nós amamos a internet
bom dia. hoje é dia útil de novo, mas uma coisa nós podemos te garantir: vamos te arrancar algumas risadas até o final dessa newsletter. só depois disso você vai entender o título do dia
Vale tudo em tempos de pandemia?
MUNDO
Fora dos holofotes. Enquanto o mundo assistia ao avanço do novo coronavírus e seus impactos, líderes políticos aproveitaram a distração para implantar medidas autoritárias. O caso da Hungria deixou o mundo boquiaberto e a União Europeia irada, mas há indícios de que outras democracias europeias também estão em risco.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, obteve poderes ilimitados para governar: ele usou sua maioria parlamentar para estender o estado de emergência por tempo indeterminado, podendo assim governar por decreto enquanto desejar. Como se não bastasse, Órban usou o coronavírus como desculpa para prender por até cinco anos jornalistas que criticarem sua administração.
Se for pra se meter, que o faça com soluções: O Conselho Europeu enviou uma carta ao primeiro-ministro salientando que um estado de emergência indefinido e sem controle vai contra os princípios básicos da democracia. Em resposta, o governo húngaro disse que se o Conselho não for capaz de ajudá-los na crise, deveria se abster de dificultar os esforços do país.
Para além do território húngaro, centenas de pessoas são presas na Turquia por postagens em redes sociais e, na Rússia, a população é ameaçada de prisão por publicar qualquer notícia tida como falsa. Já na Polônia, uma proposta de alteração da Constituição permite ao presidente permanecer no poder por mais 2 anos.
E por falar em autoritarismo… A inteligência americana monitora a situação de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, que parece enfrentar um crítico estado de saúde após uma cirurgia cardiovascular. Apesar de a Coreia do Sul comunicar que não há evidências suficientes, a questão sucessória já aponta curiosidade internacional.
As medidas de flexibilização em território nacional
BRASIL
Os anúncios de planos para a flexibilização das medidas de isolamento social finalmente foram abrasileirados. Por aqui, quem anuncia hoje os primeiros moldes do projeto de afrouxamento é o estado de São Paulo. Com base na heterogeneidade das 645 cidades paulistas, o governador João Doria desenvolveu um plano de reabertura gradual do comércio que deve vigorar a partir do dia 11 de maio. Essa diretriz é extremamente válida, pois não seria inteligente tratar realidades tão diferentes como iguais, sobretudo diante dos impactos econômicos. O projeto levará em conta três fatores principais para reabertura:
Taxa de contágio
Ocupação de leitos de UTI
Nível de aglomeração na cidade
Nessa ótica, as cidades com mais vítimas seguirão com maiores restrições, caso da capital paulista. A reabertura iniciará em lugares de baixa aglomeração, como pequenos comércios de rua, seguida por locais de aglomeração média, caso dos shoppings centers, e só depois serão abertas escolas, casas noturnas e estádios.
Hora de apagar o fogo. No interior, região menos afetada, o prolongamento da quarentena anunciado no dia 6 havia irritado os prefeitos. Para acalmar os ânimos dos gestores locais e conter esse incêndio político, integrantes do governo tornaram-se “bombeiros” nas últimas semana, anunciando a flexibilização em primeira mão.
Outros estados: Embora mantidas as medidas de isolamento, o governador de Goiás flexibilizou algumas medidas de restrição adotadas até então. Já o governo de Santa Catarina anunciou a abertura de shoppings, centros comerciais, parques e academias e a liberação de cultos e missas.
O que mais acontece no cenário nacional?
STF anuncia investigação sobre protestos contra a democracia
Após troca de farpas com Rodrigo Maia, Bolsonaro e DEM ensaiam reaproximação
Prefeitura de Manaus abre valas comuns em cemitério para enterrar vítimas de coronavírus
Você lembra do Snapchat?
TECNOLOGIA
A pandemia de coronavírus trouxe muitos desafios para as redes sociais e empresas dependentes de anúncios como fonte primária de receita, uma vez que diversos setores simplesmente pararam. O Snapchat, uma dessas empresas que só monetizam com anúncios, divulgou ontem seu balanço do primeiro trimestre de 2020, e registrou um crescimento de 20% no número de usuários diários comparado ao mesmo período no ano passado. Como as pessoas estão mais em casa, o crescimento já era de se esperar.
No entanto, além dos users, cresceu também a receita da plataforma, ao contrário do esperado. A plataforma anunciou o faturamento de US$462 milhões até o dia 31 de março, superando até mesmo as expectativas de Wall Street, que giravam em torno de US$430 milhões. It's a lot of money…
O que justifica? Durante a crise, algumas empresas (algumas mesmo, não são maioria), para o orgulho de Jim Collins, estão investindo em anúncios e neste mercado, money must follow the audience. Quanto mais atenção uma plataforma consegue atrair de um determinado público, mais valor ela possui para oferecer aos anunciantes. A estratégia funciona como gatilho para os potenciais clientes que, mais cedo ou mais tarde, vão voltar a consumir e esse artigo pode te ajudar a entender a razão por trás disso.
O que mais é relevante no mundo da tecnologia?
Por essa, nem o futuro esperava
INTERNET
Coisas que só a internet nos proporciona. Um apresentador da TV Centro América, afiliada da Globo, passou por apuros ontem no telejornal matinal, que era apresentado ao vivo. No momento da interação com os internautas, como já é costume, o apresentador abriu as mensagens do WhatsApp da emissora e, antes mesmo das 07:00 da manhã, o inesperado apareceu na tela: nude.
O jovem jornalista, que falava sobre os comércios que estavam funcionando na cidade de Cuiabá, ligeiramente retira a imagem da tela e pede para a produção retirar o conteúdo do ar. Deixaremos o link do vídeo que foi publicado no YouTube aqui. Mas calma, continue lendo.
Pior ainda foi situação da jornalista americana, Melinda Meza, da emissora KCRA 3, de Sacramento, na Califória que ao entrar ao vivo no jornal da emissora se esqueceu de um pequeno detalhe: a porta do banheiro. Seu marido estava tomando um banho e como você pode imaginar…
A internet não perdoa. O tweet viralizou nos Estados Unidos e o paradeiro da jornalista ainda é desconhecido. Seria isso motivo de justa causa? risos. Brincadeiras a parte, que sirva de lição para tomarmos cuidado com as calls que ainda faremos durante a quarentena. Estamos todos vulneráveis a este tipo de incidente. risos de novo.
Nem abriu e desvalorizou. Como assim?
ECONOMIA
Descansou? Esperamos que os nossos leitores investidores tenham aproveitado o “feriado” para se desligarem das fortes emoções da bolsa brasileira. Mesmo a B3 estando fechada, o ETF que replica o Ibovespa em dólar perdeu 3,21% na bolsa de Nova York. O índice acompanhou a bolsa americana e as europeias, que fecharam em queda entre 2 e 4%.
A queda se deve principalmente à baixa sem precedentes do preço do petróleo, que não foi amortecida pelas notícias quanto à flexibilização do isolamento social. Depois dos valores negativos de segunda, o petróleo WTI para junho fechou nessa terça-feira em queda de 43,36%, e o petróleo Brent despencou 24,40%.
Quem vai trazer soluções? A expectativa é que seja anunciado um corte de produção no estado americano do Texas a qualquer momento, e Donald Trump disse que está trabalhando em um plano para capitalizar a indústria de petróleo do país. A Arábia Saudita, por sua vez, comunicou estar disposta a tomar medidas para estabilizar os preços do petróleo junto a OPEP+. Cenas do próximo capítulo.
Mais destaques na economia:
até amanhã!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Amanhã tem mais! É só conferir seu e-mail.