olhe para seu pé
bom dia. será que vamos conseguir voltar a trabalhar de sapatos? depois de aproximadamente 50 dias trabalhando de pés descalços, seria errado dizer que algo mudou para melhor?
Hoje só dá Europa
MUNDO
As principais notícias do dia vêm da Europa. Pesquisadores holandeses, da Universidade de Utrecht, divulgaram ontem que encontraram um anticorpo capaz de neutralizar o coronavírus, o 47D11. Os cientistas avaliaram 51 tipos de anticorpos diferentes baseando-se no genoma do vírus Sars, que é da mesma família do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Os anticorpos são proteínas produzidas pelo próprio corpo humano, capazes de reconhecer e neutralizar micro-organismos, como vírus e bactérias. São eles que lutam contra invasores como o novo coronavírus. Precisamos desse aliado.
Até o momento, os testes foram realizados apenas in vitro, mas agora os pesquisadores darão início a uma série de testes para descobrir se ele se comportaria nos humanos da mesma forma que se comportou em laboratório, e se não oferece risco à saúde. O 47D11 é um anticorpo humano, o que acelera o processo de testagem clínica para dar origem a uma vacina. Ainda não é a salvação do mundo, mas é uma baita notícia.
Enquanto isso, ainda em território europeu, milhões de pessoas já começam a retomar suas atividades. No entanto, parece que nem todos estão felizes com a aparência do "novo normal" (já deu dessa expressão, né?) e o futuro de um continente outrora vibrante começa a ser questionado.
Na Itália, iniciou ontem a “Fase 2 “ do plano de reabertura do país, e as empresas italianas se questionam sobre como sobreviverão frente às restrições, que embora atenuadas, continuam prejudicando o faturamento. Os espanhóis, por sua vez, podem fazer exercícios ao ar livre pela primeira vez em sete semanas, as barbearias alemãs já não conseguem atender a demanda para corrigir os erros de quem cortou seu cabelo em casa e o aumento do tráfego nas ruas da Grécia faz com que o país planeje receber turistas já neste verão. Dizem que sonhar grande faz bem, não é mesmo?
A pandemia deve estar com ciúmes da política brasileira
BRASIL
O cenário político brasileiro tem movimentado mais as manchetes do país do que a pandemia do coronavírus. Todo dia surge um rosto novo nos noticiários, e ontem, o nome que movimentou os veículos de informação foi o de Augusto Aras, procurador-geral da República. O que ele fez de relevante?
Primeiramente, Aras pediu ao STF que autorize novas diligências no inquérito que apura a suposta interferência de Bolsonaro na PF. Veja as quatro frentes do pedido:
Depoimentos de pessoas citadas por Moro em sua acusação. Dentre os 11 consultados estão o ex-diretor geral da PF, Maurício Valeixo, o delegado Alexandre Ramagem, a deputada Carla Zambelli e o ministro Braga Netto.
Recuperação de registros audiovisuais que comprovem a suposta tentativa de interferência. Aras solicitou o envio do conteúdo da reunião de Bolsonaro que confirmaria a denúncia de Moro de que fora cobrado, nesse encontro, a substituição do diretor-geral da PF.
Verificação das assinaturas do ato de exoneração de Maurício Valeixo. O pedido vem para esclarecer a negação de Moro acerca de sua assinatura no documento, que indica uma possível fraude na publicação.
Perícia nas informações obtidas a partir do celular de Moro. No último sábado, o ex-ministro ofereceu a PF dados de seu celular, além de um depoimento de mais de oito horas.
Além disso, ainda ontem, Augusto Aras solicitou ao Ministério Público do DF que sejam apuradas as agressões sofridas por repórteres e fotógrafos no último domingo, enquanto trabalhavam na cobertura de uma manifestação em apoio ao presidente. O Ministério da Defesa repudiou as agressões e disse que as Forças Armadas sempre estarão ao lado da lei e da democracia.
O que mais é destaque no país?
A Intel foi inteligente nessa?
TECNOLOGIA
Talvez você só conheça a Intel pelos processadores, mas a verdade é que a empresa de tecnologia é muito mais que isso. A propósito, por quê uma empresa de processadores compraria uma startup israelense de mobilidade por quase $1 bilhão de dólares? Foi exatamente isso que aconteceu ontem e talvez você até conheça o app adquirido, o Moovit.
No Brasil, o aplicativo é um dos mais utilizados para acompanhamento de transporte público e salva a vida de vários brasileiros que podem ter previsibilidade acerca da próxima parada do ônibus.
Mal de Israel? A aquisição relembra o que aconteceu com o Waze, uma empresa também israelense que o Google adquiriu por $1,3 bilhões de dólares em junho de 2013. O fato curioso é que o co-fundador do Waze, Uri Levine, que atuava como CEO na época e foi o único a recusar um cargo de Diretoria no Google após a venda, hoje atua como presidente do Moovit. Faro ou sorte? Na próxima venda já pode pedir música.
Por quê a Intel comprou? A Intel está investindo fortemente no segmento de carros autônomos e esse tipo de operação exige uma quantidade gigantesca de dados de trânisto, tais como padrões de mobilidade e fluxos para que funcione corretamente. A Intel já é detentora da Mobileye que fornece software, chips e hardware para um total de 70% dos carros autônomos e com essa transação, certamente estamos mais próximos de robôs nos levando para as aglomerações. risos. O foco principal da Intel é o mercado de “robôtaxis” ou táxis autônomos. Para a companhia, esse é um mercado que poderá mover, sozinho, US$ 160 bilhões até 2030.
O que mais é relevante em tecnologia?
Como vai o futebol?
ESPORTE
Que falta faz o futebol... O retorno aos gramados vem dividindo autoridades brasileiras. De um lado, o Ministério da Saúde defende o retorno sob o argumento de que a teletransmissão das partidas estimularia o confinamento, pois as pessoas ficariam em casa para assistir. Do outro, infectologistas, dentre eles a presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, consideram ser arriscada a retomada do esporte e afirmam que quando uma pessoa corre ou faz exercícios físicos, as gotículas ficam mais tempo no ar. O prefeito de Belo Horizonte foi um pouco mais incisivo quando afirmou: “Pensar em futebol agora é coisa de débil mental”.
A divergência também se encontra entre os clubes brasileiros. Enquanto já tem gente voltando, outros se recusam:
Após mais de 40 dias de atividades suspensas, hoje às 09:00, os jogadores do Internacional, testados ontem, voltam a treinar no CT do Parque Gigante. O rival Grêmio também deu início às atividades ontem;
Os clubes do estado de São Paulo, em comum acordo, decidiram não retornar ainda em reunião realizada e continuam sem data para retorno aos treinos. O Palmeiras, no entanto, voltará aos treinos por meio de videoconferências;
Em Minas, o que se sabe é que a previsão mais otimista prevê retorno apenas para o fim de junho. O Cruzeiro fez ontem sua primeira videoconferência para apresentação do novo técnico e o Atlético planeja retornar aos treinos apenas na segunda quinzena de maio.
No Rio, o triste destaque foi a morte por COVID-19 do massagista Jorginho, do Flamengo. No Ninho do Urubu outros oito funcionários já tinham sido informados que testaram positivo. O clube, que testou todos os jogadores, informou que não vai se posicionar sobre retorno até que se tenha o resultado oficial dos exames.
Por quê agora? A maioria dos clubes deu férias coletivas aos jogadores que se encerram no fim do mês de abril e o Campeonato Brasileiro deveria ter começado neste fim de semana. Ocorre que, as competições estaduais ainda não acabaram e a CBF já afirmou que essas têm que terminar antes, obrigatoriamente. Por enquanto, o que resta aos amantes do esporte são os VT's e aqui indicamos uma ótima lembrança, talvez o melhor jogo do futebol brasileiro, independente do seu fanatismo.
Aéreas em queda livre
ECONOMIA
Se o mês de maio é conhecido por seus dias ensolarados, para o mercado financeiro ele se iniciou sob forte neblina. O Ibovespa fechou nessa segunda-feira com queda de 2,02%, voltando aos 78.876 pontos. O dólar, por sua vez, subiu 1,55%, cotado a R$5,52.
O que causou a queda? O que pesou sobre a Bolsa Brasileira ontem foi o clima político, que segue tenso no âmbito nacional, principalmente fomentado pela participação do presidente em uma manifestação cujos participantes se opunham ao STF e ao Congresso. Segundo Rodrigo Maia, esse tipo de aparição estimula a saída de dólares do país. No exterior, a tensão entre EUA e China foi um ponto relevante, embora a bolsa americana tenha encerrado o dia com leve alta.
Gestores das companhias aéreas, apertem seus cintos. As três maiores quedas dessa segunda-feira foram da Gol, da Azul e da Embraer, com perdas de mais de 10%. As principais motivações são o balanço divulgado pela Gol para o 1T e o anúncio de Warren Buffett sobre o qual falamos ontem. Os investidores brasileiros parecem concordar com o Sr. Buffett acerca do futuro do setor, ao menos no curto prazo.
O que mais foi destaque no cenário econômico?
Ação da Petrobras cai 3% apesar do petróleo e Vivo sobe 5,8% com recomendação
Venda de veículos cai 75,9% em abril e leva a pior quadrimestre desde 2006
até amanhã!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Amanhã tem mais! É só conferir seu e-mail.