevante… Não se trata da reunião de condomínio do seu prédio, estamos falando da maior economia do mundo e uma das mais sólidas democracias.
O dia de ontem mostrou a fragilidade até mesmo nos EUA, abrindo precedente para que situações parecidas aconteçam em outros países com instituições mais vulneráveis.
A invasão, chamada de terrorismo doméstico por grandes líderes, realça também como o que Trump diz tem poder.
Os órgãos fiscalizadores americanos não encontraram nenhuma comprovação de fraude até o momento. No entanto, na #MarchForTrump, que aconteceu na parte da manhã, Trump fez um discurso para a multidão e disse que não cederia.
Se ele imaginava que a invasão poderia acontecer, não sabemos, mas parte de seus apoiadores se viu na obrigação de impedir que outro candidato tomasse seu lugar.
Depois que os manifestantes entraram no prédio do Congresso, Trump foi à TV e pediu para que seus apoiadores saíssem dali.
Houve vítimas? Sim. Uma mulher foi baleada e morreu. Além disso, 13 pessoas foram presas. A Guarda Nacional, com quase 1,1 mil soldados, entrou em cena e retirou todos os manifestantes do prédio e foi declarado toque de recolher em Washington.
Mike Pence, o vice-presidente e o responsável por conduzir a oficialização de ontem, disse antes da interrupção que seu papel ali era simplesmente cerimonial.
Há quem diga ser contraditório que republicanos invadam e depredem o prédio do Congresso, já que o grupo foi firme nas críticas à violência dos protestos após a morte de George Floyd.
Uma das perguntas foi: o que teria acontecido se os invasores fossem todos negros?
No final das contas, os congressistas se reuniram ontem à noite, outra vez e em segurança, para recontar os votos e confirmaram a vitória de Joe Biden nas eleições americanas de 2020.
Pra fechar, Trump postou o tweet acima. Aos que não entendem inglês muito bem, o presidente se rendeu como já esperávamos: sem dar o braço a torcer. Clássico de sua personalidade.
Já falamos muito, mas imagens são sempre importantes e, nesse caso, essenciais para entender o que aconteceu.Separamos as mais relevantes para vocês, é só clicar.
Até onde as redes sociais podem ir?
TECNOLOGIA
Em tecnologia, o assunto foi o mesmo. Várias plataformas tiveram que fazer algo a respeito de todo o conteúdo veiculado sobre a invasão ao Congresso americano.
Twitter: Trump postou um vídeo reafirmando a fraude nas eleições e pedindo para que os manifestantes voltarem para casa. O tweet foi restringido e depois removido, devido ao “risco de violência”. Depois disso, a conta de Trump foi bloqueada por 12 horas e poderá ser permanentemente suspensa.
Facebook: o mesmo vídeo foi postado na rede de Zuckerberg e também removido, depois de declararem “situação de emergência”. O medo era que o vídeo inflamasse mais uma vez os manifestantes, já que Trump reiterou que a eleição foi roubada.
Youtube: no YouTube, ocorrem várias transmissões ao vivo do acontecimento. Tanto de grandes canais, como ABC e The Washington Post, como de canais pró-golpe, com comentários como: “hora do golpe”. Algumas transmissões até monetizaram com a audiência.
Já entendemos a importância das redes sociais na política. A preocupação das plataformas com isso cresce a cada dia, o que pode, por um lado, evitar a desinformação e, por outro, prejudicar a liberdade de expressão. E aí?
O que mais foi destaque em tecnologia?
Novo dia, mesma história
BRASIL
Por aqui, seguimos na novela do coronavírus: vacinas, casos, mortes, quarentena…
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem que a vacinação começará no Brasil em janeiro e que exportaremos a vacina para países da América Latina.
Depois da fala de Bolsonaro de que os fabricantes de seringas estavam aumentando os preços e que as compras foram suspensas, Pazuello afirmou que temos a quantidade suficiente de seringas e agulhas para começar a vacinar.
Segundo o Ministro, todos os estados e municípios vão receber vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional à população — sem preferência.
Bolsonaro assinou uma medida provisória que prevê medidas excepcionais para compra de vacinas, insumos e outros serviços para a vacinação.
A MP também autoriza a Anvisa a liberar a importação e a distribuição de qualquer vacina autorizada pelas agências internacionais dos EUA, UE, Japão, China e Reino Unido. Ah, vale dizer que a Anvisa recebeu os dados complementares da fase 3 da vacina de Oxford. Oooooh yeeeees….
Enquanto isso… Em São Paulo, Doria afirmou que a vacinação vai começar no dia 25. Já em Belo Horizonte, o prefeito decidiu fechar novamente o comércio da cidade, a partir de segunda, voltando à estaca zero.
Com as 1.242 mortes registradas ontem, somamos 198.974 óbitos pela COVID-19.
O Google consegue adivinhar suas metas para 2021?
NEGÓCIOS
Vamos ver… O Google apontou as principais tendências dos brasileiros para 2021. Vale ressaltar que 19% desses adiaram para esse ano os planos que tinham para 2020.
Em primeiro lugar, com 35%, está cuidar da saúde. Pandemia né…
Com 29%, vem a mudança de residência. Com tanto tempo em casa, vimos como é necessário priorizar onde vivemos. Atenção corretores de imóveis, arquitetos, decoradores e engenheiros.
Começar a estudar está no plano de 19% da população. Os cursos online já estão pipocando por aí e, ao que tudo indica, vão encontrar demanda. Além disso, 24% deseja comprar um automóvel.
Para ficar de olho: quem deseja empreender precisa, antes de mais nada, entender o que as pessoas querem e precisam. Antes de lançar um produto ou serviço, entenda o comportamento e as tendências de mercado do momento.
A culpa não foi nossa
ECONOMIA
Ontem foi mais um dia em que ficou claro como as notícias macroeconômicas incentivam o mercado. O dia estava sendo positivo para o Ibovespa, que chegou até mesmo a bater sua máxima histórica.
No entanto… A instabilidade política americana gerou nervosismo nos investidores, que devem ter tido a mesma expressão que nós ao ver a notícia pela primeira vez: “WHAT?”O índice caiu 0,23%, a 119.100 pontos.
Além disso, a vitória dos dois senadores democratas na Geórgia, que deu controle ao partido no Congresso, foi outro fator de peso.
Agora, tanto a Câmara, quanto o Senado e obviamente a presidência, têm maioria democrata. Isso pode significar a aprovação de mais propostas como aumento de impostos e combate ao monopólio de empresas, o que traz medo ao mercado.
🇧🇷 Para o Brasil, analistas pensam que isso pode não ser tão ruim. Com uma política mais intervencionista nos EUA, pode ser que os investidores americanos mandem seu dinheiro para países emergentes — que é o nosso caso.
Já que falamos tanto dos EUA na edição de hoje, não poderíamos deixar o dólar de lado. A moeda do país subiu 0,8%, a R$ 5,30.
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.
Até amanhã, às 06:06
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.