obrigado, 2020
bom dia. finalmente, o último dia do ano. nada como um bom ponto final, para o início de uma nova história. que seja belo, que seja grandioso e que seja o seu ano. mas antes, foco nas últimas horas...
Pra começar, aqui está tudo que você precisa saber hoje
MUNDO 🌎
Festividade tradicional da virada na Times Square poderá ser assistida online
Argentina legaliza o aborto para gestantes até a 14ª semana de gestação
BRASIL 🇧🇷
Após recusar pedidos do STF e STJ, Fiocruz nega ao TST reserva de vacinas
Brasil registra 1.224 novas mortes em um dia, maior número desde agosto
Pedido de autorização para testes da vacina Sputnik V é enviado
TECNOLOGIA 📲
Amazon faz aquisição importante no meio de podcasts e se prepara para competir com o Spotify em 2021
Boston Dynamics libera vídeo impressionante de seus robôs dançando
MERCADO 💰
Os últimos três meses do ano
Finalmente, pra fechar… O último trimestre. Quanta coisa vivemos e quanta coisa deixamos de viver. 2020 vai deixar uma grande marca na história. Assim como todos os outros meses de 2020, os últimos três não foram diferentes.
Desde uma declaração do Papa até uma descoberta importante na lua, aqui está tudo que você precisa se relembrar sobre os últimos meses.
Hoje, vamos seguir padrão que seguimos o ano todo: mundo, brasil, tecnologia, variadas e mercado financeiro (tudo em minúsculo, como de costume também…).
POTUS com COVID-19
MUNDO
Começamos o trimestre de olho na saúde de Trump. O presidente americano foi diagnosticado com a COVID-19 logo no início do mês de outubro e todos os holofotes se voltaram para as condições médicas do POTUS.
Diferentemente de Bolsonaro, Trump foi para o hospital e embora tenha experimentado algumas quedas significativas de oxigênio, ele recebeu dexametasona e alta dias depois.
Papa se manifesta sobre união homoafetiva
MUNDO
Ainda em outubro… “As pessoas homossexuais têm o direito de pertencer a uma família. Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou miserável por isso.”
Essas foram as palavras do Papa Francisco, a maior autoridade na Igreja Católica, que endossou que casais do mesmo sexo devem ser protegidos pelas leis da união civil — casamento — na linguagem mais clara possível.
O feito foi histórico porque, por anos, a Igreja condenou a união homoafetiva e ensinou que, apesar de as tendências homossexuais não serem pecado, os atos homossexuais seriam.
Protestos, plebiscito e Constituição
CHILE
Em outubro, o Chile foi marcado por vários protestos. Em um final de semana específico, o país foi marcado pela violência e pela destruição de duas igrejas históricas.
A comoção gira em torno de desigualdade social e falta de direitos fundamentais, incluindo o das mulheres. A Constituição chilena vigente ainda é uma herança da ditadura de Augusto Pinochet.
No dia 25 de outubro, os chilenos votaram a favor da escrita de uma nova constituição. Será um longo processo, que deve aparecer muito no the news no próximo ano.
Ataque terrorista na França
MUNDO
Já no dia 29, um ataque a faca deixou 3 mortos na Basílica de Notre-Dame em Nice, no sul da França, sendo uma das vítimas uma brasileira. O suspeito pelo atentado terrorista foi preso no mesmo dia.
A França passou por uma onda de ataques e protestos desde a decapitação de Samuel Paty, professor que mostrou uma charge de Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão, ainda em outubro.
Três presidentes em uma semana
MUNDO
Já em meados de novembro, o Peru passou por um momento pra lá de turbulento. Foram três presidentes em uma semana.
Até então, o presidente era Martin Vizcarra, que assumiu após seu antecessor renunciar, envolvido em um caso da Odebrecht.
Vizcarra sofreu impeachment, acusado de corrupção. Logo, Manuel Merino, Presidente do Congresso, assumiu.
Depois disso, o Congresso elegeu Francisco Rafael Sagasti como presidente interino do país.
Desde 1985, todos os presidentes peruanos foram acusados, investigados, detidos, presos ou destituídos por corrupção.
Eleições ilegítimas?
MUNDO
Ainda sobre política, no último mês do ano, uma declaração conjunta de diversos países foi divulgada, rejeitando os resultados das eleições legislativas na Venezuela.
Segundo o Conselho Eleitoral do país, a população votou no partido de Maduro, o Partido Socialista Unido da Venezuela. Com isso, todos os poderes do país são controlados pelo mesmo partido.
A oposição diz não existir condições justas para a disputa, afirmando fraude. Para vários países latino-americanos, EUA e UE, não se trata de um governo legítimo.
Eleições ou prova de resistência?
ELEIÇÕES AMERICANAS
Se os EUA são conhecidos pela eficiência, a contagem dos resultados das eleições presidenciais não foi bem assim.
O pleito aconteceu no dia 03 de novembro e apenas 4 dias depois a mídia declarou Biden e Kamala Harris — recém-vacinados — vitoriosos.
É importante dizer mídia, pois apesar do resultado no dia 07/11, foi só no dia 14 de dezembro que Joe Biden foi oficialmente eleito pelo Colégio Eleitoral e Trump ainda insiste na fraude eleitoral, diariamente pelo seu Twitter e em pronunciamentos.
Trump se refere aqui ao último passo das eleições do dia 6 de janeiro. Uma cerimônia formal em que o Congresso deve certificar a decisão do Colégio Eleitoral contando os votos enviados por cada estado, que representam os resultados do voto popular. Caso se confirme, o mandato de Joe Biden começa no próximo dia 20.
Descoberta importante da NASA
MUNDO
Procure um ano mais bizarro que 2020 e falhe miseravelmente. Foi no último semestre que a NASA anunciou que moléculas de água foram encontradas em uma das maiores crateras visíveis da lua. Até então, havia somente indícios — diferente de evidências — de gelo em locais sombrios.
Por que foi importante? Primeiro, se há água em superfície iluminada da lua, há maior possibilidade de vida lunar. No entanto, o que mais empolgou dessa vez foi o fato de que o hidrogênio na água (H2O) pode ser convertido em combustível de foguete para a exploração do espaço profundo.
A COVID-19 bateu recorde de mortes diárias
MUNDO
Quanto ao vírus que dominou o ano, os últimos três meses de 2020 não foram nada bons.
Nos últimos três meses, o mundo viu casos e óbitos subirem exponencialmente e baterem recordes. No mundo como um todo, em dezembro, atingimos o maior número de mortes em um só dia.
Com isso, nações de todo o mundo, sobretudo da Europa, resolveram dar um pé atrás e impor quarentenas novamente.
No Brasil, que registrou média móvel de novos casos recorde nas últimas semanas, não foi diferente. Várias cidades regressaram à Fase Amarela, ou até mesmo à Fase Vermelha.
Muitas comemorações de fim de ano foram canceladas — ou, ao menos, pareciam ter sido porque no Instagram, parece que a vida está normal. risos.
E nunca se falou tanto em vacinas…
MUNDO
Felizmente, o mundo terminou o ano com vários países já tendo dado início a vacinação contra a COVID-19 — ou, pelo menos, aprovaram um imunizante.
Pfizer/BioNTech: Reino Unido, EUA, Suíça, Sérvia, todos os 27 países da União Europeia, Israel, Arábia Saudita, México, Chile, Costa Rica, Kuwait, Catar, Omã,
Moderna: EUA, Canadá
Sinovac: China
Sinopharm: China, Emirados Árabes Unidos, Bahrein,
Sputnik V: Rússia e Argentina
O Brasil ainda não tem nenhum pedido protocolado na Anvisa. Ou seja, viramos o ano sem ter o que aprovar — muito menos aplicar.
Amapá no escuro
BRASIL
Em novembro, Amapá apagou. Após um incêndio na principal subestação do estado, o Amapá enfrentou 3 semanas de crise energética.
A crise afetou quase 90% do Amapá, que ficou sem energia por dias e em racionamento por semanas. Os grandes desafios foram o fornecimento de água, as telecomunicações e os comerciantes que precisavam manter alimentos refrigerados.
Novo ministro do STF
BRASIL
Foi também no último trimestre que o Brasil ganhou um novo ministro do STF, Kassio Nunes. Indicado por Bolsonaro, Kassio Nunes Marques foi empossado em novembro.
Depois de um longo dia com 10 horas de sabatina, o plenário do Senado aprovou, por 57 votos a 10, a indicação de Kassio à vaga no Supremo Tribunal Federal.
Eleições pandêmicas e abstenção recorde
BRASIL
As eleições municipais, em novembro, demoraram um pouco mais que o de costume. No entanto, no dia seguinte, a maioria dos municípios já tinha seus candidatos eleitos. A taxa de abstenção bateu recorde, segundo o TES. Foram 23,14% ausentes no 1º turno e de 29,50% no segundo.
De modo geral, os partidos com mais prefeitos eleitos foram os tidos como de centro. Um fator interessante é que 21,4% dos prefeitos eleitos são milionários.
No legislativo, a diversidade chamou atenção. Transgêneros foram eleitos em grandes capitais, assim como outros candidatos da comunidade LGTBQ+. Contudo, no 1º turno, a cada 10 prefeitos eleitos no 1º turno, apenas 3 eram negros.
O maior assalto da história de Santa Catarina
BRASIL
Outro momento marcante aconteceu no dia 30 de novembro. Durante a madrugada deste dia, iniciou-se o maior assalto da história de Santa Catarina. Cerca de 30 pessoas encapuzadas assaltaram o cofre da tesouraria regional do Banco do Brasil, no Centro de Criciúma.
A ação durou cerca de duas horas e resultou em incêndios, ruas bloqueadas, dinheiro espalhado pelas ruas e reféns como escudos.
A Polícia Civil de Santa Catarina informa que já prendeu 14 suspeitos de participarem do assalto.
Passou o Natal em casa, mas preso
BRASIL
No fim de novembro, mais um político fluminense foi capa dos jornais. Marcelo Crivella, perfeito do Rio de Janeiro, foi preso por suspeita de corrupção.
A investigação aponta a existência de “QG de Propina” na prefeitura e, vale lembrar que o governador do estado também está afastado.
No dia seguinte, Crivella foi transferido para prisão domiciliar.
E-commerce movimentado durante a pandemia
NEGÓCIOS
Especialmente na Black Friday. Já faz alguns anos que a data é super importante para o comércio brasileiro. A edição de 2020 mostrou, sobretudo, a força do e-commerce. Entre o dia 27/11 e o dia 20/11, foram R$ 7,72 bilhões em vendas.
O ticket médio subiu quase 5% na comparação anual. A maior parte dos pedidos veio do Sudeste, em especial do estado de SP. As mulheres representaram a maioria dos pedidos realizados.
Além da Black Friday, o Singles’ Day, na China, movimentou US$ 74 bilhões de dólares em um só dia. O evento é gigantesco e dobra de tamanho anualmente.
Em pleno século XXI…
RACISMO
No 3º trimestre, três tristes casos de racismo ocuparam as manchetes.
José Alberto Silveira Freitas morreu após ser agredido brutalmente por dois seguranças de uma unidade do Carrefour;
Em uma partida entre PSG e Istanbul Basaksehir, um dos árbitros foi acusado de ter descrito o auxiliar-técnico do time turco como “cara negro”.
Por último, durante uma partida entre Flamengo e Bahia, Gerson, da equipe carioca, disse ter sido ofendido por Juan Pablo Ramírez, da equipe adversária, ao ouvir do companheiro de profissão a frase: “Cala a boca, negro”.
Todos os casos seguem sob investigação das autoridades.
O céu entrou em festa
ESPORTE
No mês de novembro, o mundo perdeu uma lenda argentina do futebol: Diego Armando Maradona.
O craque morreu em sua casa, nos arredores de Buenos Aires, depois de um ataque cardíaco.
Já na tecnologia, o mega deal da SalesForce e do Slack chamou atenção
TECNOLOGIA
Esse foi um dos grandes movimentos tecnológicos de 2020. O Slack, ferramenta de comunicação voltada para colaboradores de empresas, foi comprado por 27,7 bilhões de dólares pela SalesForce.
A aposta do CEO da SalesForce é que a compra é um encontro feito no céu e, juntas, as empresas vão transformar o modo de trabalhar digitalmente.
A negociação foi bem maior que o mercado esperava e faz sentido, uma vez que o Slack passa a ser mais uma vantagem oferecida pela gigante de softwares a seus clientes pessoa jurídica (B2B), aumentando a concorrência com Google e Microsoft.
IPO do Airbnb e DoorDash
TECNOLOGIA
O Airbnb fez sua oferta pública inicial de ações ou, em outras palavras, fez seu IPO. Com um belíssimo resultado no primeiro dia de captação, a empresa de tecnologia fundada em 2008 por Brian Chesky e Joe Gebbia atingiu um valuation de US$ 100 bilhões.
O terror dos hotéis levantou cerca de US$ 3,5 bilhões, o que representou a maior oferta pública dos Estados Unidos em 2020.
Na mesma semana, o DoorDash também fez seu IPO e o preço de abertura elevou o valor de mercado da startup para cerca de US$ 69 bilhões.
Bezos investindo em um novo segmento
TECNOLOGIA
Quando se fala de negócios, a Amazon está sempre nos mais relevantes. Em novembro, a empresa lançou o Amazon Pharmacy — um e-commerce focado em medicamentos.
A ideia da Amazon é transformar aquela chata ida à farmácia em algo mais conveniente. Em uma pandemia, o timing foi certeiro.
O efeito na concorrência foi imediato e, no mesmo dia, empresas como CVS e Walgreens viram suas ações despencarem mais de 10%.
O dia que o Google caiu
TECNOLOGIA
#GoogleDown. Foi em dezembro que 96,52% dos brasileiros e 92,16% do mundo — percentual de pessoas que utilizam o Google — ficaram órfãos da maior ferramenta de buscas da internet.
Talvez você não tenha tentado utilizar durante o “apagão”, mas todos os serviços do Google ficaram fora do ar por aproximadamente uma hora justo em uma segunda-feira, dia 14/12.
Por aqui, também teve oferta pública
ECONOMIA
Foram 28 empresas brasileiras que decidiram realizar seus IPOs. As ofertas públicas de ações de 2020 movimentaram cerca de R$ 117 bilhões e bateram um novo recorde. Os três maiores, em ordem, foram:
1. Rede D’or (RDOR3) | R$ 11,39 bilhões levantados
2. Grupo Mateus (GMAT3) | R$ 4,1 bilhões levantados
3. Petz (PETZ3) | 3,03 bilhões levantados
Além dessas empresas, as queridinhas e mais conhecidas Enjoei, Track & Field e Méliuz também estrearam na B3.
Ações estrangeiras na bolsa brasileira
ECONOMIA
No último trimestre, os investidores brasileiros começaram a ter acesso a outra modalidade de investimento: os BDRs.
BDRs são certificados que representam ações emitidas por empresas gringas, mas negociados aqui.
Antes disso, apenas quem tinha mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras podia investir em BDRs. Com a novidade, esse tipo de investimento se democratizou.
O PIX num pisque
ECONOMIA
Já está usando? Se não, teste. É mesmo bizarro. O PIX, novo modo de transferir dinheiro entre contas, sem qualquer taxa, 24/7 e em poucos segundos, foi lançado oficialmente no dia 16 de novembro.
Devemos destacar as fintechs, que mostraram sua força no cadastramento de chaves, com mais da metade do total. O Nubank foi o #N1.
No primeiro dia "pra valer” do PIX, foram feitas mais de 1 milhão de transações, somente até às 18h. Alguns usuários relataram instabilidade, mas logo foi resolvido.
No final das contas… Fechou no azul
ECONOMIA
Pra fechar, no último dia de pregão o Ibovespa — que até chegou a bater o recorde histórico de 120.149 pontos durante o dia — oscilou e fechou em queda de 0,33%, aos 119.017 pontos.
Com esse desempenho, o principal índice da B3 encerrou 2020 no azul, com uma valorização acumulada de 3% durante o ano.
Se comparado ao ano de 2019 (31% de alta), a valorização é pífia, mas no todo, podemos dizer que, em meados de março, fechar no azul era algo distante de se imaginar quando o mercado atingiu o marco dos 63 mil pontos e viu seis circuit breakers.
E o dólar? O dólar comercial, por sua vez, terminou esta quarta-feira em leve alta de 0,112%, para R$ 5,1882 na compra e R$ 5,1887 na venda. Com isso, a moeda americana avançou 29% em 2020.
Curiosidade: dê uma olhada no IBOV em dólar… Você vai tirar conclusões interessantes.
e assim fechamos nosso ano 💫 🍾
Foi um prazer imenso poder trazer as principais notícias para você durante o ano. As letras minúsculas, no início, são propositais e sempre foram. A insistência do café sem açúcar faz parte do nosso branding e os erros de ortografia nem sempre são erros.
Acredite se quiser, é assim que identificamos pessoas altamente engajadas e inteligentes dentre nossos leitores.
Agradecemos o carinho de vocês e, especialmente, os compartilhamentos. Esse é o maior sinal de que nosso trabalho está sendo bem realizado. Pedimos desculpas, se, eventualmente, magoamos alguém em alguma das edições. Nunca foi a intenção e as pessoas parecem se ofender cada vez mais facilmente. risos.
Amanhã estaremos aqui — assim como nos outros 364 dias que virão — e teremos uma surpresa para aqueles que quiserem começar o ano conosco. Feliz dia 31!
Desejamos a cada um de vocês, uma excelente noite de ano novo. Que em 2021, você possa alcançar não tudo aquilo que você deseja, mas tudo aquilo que você merece. Desejamos que sua vida continua cheia de informação e que você se torne mais inteligente a cada manhã, ou seja, lendo o the news.
Um abraço apertado, de toda nossa equipe.
até amanhã | the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.