para onde vamos...
bom dia! à luz de uma potencial crise econômica e de tudo que está acontecendo, queremos começar hoje com uma mensagem direta para aqueles que ontem trocaram as séries do netflix pelo EAD: força!
Miraitowa terá que esperar…
MUNDO
Nos últimos dias, um embate de opiniões estava dominando o adiamento ou a manutenção dos Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para o dia 24 de julho de 2020. Após quedar-se inerte e relutar um possível adiamento, no domingo o Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) disse que havia a possiblidade do adiamento. No mesmo dia, o Canadá anunciou que boicotaria os Jogos de Tóquio caso o evento não fosse adiado e ontem, a tradicional seleção americana de natação decidiu que não comparecerá aos Jogos em razão da pandemia do Coronavírus. Ainda assim, o Primeiro Ministro e anfitrião, ShinzoAbe, reiterou apenas a possibilidade e não um eventual cancelamento.
Diante da incerteza, o membro mais antigo do COI, Dick Pound, decidiu se pronunciar e revelou em entrevista ao jornal americano USA Today que a decisão de adiar as Olimpíadas já foi tomada e deverá ser anunciada em breve.
O comitê organizador de Tóquio-2020 ainda não se pronunciou oficialmente, mas ao que tudo indica o mascote Miraitowa e todos os amantes do esporte terão de esperar.
O raio cai duas vezes no mesmo lugar: Até hoje, os Jogos Olímpicos só foram cancelados em três oportunidades e, believe or not, Tóquio-1940 foi uma delas. Talvez por isso as autoridades Japonêsas estejam resistentes em declarar de uma vez por todas o adiamento. Bom… Se não por isso, um outro motivo da resitência pode ser o impacto econômico de um possível adiamento ou até mesmo cancelamento (para os mais pessimistas). Estima-se que o país tenha investido mais de 1 trilhão de yens (cerca de R$ 45 bilhões), valor sete vezes maior do que o orçado inicialmente.
Por falar em esporte: Rudy Gobert, jogador profissional da NBA pelo Utah Jazz, o primeiro dentre os atletas da liga a ser diagnosticado com o COVID-19, alertou a comunidade de médicos para um novo sintoma decorrente da infecção pelo coronavírus.
O pivô, ao se pronunciar, chamou atenção de outras personalidades infectadas que consideraram a perda de olfato e paladar como uma reação comum aos que testaram positivo e pode auxiliar na identificação de outras pessoas contaminadas.
Jair voltou atrás e os números preocupam
BRASIL
Após edição da Medida Provisória na noite de domingo, o presidente Jair Bolsonaro foi duramente criticado pela comunidade de juristas e políticos em relação ao trecho da MP que permitia a suspensão do contrato de trabalho sem contraprestação.
O ato de revogação foi publicado ainda na parte da manhã de segunda e o presidente anunciou em suas redes sociais: "Determinei a revogação do art.18 da MP 927, que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses sem salário".
Enquanto isso, o número de casos no Brasil se aproxima dos 2 mil e o número de óbitos chega a 34, dos quais o do homem de 33 anos foi a morte mais jovem registrada no país. Pela curva de evolução, os casos no Brasil dobram a cada dois ou três dias.
Braço direito de Dória no combate a pandemia testou positivo: O médico Davi Uip, Coordenador do Centro de Contingência do estado de São Paulo, contou que acordou com febre baixa e tosse e fez o exame, que deu positivo. Ele está em casa isolado e ficará assim pelo próximos 14 dias. João Dória fez o exame e aguarda o resultado.
O baile continua, o culto também: Durante o final de semana foram mais de 10 denúncias contra a aglomeração de pessoas feitas no cidade de São Paulo, dentre eles “pancadões” ou bailes funk e um culto evangélico.
Entediado com a quarentena? Conheça a rotina de um astronauta
ESTILO DE VIDA
Uma semana não é nada. Se você já apresenta sintomas de tédio e solidão com o isolamento causado pelo coronavírus, imagine que um astronauta norte-americano passou 340 dias confinado dentro de uma Estação Espacial Internacional no espaço, à serviço da “One Year Mission” que tinha como objetivo ajudar pesquisadores a entenderem como o corpo humano reage a voos espaciais de longa duração.
Em entrevista, o astronauta disse: "Quando eu ia dormir, eu estava no trabalho. Quando eu acordava, eu ainda estava no trabalho". Qualquer semelhança é mera coincidência com o seu home office. risos. Separamos três dicas de Scott Kelly para te ajudar na sua “Corona Mission”:
Planeje o seu dia: O astronauta fez isso todos os dias durante a viagem e suas atividades eram milimetricamente planejadas desde a hora que acordava até a hora de dormir;
Tenha um hobby: Essa foi outra dica de Scott Kelly que afirma ter lido bastante durante o período;
Comece um diário: Astronauta até se tornou um autor depois que retornou à Terra ao escrever o livro "Endurance: A Year in Space, a Lifetime of Discovery”. Talvez você não escreva um livro durante a quarentena, mas screver é sempre uma boa ideia.
Por falar em rotina na quarentena: Milhares de estudantes brasileiros iniciaram ontem um streaming diferente. Após um final de semana repleto de séries e filmes, muitos jovens tiveram sua primeira experiêcia com o EAD (Ensino à Distância) para manter o cronograma acadêmico em dia. Bom… Ao menos esse streaming não deve ter sua qualidade reduzida pelo congestionamento da rede como o Netflix, Disney+ e Youtube. risos. (Piada interna da newsletter de ontem.)
O show não pode parar…
ENTRETENIMENTO
A quarentena é para todos. Em meio ao confinamento, uma ideia genial foi compartilhada por uma estrela do rock. Jon Bon Jovi escreveu a primeira parte de uma música e pediu aos fãs que continuem a composição com ele, contanto suas próprias histórias vividas nessa pandemia do novo coronavírus.
O cantor compôs a primeira parte da música e o refrão e deixou a parte final para que as pessoas enviem suas próprias experiências, em mensagens marcadas pela hasthag #DoWhatYouCan. O astro disse: “Diga-me como está se sentindo, diga-me o que está te machucando, fale sobre a formatura do ensino médio que será cancelada. Fale sobre o baile que você talvez não tenha. Sobre o bebê que está chegando.”
A mensagem foi dita no último domingo no vídeo postado nas redes sociais do grupo Bon Jovi, que teve seu tecladista, David Bryan, testado como positivo para a COVID-19.
O show não pode parar: Diversos artistas promoveram “shows virtuais” por meio das redes sociais na última semana para manter o público entretido durante a quarentena. O “recorde de público” é do DJ D-Nice que no sábado a noite tomou conta da internet e contou com a presença de Rhianna, Alicia Keys, Oprah, Steph Curry e Michelle Obama em sua live promovida no Instagram.
Se o lockdown durar muito, é perigoso produtores de eventos começarem a cobrar por isso. risos.
A conta fecha?
ECONOMIA
Após fechamento do comércio e da paralisação do país para conter a curva do coronavírus, grandes empresários brasileiros indagam se o Brasil pode parar desta maneira.
Depois de Luciano Hang afirmar que vão morrer mais pessoas do coração do que pelo coronavírus, foi a vez do empresário Junior Durski, dono da rede de restaurantes Madero, compartilhar sua visão sobre o momento: “As consequências que teremos economicamente no futuro vão ser muito maiores do que as pessoas que vão morrer agora com o coronavírus". O empresário ressaltou que caso os controles sobre os setores não essenciais continuem, o número de desempregados no Brasil vai saltar para até 30 milhões no próximo ano.
Luiza Helena Trajano do Magazine Luiza também se posicionou: “Após superarmos a fase de isolamento, que é necessária, sem dúvida, o que me preocupa muito é o quadro que iremos enfrentar na economia.”
Além dessas três figuras, nesta segunda o mundo viu alguns especialistas começando a se questionar sobre o impacto econômico de uma possível crise global, reflexão que provocou, inclusive, posicionamento de Trump que disse pretender “reabrir” o país americano em breve.
O que mais movimentou a economia:
Presidente da Bolsa de NYC vende expressivas ações dias antes da crise
Apple deixa de valer $1 trilhão com o coronavírus
OBRIGADO!
O the news, um braço do #EMCONSTRUÇÃO, tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos nesse ponta pé inicial.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Amanhã tem mais! É só conferir seu e-mail.