o certo que já reconhece
bom dia. muitas vezes, sabemos o que é certo a ser feito, mas ignoramos. talvez seja esse o maior motivo de dor de cabeça e conflitos por aí... coloque atenção nisso. no certo que você já reconhece.
Nevasca no Texas deixa mais de 5 milhões sem energia
MUNDO
The winter has arrived in the US. Sim, começamos falando em inglês e essa foi uma tentativa de trocadilho com o clássico “The Winter is Coming” para ilustrar e te chamar atenção para o que está acontecendo nos Estados Unidos agora.
Uma tempestade de inverno está atingindo o país e a temperatura caiu para níveis não sentidos em um século ou mais na Biden's land.
Desde o início da semana, algumas regiões do Texas, por exemplo, registraram temperaturas menores que no Alasca. Dallas registrou -15º C.
O que é mais grave? As pessoas estão ficando sem energia. Com o aumento da demanda por aquecedores, as companhias elétricas de várias cidades não aguentaram a sobrecarga. Pelo menos 5 milhões de americanos ficaram sem energia e muitos passaram a última noite no escuro e o pior… Sem aquecedor.
De volta ao Texas… No estado, que é tradicionalmente quente, a segunda maior fonte de energia é a eólica e metade da geração dos “moinhos” (uggs) foi interrompida pelo frio.
Para piorar, grandes refinarias de petróleo também fecharam suas operações devido ao clima e, como você pode imaginar, a vacinação da COVID-19 foi interrompida em vários locais.
Já agradeceu por morar em um país tropical hoje? O presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou o estado de emergência no Texas ontem, mas a expectativa é que algumas regiões do país ainda enfrentem mais 3 dias de nevasca.
O que mais você precisa saber sobre o mundo?
CEO da rede de hotéis Marriot, Arne Sorenson, morre aos 62 anos
China ultrapassa EUA e vira principal parceiro comercial da União Europeia
Seu hamburger vai ficar mais caro no iFood
BRASIL
Preste atenção nos números. 18% e 35,22%. O primeiro foi o aumento no preço das carnes no ano de 2020. O outro representa o aumento de janeiro do ano passado até o período atual, hoje.
Entenda que quando falamos em consumo de carne, indiretamente, estamos falando do mercado agro. Sobre isso, você precisa saber — e precisa mesmo — que o agronegócio representou mais de 20% de todo o PIB brasileiro em 2019 e cresceu mais ainda no ano de 2020.
O que estamos querendo dizer? No ano passado, com o preço da carne de boi subindo, o consumo de proteína bovina pelos brasileiros caiu ao menor nível em mais de duas décadas e isso é extremamente relevante.
Até porque, a perspectiva para 2021 é de que os preços da carne de boi continuem em alta, como resultado de desemprego recorde no país e oferta restrita de gado.
Por que o preço está subindo tanto? Dois motivos são mais aparentes. (i) O aumento do gasto do produtor com rações, que são commodities e tem o preço cotado em dólar, que subiu; (ii) alta na exportação, especialmente da China, que vem comprando muita carne do Brasil desde o final de 2019, o que diminui a oferta do produto no mercado brasileiro.
Sendo assim, a cada nova alta do dólar — e consequente desvalorização do real — além da alimentação dos animais ficar mais cara, é mais favorável exportar que vender aqui.
Resultado? Seu pedido no iFood vai ficar mais caro, ao mesmo tempo que menos brasileiros terão carne bovina no prato.
Dados: O consumo de carne bovina foi de 29,3 kg por habitante em 2020, que representa menos 5% em relação a 2019 — ano em que o consumo já havia recuado 9% — e deve diminuir ainda mais em 2021. Saiba que comer carne bovina todos os dias é um privilégio. Dê valor…
Bilhões de dólares e ameaças de morte
TECNOLOGIA
O tempo passa rápido, mas você deve se lembrar do fenômeno GameStop. Se não, recapitulando:
Um grupo de pequenos investidores se juntou em uma plataforma online, o Reddit, para comprar ações da GameStop, elevando o valor dos papéis em mais de 2.000%.
Nesse cenário, a Robinhood foi uma das principais corretoras usadas para as negociações, que envolveram bilhões. Com isso, a plataforma acabou bloqueando as operações de compra e venda, depois da alta inesperada dos preços.
E aí? Essa atitude está sendo acusada por seus usuários como uma forma de manipular as negociações do mercado. Nessa semana, o CEO da Robinhood terá que testemunhar no Congresso americano sobre a decisão.
Segundo a empresa, o bloqueio havia sido feito para que os clientes se informassem antes de continuar com a compra desenfreada de ações. No entanto, líderes empresariais e legislativos consideraram a decisão inaceitável.
A situação só piora: os usuários da corretora estão tão furiosos que alguns jogaram fezes na sede da empresa. Vlad Tenev, o CEO da Robinhood, recebeu diversas ameaças de morte, que o fizeram optar por se hospedar em um hotel ao invés de dormir em casa.
O que mais foi destaque em tecnologia?
O divórcio de Adidas e Reebok
NEGÓCIOS
Comprar algo e depois ver que não valeu à pena é sempre frustrante. Quando se trata de uma aquisição de 3,8 bilhões de dólares, a sensação deve ser ainda mais amarga. Esse é o provável sentimento do responsável da Adidas pela compra da Reebok, em 2006.
Desde que o negócio foi feito, há 15 anos, as vendas da Reebok só caíram. Em 2007, a receita da empresa representava aproximadamente 25% do faturamento da Adidas, sendo que hoje esse número caiu para 6,7%. O que fazer? Vender.
Ontem, a empresa alemã anunciou que está se preparando para vender a Reebok, como parte de uma estratégia para se concentrar na sua marca principal.
A compra da Reebok foi feita pela Adidas para tentar competir com seu eterno adversário, a Nike. Nos últimos anos, a estratégia foi tentar posicionar a marca como atraente para atletas de Crossfit e UFC, algo que não deu muito certo.
Os próximos passos não estão muito claros, mas a estimativa é que a Reebok valha hoje cerca de US$ 1,2 bilhão. Isso significa que a Adidas levou um prejuízo de mais de US$ 2,5 bilhões com a compra. Dilsinho chamaria isso de um péssimo negócio.
O “boom” das empresas de maconha nos EUA
ECONOMIA
Quem investe sabe que alguns mercados são mais difíceis de analisar. A indústria da maconha é um deles, não apenas devido à peculiaridade da matéria-prima.
O principal desafio do setor é que ele depende diretamente de leis que regulamentem o uso e a comercialização da erva para expandir seus negócios.
Embora a maconha seja liberada em 36 dos 50 estados americanos para fins medicinais e em 15 para uso recreativo, não existe uma lei federal de descriminalização.
No entanto… Depois de um grande período de volatilidade, as empresas de maconha parecem estar finalmente pegando onda.
Desde novembro, a Tilray acumula 340% de alta.
A Aurora Cannabis e a Aphria subiram 150% e 240%, respectivamente.
Outro exemplo é o THCX, um ETF que representa 30 ações de companhias de cannabis, que se valorizou 143% desde novembro.
Por quê? A alta é, principalmente, uma resposta à vitória de Joe Biden. Durante sua campanha, o presidente defendeu a descriminalização da maconha, além da retirada da planta da mesma seção que classifica drogas como a heroína. Com maioria democrata na Câmara e no Senado, a expectativa é que o caminho para aprovação seja mais fácil.
Os investidores do mundo todo estão de olhos bem abertos para a atuação de Biden nesse tema, já que a descriminalização nos EUA abriria caminho para um processo global parecido.
O que mais é destaque em economia?
Endividamento das famílias brasileiras bateu novo recorde na pandemia
Petrobras considera greve contra venda da Refinaria Landulpho Alves abusiva
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.
Até amanhã, às 06:06
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.