

Discover more from the news
o único jeito de viajar
bom dia. hoje é o dia mundial do livro. se não tem nenhum na cabeceira hoje, recomendamos que escolha um e comece hoje. já que fisicamente não é permitido viajar, que viajemos através da leitura
Foi-se o tempo da corrida armamentista. A corrida agora é laboratorial
MUNDO

A busca por medicamentos ou por uma vacina no combate ao coronavírus tem sido o foco de laboratórios e centros de pesquisa desde que a epidemia emergiu na China. Até então, não existem estudos suficientes que comprovem a eficácia de um remédio ou vacina contra a COVID-19. Mas felizmente e para despertar a esperança da população mundial, alguns testes começam a serem feitos:
🇬🇧 Matt Hancock, ministro da Saúde do Reino Unido, anunciou que a universidade de Oxford iniciará hoje a testagem de uma vacina para o coronavírus. O anúncio chegou no mesmo dia da notícia de que o verdadeiro número de mortes pelo vírus na Inglaterra e no País de Gales até o dia 10 de abril foi 41% maior do que o informado pelo governo britânico.
🇩🇪 Na Alemanha, a autoridade reguladora do país aprovou a testagem clínica de uma vacina desenvolvida pela BioNTech e pela farmacêutica Pfizer. Chamada de BNT162, a vacina passará por uma fase de testes com cerca de 200 pessoas saudáveis com entre 18 e 55 anos. O objetivo é determinar a dosagem ideal a ser ministrada e avaliar a imunogenicidade e a segurança da vacina.
🇨🇭Há quem veja o copo meio vazio: mais pessimista, a gigante farmacêutica suíça Roche não acredita que uma vacina fique pronta antes de 2021. Para um executivo da companhia, os testes de anticorpos, mais do que as vacinas, são peça-chave para que as pessoas voltem à vida normal. Esses testes devem ser lançados pela Roche em maio e serão capazes de determinar se o indivíduo já contraiu o vírus e se está imune a ele.
🇧🇷 No Brasil, a cloroquina sumiu dos noticiários e são feitos testes com o medicamento nitazoxadina, que em laboratórios mostrou reduzir a carga viral em 94%.
Os consumidores santa-catarinenses foram às compras
BRASIL

Saudade de uma aglomeração, né minha filha? Após mais de 30 dias fechados, o shopping Neumarkt, em Blumenau, foi reaberto ontem, dia em que o funcionamento de centros comerciais em Santa Catarina foi autorizado, e atraiu um grande volume de pessoas. Quando as pessoas entraram no shopping, foram aplaudidas pelos funcionários e havia até um músico para recebê-las. (Confira o vídeo aqui).
Questionado sobre o volume de pessoas no local, o shopping disse que cumpriu todas as determinações estabelecidas e que o movimento ficou dentro dos padrões.
Parecer do governador: Carlos Moisés disse ontem que não se pode prender as pessoas em casa e que só será preciso suspender as atividades se houver exageros. Quanto ao caso do shopping, o governador disse que a aglomeração seria inaceitável, e que se o estabelecimento não consegue controlar a entrada cabe ao poder público lacrar o estabelecimento.
Com parcimônia. O pneumologista Ricardo Malinverni recomendou que, mesmo com as medidas de isolamento afrouxadas, a população não vá a locais com grande volume de pessoas. De nada adianta os planos graduais de reabertura se a população sentir que “abriram as porteiras” e que se pode voltar à antiga normalidade com tanta rapidez.
Confira algumas regras que devem ser cumpridas pelos shoppings de Santa Catarina:
Lojas podem funcionar apenas das 12h às 20h, enquanto os restaurantes podem ficar abertos até as 22h;
A distância de 1,5 metro deve ser garantida nas áreas comuns;
Fica proibido ao cliente provar roupas, acessórios, calçados e cosméticos (comprar com o olho passa a ser uma skill pós pandemia. risos);
As máquinas de cartão devem ser higienizadas com álcool 70% após cada uso.
À título de curiosidade, a fiscalização dessas e de outras medidas é de responsabilidade da vigilância sanitária e das equipes da segurança pública.
Deslize para comprar um rosto novo
TECNOLOGIA

Um número cada vez maior de mulheres chinesas está se submetendo à cirurgia plástica. Muitas querem imitar um pradrão inspirado em elementos dos mangás do Japão, K-Pop da Coreia do Sul e do ocidente. Ok, mas onde entra a tecnologia?
O cerne da questão é que o aumento da procura se deve em parte a uma série de aplicativos como o So-Young e o GengMei. Esses aplicativos permitem que pacientes “em potencial” vejam fotos de antes e depois, marquem cirurgias, obtenham análises de cirurgiões e até mesmo solicitem crédito para pagar por elas.
Mais sobre a ideia: O GengMei é o maior deles e, com mais 36 milhões de usuários, conta com quase 20.000 cirurgiões na plataforma. O aplicativo possui um recurso de realidade aumentada que analisa um rosto e atribui a ele uma nota de até 100, com base em critérios como atratividade e simetria. A partir dessa nota ele sugere melhorias, como refazer as pálpebras ou obter preenchimentos.
Bem que sua mãe te disse que quando crescesse você voltaria a ser criança. Uma das aparências mais buscadas no aplicativo é um "rosto de bebê”: redondo e com contornos suaves, queixo curto, olhos grandes e um pequeno nariz de botão. Para esse objetivo, o aplicativo recomenda preenchimentos faciais, cirurgias de olhos e nariz. Será que a moda pega no ocidente?
O lado verde da pandemia
MEIO AMBIENTE

Além dos supermercados, aplicativos de delivery e as plataformas de streaming, quem se lembrará da pandemia do coronavírus com “saudade” será o Planeta Terra. Ambientalmente falando, é claro. O que já mudou:
Na União Europeia, as emissões diárias de CO2 estão 58% menores se comparadas aos níveis anteriores à pandemia. Os níveis de NO2, relacionados ao uso de automóveis, alcançaram baixa recorde.
Nos EUA, a previsão é de que as emissões de CO2 diminuirão 7,5% em 2020, devido à desaceleração econômica. No mundo todo, a estimativa chega a 6%.
Animais estão curtindo a nova realidade e reocupam cidades ao redor do mundo.
Será que dura? Cientistas acreditam que a queda da emissão gases precisa permanecer em baixa de 10% por pelo menos um ano para que uma mudança significativa seja observada, o que depende de dois fatores: a duração da crise econômica e as políticas públicas que virão. A reabertura é a oportunidade para que governantes de todo o mundo priorizem as questões ambientais, mas a realidade é que o assunto foi jogado pra escanteio desde que o foco se voltou à contenção do vírus.
Ainda assim, a experiência incomum que enfrentamos deve trazer alguns benefícios no longo prazo. Citando dois:
Viagens a trabalho serão repensadas. Executivos devem pensar duas vezes antes de pegar um vôo de 12 horas para fazer uma única reunião. Zoom is here.
A união faz a força. Durante o combate ao vírus, cientistas estão compartilhando seus estudos e resultados como nunca haviam feito. Espera-se que a tendência colaborativa continue, o que pode acelerar nossos resultados à níveis globais.
PIX: o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central
ECONOMIA

Já ouviu falar do PIX? Com lançamento previsto para novembro, o PIX é um sistema de pagamentos instantâneos, que possibilitará que transferências sejam feitas em tempo real, 24/7. Adeus a frases do tipo: “ainda não caiu” ou “confere se chegou”. O sistema, lançado pelo Banco Central, visa trazer aos serviços de pagamentos mais conveniência, segurança, e principalmente, velocidade.
Em mais detalhes: a participação no PIX é obrigatória para instituições financeiras autorizadas pelo BC com mais de 500 mil contas ativas, e o sistema terá uma infraestrutura de liquidação centralizada, o Sistema de Pagamentos Instantâneos.
Os velhos bancos do país terão que se modernizar. Se atraídos pela taxa zero para fazer transferências, milhares de brasileiros migraram dos bancos tradicionais para o Inter e o Nubank, resta aguardar para ver como será a aceitação do novo serviço pelos centennials. O exemplo veio dos EUA, onde foi lançado em 2017 o RTP (Real-Time Payments System).
Não podemos deixar de falar do mercado financeiro. Pela primeira vez desde 13 de março, o Ibovespa fechou acima dos 80 mil pontos nessa quarta-feira, com alta de 2,17%. O índice tem memória curta e deixou pra trás a forte queda dos ADRs de terça e foi impulsionado pelo bom humor externo e pela disparada de quase 20% do petróleo, que reagiu bem ao tweet de Donald Trump dizendo que ordenou que a Marinha bombardeasse e destruísse embarcações iranianas que ameacem navios americanos.
O que mais foi destaque na economia:
Crise derruba pagamentos de dividendos das empresas brasileiras
Banco Central indica corte mais forte da Selic e faz dólar superar R$ 5,40

até amanhã!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Amanhã tem mais! É só conferir seu e-mail.