não se acostume
bom dia. sim... é isso mesmo. the news no sábado. EXCEPCIONALMENTE e em maiúsculo, para que fique bem claro. sempre chegamos de segunda a sexta, mas hoje acordamos bem humorados e aqui estamos. enjoy.
Voltar ou não voltar às aulas?
BRASIL
Nem precisamos explicar a importância da educação para um país. No mundo todo, a retomada das aulas presenciais tem sido um dilema. No Brasil, em algumas estados, os alunos já voltaram às salas de aula, mas, em São Paulo, a situação é outra.
Até então, na segunda-feira, parte das cidades paulistas retornariam às atividades escolares. No entanto, uma liminar suspendeu a volta às aulas.
Como resposta, ontem, o governo recorreu da decisão. A justificativa da secretaria de Educação é que não cabe ao Judiciário decidir sobre questões administrativas que englobam políticas públicas.
Prós da retomada:
Principalmente para os mais novos, o convívio escolar é essencial em termos pedagógicos, incitando valores como a empatia e a coletividade.
Nas famílias mais pobres, a escola ajuda em termos econômicos, já que filhos em casa trazem mais gastos e até impossibilitam o trabalho. Além disso, a qualidade de ensino à distância é muitas vezes precária, com problemas de acesso à internet e aos próprios aparelhos.
Contras de retomada:
Apesar de a COVID-19 ser menos grave nos mais novos, ter várias pessoas em um mesmo ambiente não deixa de ser um risco.
Os professores e colaboradores dos colégios, por sua vez, não estão no primeiro grupo a ser vacinado. Com isso, eles seriam colocados em risco.
Por aqui, deixamos a conclusão sempre com você. O que se sabe é que há estratégias a serem pensadas, como o modelo híbrido. Em alguns países, outros setores foram prejudicados para que escolas pudessem abrir.
Enquanto isso, no Rio…
Eduardo Paes, prefeito da Cidade Maravilhosa, disse que em caso de medidas mais rígidas, a última coisa a fechar será a escola. Antes disso, academias, comércio e praias serão fechados. A rede particular volta na segunda e a municipal no dia 24.
O que mais é destaque no país?
Governo de São Paulo cancela feriado de Carnaval para evitar aglomerações
Brasil segue no topo de ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo
Estabelecimentos em Belo Horizonte poderão voltar a abrir parcialmente a partir de segunda-feira
O futuro das entregas segundo as patentes da Amazon
NEGÓCIOS
Jeff Bezos é revolucionário e disruptivo. Se você já pediu algum produto na Amazon — principalmente pelo Prime — deve ter ficado impressionado com a rapidez. No entanto, há algo que certamente pode te impressionar ainda mais…
O que? As patentes da Amazon. Como a edição hoje é mais light — afinal hoje é sábado e essa edição é excepcional — resolvemos dar uma olhada nas patentes da empresa e te mostrar o que passa na cabeça de Bezos e seus executivos. Vamos lá…
Depósito subaquático: nesse caso, os produtos seriam armazenados em contêineres debaixo d´água. Sempre que algo for necessário, uma onda acústica a ativaria o cartucho, fazendo com que ele solte um balão e flutue até a superfície da água.
Depósito subterrâneo: do local, sairia uma rede de túneis que permitira a entrega direta a casas e escritórios.
Torre de drones: a ideia é que a torre seja um centro de distribuição, com vários andares, para drones. Ela seria construída em uma área urbana e os pacotes chegariam até ela por caminhões. Em 2020, a Amazon foi autorizada a começar a entregar por drones.
Depósito aéreo: esse é bizarro. Para resolver o problema dos drones que gastam muita energia, a solução encontrada foi colocar um centro de distribuição no céu, onde os drones fariam um pit-stop.
Futurista né? Esse é o tipo de informação que nos dará uma boa ideia de como as entregas serão feitas no futuro ou, na pior das hipóteses, caso não se tornem realidade, vai te fazer mais criativo e você terá visto no the news antes.
O perigo é a moda pegar…
MERCADO
Stonks. Você deve se lembrar que na quinta-feira, o mercado de ações brasileiro viu um fenômeno similar ao que aconteceu nos Estados Unidos com as ações da Game Stop — e nós noticiamos aqui, pode clicar pra entender melhor.
Um grupo de pessoas se juntou no Telegram para “manipular” o valor dos papéis de determinada empresa e decidiram, por aqui, comprar ações da IRB Brasil (IRBR3).
Inicialmente, parece ter funcionado e no fechamento do pregão, o ativo subiu 17,82% e teve o melhor desempenho do Ibovespa no dia.
No entanto, ontem — o dia depois do início da movimentação — a CVM, responsável por disciplinar e fiscalizar o mercado, entrou em cena e divulgou um alerta ao mercado afirmando que o short squeeze é considerado crime, tipificado no artigo 27-C da Lei 6.385/76.
E o que aconteceu? A B3 também tomou atitude contra o movimento e submeteu a negociação dos ativos e dos derivativos da IRB Brasil a leilões durante parte do pregão desta sexta, o que gera mais segurança para os investidores.
Além disso, durante o dia de ontem, especialistas utilizaram as redes sociais para alertar os investidores brasileiros sobre os riscos da operação, o que também influenciou o preço da IRB durante o dia.
Tiago Reis — nosso leitor e fundador da Suno Research, que sozinho possui mais de 1,4 milhões de seguidores — twittou duas vezes sobre o assunto ontem e, nas duas oportunidades, as ações da IRB despencaram imediatamente, fechando em queda de 6.13% na sexta.
Seria displicente dizer com precisão que os tweets foram o motivo das quedas, mas uma coisa é certa… O poder das redes sociais se mostra cada vez maior e capaz de movimentar o mercado.
Talvez porque grande parte dos recém-investidores passa mais tempo no Twitter e no Instagram que analisando empresas. risos.
Quer mais um exemplo? Elon Musk… Ele de novo. O homem mais rico do mundo — esse ainda não é leitor — adicionou a tag #bitcoin em sua bio do Twitter ontem e a criptomoeda fechou o dia com um salto de 14%.
Final da Libertadores entre brasileiros
ESPORTE
Amante ou não, hoje é um grande dia para o futebol. Aliás, maior ainda para o futebol brasileiro.
O motivo? Santos e Palmeiras, dois times do estado de São Paulo, se enfrentam na final do maior e mais disputado campeonato da América.
Será o segundo ano consecutivo com um campeão brasileiro, já que na última edição o Flamengo levou a taça. O Brasil é o 2º colocado no ranking de títulos, com 20 (já considerando o de amanhã), perdendo apenas para os Argentinos (25).
A partida está marcada para este sábado, às 17h, no estádio do Maracanã, com transmissão exclusiva do SBT. Saudações da nossa equipe para todos os santistas e palmeirenses. Aproveitem o sentimento e o momento.
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.
Até segunda, às 06:06
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.