

Discover more from the news
dê valor...
bom dia. se vocês soubessem o quanto é desafiador escrever esses subtítulos, vocês seguiriam o @thenews.cc no instagram agora mesmo. indiretas, a parte, seguir é grátis... dar unfollow também. vamos?
O exemplo estava aqui do lado
MUNDO

Nosso foco no Hemisfério Norte durante a pandemia nos fez esquecer dos nossos vizinhos, sendo que um deles foi um exemplo fora da curva no combate ao vírus. O Uruguai tem conseguido manter índices baixos de casos de COVID-19, apesar de não ter declarado quarentena obrigatória ou exigido o uso de máscaras em seu território. Por lá, são apenas 797 casos confirmados e 22 mortes, sendo que todos os que vieram a óbito apresentavam problemas crônicos de saúde. O que o país fez?
No dia 13 de março começou a quarentena no Uruguai, com apenas 4 casos. O governo fechou fronteiras, suspendeu voos, aulas, cultos religiosos e eventos. Contudo, ao contrário dos países vizinhos, o Uruguai permitiu que o comércio continuasse aberto, com exceção aos shoppings.
Proteção à população de risco. No setor público, pessoas com problemas de saúde e na idade de risco para a doença receberam licença. Nos asilos, foi intensificada a vigilância e a realização de testes nos idosos e funcionários.
Mesmo não sendo obrigatório, a maioria das pessoas preferiu ficar em casa e muitos comerciantes optaram por não abrir. Pesquisas apontaram que mais de 90% dos uruguaios acataram a recomendação de ficar em casa.
Corte no salário dos políticos. O país criou o Fundo Coronavírus, a partir do corte de 20% dos salários do presidente, de ministros, legisladores e outros funcionários do setor público. Com o fundo, foram reforçados recursos para o combate ao vírus.
Boa infraestrutura do sistema de saúde. Quase 100% da população têm acesso à água potável, o que possibilita a orientação básica de higienização contra o vírus. O sistema de saúde uruguaio é bem organizado, sendo os setores públicos e privados integrados. O país conta ainda com a forte presença de "médicos de família", que atendem à domicílio.
O governo multiplicou a vacinação contra a gripe para evitar o congestionamento na rede hospitalar. Além disso, criou também um aplicativo para ajudar as pessoas com sintomas a decidirem sobre procurar ou não ajuda médica e, enquanto as medidas para evitar a proliferação do vírus eram implantadas, o governo ampliou a quantidade de leitos em 50%.
Os resultados do país levaram o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, a anunciar o retorno às aulas presenciais a partir de junho, depois de dois meses de paralisação. A decisão de permitir o retorno das crianças ao colégio cabe, no entanto, aos pais e responsáveis. Recentemente, esportes como tênis voltaram a ser praticados.
Apesar do sucesso, o ministro da Saúde do país exala humildade ao dizer que não há motivos para celebrar os bons resultados do combate à pandemia no Uruguai. Para ele, ninguém pode dizer que ganhou a batalha, pois estão todos em permanente estado de alerta. Mesmo assim, medalha de ouro para o país. Ainda dá tempo de copiar a estratégia?
O que mais você precisa saber no cenário mundial?
EUA antecipam suspensão de viagens do Brasil, medida começa hoje
Primeira-ministra da Nova Zelândia é surpreendida na TV com terremoto
COVID-19 por aqui
BRASIL

Com o arrefecimento das questões políticas no país, podemos voltar àquilo que realmente merece nosso foco: a pandemia. Como dito ontem pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, os efeitos do vírus ainda não foram vistos nas cidades do interior, mas acredita-se que a diminuição do volume de casos nas capitais fará com que a estrutura das metrópoles seja usada para receber os casos das menores cidades.
Recuperados: 153.833 | Casos confirmados: 374.898 | Mortes: 23.473
Nas maiores capitais do Sudeste, onde o vírus chegou primeiro, as medidas de isolamento ainda vigoram, mas estão perto de serem flexibilizadas. Vamos lá:
Na selva de concreto, ogovernador de São Paulo, João Doria, disse na tarde desta segunda que não pretende decretar ‘lockdown’ por agora, e ainda afirmou que a partir de 1º de junho deverá adotar a "quarentena inteligente", quando as medidas de isolamento variarão dependendo de cada região do estado.
Já o prefeito da Cidade Maravilhosa, Marcelo Crivella, declarou ontem que as medidas atuais de isolamento vão permanecer essa semana, mas poderão ser afrouxadas no início de junho. Crivella, que também é Bispo licenciado da Igreja Universal, decidiu também incluir as igrejas na lista de serviços essenciais.
Brasília não está no Sudeste, mas não quer deixar os noticiários. Ontem, a Secretaria-Geral da Presidência informou que Moro realmente não assinou a exoneração de Valeixo, como publicado no Diário Oficial. O Planalto explicou que publicar o nome do ministro no documento é algo costumeiro, e que a assinatura física só é colhida depois. Ainda sobre a acusação de SM, Bolsonaro divulgou uma nota ontem negando interferência política na PF e dizendo acreditar no arquivamento natural do inquérito.
Além disso, o que mais foi destaque no país?
Senado convoca Weintraub a explicar falas em reunião ministerial
Amazonas lidera lista no pior desempenho no combate à COVID-19
Medida Provisória que cria cargos em comissão na PF é aprovada pelos senadores
Com quem ficarão os 10% de gorjeta?
TECNOLOGIA

Ansioso para saber como será o novo normal dos bares, cafés e restaurantes? Pois bem, em uma cafeteria em Daejeon, na Coréia do Sul, robôs já estão sendo usados para receber pedidos, fazer café e entregar bebidas aos clientes. A inovação, que vem para ajudar o cumprimento das regras de distanciamento, talvez já nos dê uma prévia do futuro do atendimento.
Bem, como funciona? O novo robô pode receber pedidos, fazer 60 tipos diferentes de café e servir bebidas aos clientes em seus assentos. Além de tudo, é extremamente rápido, um pedido de seis bebidas leva apenas sete minutos para ser preparado, e cordial. "Aqui está o seu café com leite de amêndoa, por favor, aproveite. É ainda melhor se você mexê-lo", é o que o robô barista diz quando o cliente pega sua bebida da bandeja.
Para o bom funcionamento do sistema, é necessário que as mesas sejam organizadas de modo que o robô se movimente livremente, algo não muito difícil, visto que agora as mesas precisam estar mais espaçadas. No estabelecimento onde está sendo utilizado, apenas um funcionário humano está presente. A máquina substituindo o homem mais uma vez.
Pode ser que o Brasil ainda esteja longe dessa realidade em termos de tecnologia, mas a inovação já indica que os ‘tablets’ usados por alguns restaurantes para a realização de pedidos estarão cada vez mais presentes. Infelizmente, é provável que os profissionais do segmento precisem se adaptar e dividir espaço com os novos gadgets.
Amazon inaugura abrigo em Seattle
VAREJO

A notícia é de varejo, mas poderíamos tranquilamente considerá-la filantrópica. Durante a pandemia, a Amazon abriu um enorme abrigo familiar em sua sede de Seattle, ocupando oito andares do prédio. Antes que se perguntem, há espaço suficiente para permitir o distanciamento social entre os sem-teto.
O ‘timing’ não poderia ter sido melhor. Com a pandemia, a população de rua está ainda mais vulnerável por não ter acesso a instalações sanitárias, dificultando a lavagem das mãos ou outras práticas de higiene básicas, que diminuem o risco de contágio. A ideia de ajudar não surgiu com a pandemia, já que a Amazon já havia reservado em maio de 2017 os oito andares de sua sede para receber o abrigo.
Apesar de ser operado por uma ONG local, a Mary's Place,a Amazon pagará pelos serviços públicos do abrigo, sua manutenção e segurança pelos próximos 10 anos, ou enquanto a Mary's Place precisar, além de cobrir o aluguel. A ONG ficará responsável por custear suas próprias operações, programação e equipe.
Quão grande? Até 200 pessoas podem se abrigar no local a cada noite, mas 75 pessoas podem ser inclusas durante emergências climáticas. Seis andares são reservados para os dormitórios, sendo dois exclusivos para famílias de crianças com doenças graves. A Amazon fornece aconselhamento jurídico gratuito aos hóspedes, oferecendo recomendações sobre questões de crédito, dívida, direitos de moradia e danos pessoais.
Além disso, os funcionários da Amazon são incentivados a ajudarem os ali abrigados, por exemplo, dando-lhes aulas de codificação, lendo para crianças ou fornecendo ajuda com currículos e entrevistas de emprego. A ideia é que os hóspedes adultos realizem três horas de tarefas por semana, sendo cada hora equivalente a 1.500 pontos. Esses pontos serão usados para comprar itens doados em uma espécie de mercado interno, incluindo alimentos e roupas. Jeff Bezos, nossos parabéns.
Voltaremos aos 100 mil pontos ainda nesse ano?
ECONOMIA

A última segunda-feira de maio veio para acalmar os corações dos investidores. Ontem, o Ibovespa fechou com alta de 4,25%, a 85.663 pontos, o maior nível do índice desde 10 de março. O dólar comercial, por sua vez, teve baixa de 2,08%, sendo cotado a R$ 5,45.
A quem o mercado deve agradecer? Primeiramente, à divulgação do vídeo da reunião ministerial, que acabou com a tensão de que seu conteúdo poderia comprometer a governabilidade do presidente. Ao contrário do que muitos esperavam, isso não aconteceu, e o futuro político do país não apresenta mais grandes incertezas. Além disso, os mercados internacionais se empolgaram com possíveis curas para o vírus e com a reabertura de diversas economias.
Projeções: os economistas do mercado financeiro revisaram para baixo suas projeções para o PIB, de uma retração de 5,12% para uma maior ainda, de 5,89%. O índice que representa a confiança do consumidor, medido pela FGV, mostrou um aumento de 3,9 pontos, atingindo 62,1 pontos. Foi a primeira alta desde o início da pandemia.
O touro está de volta. Não podemos deixar de mencionar que a Bolsa de Nova York reabre hoje suas atividades. O número de traders no local será de 1/4 da capacidade normal e todos serão separados por barreiras de acrílico. Embora a Bolsa física não seja mais tão importante com o comércio eletrônico, sua reabertura é um símbolo do retorno gradual de Wall Street.

até amanhã!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Amanhã tem mais! É só conferir seu e-mail.