vê se pode
bom dia. ontem foi dia do advogado e nós não dissemos nada aqui a respeito. adivinha o que aconteceu? sim, exatamente. eles reclamaram. vem de processinho. risos.
Sputnik V seria a salvação?
MUNDO
Um dia histórico? É essa a pergunta que todos estão fazendo em relação à vacina anunciada pela Rússia. Confiável ou não? Ontem, o presidente Vladimir Putin oficializou em público que o país registrou a primeira vacina contra COVID-19, enfatizando que a imunização em massa da população começa em outubro. A vacina foi batizada de Sputnik V.
Soa familiar ou te remete a alguma coisa que estudou no colégio? O nome é uma homenagem ao primeiro satélite artificial a orbitar em volta da Terra — um feito da então União Soviética no auge da Guerra Fria.
Por que não ouvimos falar sobre ela antes? Pouco se ouvia falar sobre a Sputnik V, porque, de fato, as pesquisas russas não estavam entre as mais avançadas, e não tinha nem dois meses de testes em humanos. Autoridades alertam para os riscos de não ser eficaz e até mesmo de efeitos colaterais posteriores raros.
Dois lados da moeda: Por um lado, o anúncio de Putin sobre a aprovação regulatória para a primeira vacina despertou preocupação. Para os mais otimistas, no entanto, já existem interessados em pelo menos 20 países.
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse em alto e bom tom que quando a vacina chegar, ele será primeiro a tomar e fará isso em público. Coragem ou desespero?
O que mais foi destaque?
Joe Biden anuncia Kamala Harris, senadora negra, como sua vice
China pede aos Estados Unidos que parem supressão contra Huawei
O que você precisa saber no cenário nacional hoje 🇧🇷
BRASIL
Na seção brasileira de hoje, vamos te dar um briefing geral do que está movimentando as principais manchetes do país.
1) Paraná anuncia acordo com a Rússia para produzir a Sputnik V no Brasil. A ideia é que o governador do estado assine um convênio com os russos hoje por meio do embaixador no país. O próximo passo é validar o protocolo com a Anvisa, para que a agência brasileira libere a realização dos testes em massa.
2) Estado de SP registra 420 mortes por coronavírus em 24 horas. Este é o segundo maior valor diário (434 em Junho) desde o início da pandemia, mas alguns números indicam que a cidade pode estar se aproximando da famosa imunidade de rebanho.
Foram analisadas 1.470 amostras de sangue de moradores de 12 residências sorteadas em todos os bairros de São Paulo — ou 115 setores censitários, para os mais detalhistas. A conclusão? Uma estimativa de que, pelo menos, 17,9% dos que vivem na cidade já tenham anticorpos contra o coronavírus.
3) Espírito Santo identifica anticorpos de coronavírus 15 dias antes do primeiro caso oficial. No dia 11 de fevereiro, foi identificada amostra no material biológico de uma paciente que doou sangue em Guarapari e não havia viajado para o exterior.
4) Salim Mattar, secretário especial de Desestatização e Privatização, e Paulo Uebel, secretário de Desburocratização, pedem demissão de seus cargos. Pelo que foi indicado pelos dois, ambas as pautas foram deixadas de lado.
5) Donald Trump disse que pode impor tarifas a produtos brasileiros, caso o governo não reduza as tarifas impostas ao etanol importado dos EUA. Questionado, o presidente americano não especificou quais seriam os produtos, nem quando fará isso, mas disse que seria uma forma de equalizar a balança tarifária entre os países.
Funcionários ou trabalhadores independentes?
TECNOLOGIA
Nessa semana, um juiz da Califórnia tomou uma decisão que coloca em cheque o modelo de negócio da Uber no estado e, quem sabe, no mundo todo. Foi decidido que a Uber e o Lyft terão de tratar seus motoristas como funcionários, não mais como contratados independentes — freelancers.
De novo? Não é a primeira vez que uma decisão judicial vai contra os aplicativos de transporte. No entanto, a pandemia deixou os motoristas na mão e com os ânimos exaltados, assim como os juízes.
As empresas foram processadas em razão de uma nova lei trabalhista, aprovada no início do ano, que exige que os trabalhadores do setor recebam os mesmos benefícios que empregados, como seguro saúde e licença médica.
A relevância: a classificação dos motoristas como funcionários devastaria os negócios das companhias, que embora gigantes, mal geram lucro. Esses aplicativos têm como base a jornada flexível, sem vínculo empregatício.
Então, o que levou a decisão? A reivindicação é que a maioria dos motoristas trabalha tanto tempo no aplicativo que aquilo se torna quase uma jornada de trabalho. Quando uma pandemia vem, eles não têm seguro de saúde ou qualquer benefício da empresa.
Em novembro, os eleitores da Califórnia decidirão o futuro dos motoristas no estado, em uma iniciativa eleitoral para classificá-los como motoristas terceirizados ou funcionários. O tema é realmente complexo.
Não vai ser fácil assim… A Uber e o Lyft anunciaram que contestarão o veredito, já que a decisão pode forçá-los a encerrar suas atividades no estado. A Uber diz que, com mais de 3 milhões de californianos desempregados, o que deveria ser feito é criar mais trabalhos, não fechar uma indústria inteira.
O que mais foi destaque em tecnologia?
Com forte alta, Tesla anuncia desdobramento de ações de 5 por 1
Ex-COO do Pinterest processa a empresa por discriminação de gênero
“São seus olhos…”
NEGÓCIOS
Às vezes, precisamos falar o óbvio: as vendas de batom estão diminuindo e as de produtos para os olhos aumentando.
As vendas da Amazon de produtos para os lábios caíram 15%. Enquanto isso, de acordo com a Kantar, a procura por maquiagem para os olhos cresceu 204%.
O motivo? Dessa vez não o coronavírus em si, mas as máscaras. A beleza do novo normal só vale do nariz para cima e, com isso, a L'Oréal anunciou planos para dobrar os produtos de maquiagem para os olhos.
Tutoriais de beleza no YouTube e no TikTok, inclusive, já ensinam maquiagens para fazer usando máscaras. No TikTok, a hashtag #MaskMakeup tem mais de 53 milhões visualizações.
Visão macro: há previsões de que o mercado global de beleza, atualmente avaliado em US$ 500 bilhões, diminuirá de 20 a 30% em 2020. Enquanto isso, as vendas de cuidados com a pele crescem, já que muitos viram o aumento de espinhas causadas pelas máscaras, as “masknes”. Vocês perceberam?
Fun story: o presidente da Estée Lauder — dona de marcas como MAC e Clinique — criou em 2001 o “índice do batom”. Segundo ele, em períodos de dificuldade econômica, as vendas de batom sobem, pois as mulheres recorrem a pequenos luxos acessíveis. Dessa vez, ele acredita num 'índice de rímel' ou 'índice de esmalte'. risos.
Rombo fiscal à vista?
ECONOMIA
Nesta terça-feira, o Ibovespa fechou em queda de 1,23%, a 102.174 pontos. Se na segunda subimos com uma mãozinha dos EUA, ontem nós caímos e o que nos puxou foram as questões fiscais brasileiras.
É possível que o governo estenda o estado de calamidade até 2021, para não ter que cumprir a meta de déficit primário, o teto de gastos e a regra de ouro. A perspectiva não é nada boa, sendo um aprofundamento do rombo fiscal.
Além disso, a incerteza é outro ponto que preocupa os investidores. Todo o cenário brasileiro depende da dinâmica de juros e de confiança. A flexibilização da quarentena, sem uma tendência de forte queda de novos casos, gera incerteza no mercado, que não consegue prever o que vem pela frente.
A queda não foi só por aqui. Wall Street também fechou no vermelho com o anúncio de uma vacina pela Rússia, além da queda das ações de tecnologia, com correção de ganhos a cada nova informação da disputa entre EUA e China envolvendo o TikTok. O dólar, inclusive, caiu 0,92%, sendo cotado a R$ 5,41.
O que mais foi destaque no âmbito econômico?
Alto preço da soja brasileira leva China a comprar grãos dos EUA
Produção industrial cresce em 14 dos 15 locais pesquisados em junho
boa quarta e até amanhã!
O the news 📬 é sua newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Sempre de segunda a sexta! É só conferir seu e-mail.