não pode compartilhar

bom dia. o mais novo barraco familiar trazido pela pandemia: “quem é que tá pegando minhas máscaras? todas as pretas sumiram”. no final das contas, só muda o endereço. risos.

Nem o Trump vai escapar dessa

MUNDO

Não é só você que anda pensando na sua declaração de Imposto de Renda (que deve ser feita a partir de março)... Donald Trump também, mas por outro motivo:

Se dizem que contabilidade é tão chato, de onde veio esse interesse todo nas finanças de Trump? Pouco antes das eleições americanas, o NY Times vazou documentos que relatavam que o magnata republicano havia pago apenas US$ 750 em impostos de renda federais em 2016 e 2017.

Desde então, deu-se início a uma investigação, já que Trump se recusou a mostrar suas declarações de impostos. O que os promotores estão tentando descobrir é se o ex-presidente usou alguma prática fraudulenta para pagar menos tributos.

O que Trump diz: para ele, isso se trata da maior caça às bruxas política da história dos EUA, em que os políticos estariam gastando mais energia para derrubar um oponente do que para combater crimes.

Por que é relevante? Os democratas não conseguiram que o Senado votasse a favor do impeachment de Trump, mas, caso provada alguma fraude, essa seria uma nova bomba sobre a mesa, principalmente com uma possível recandidatura em 2024.

O que mais é destaque no cenário mundial?

Uma nova onda de restrições

BRASIL

Há 33 dias a média móvel de mortes por COVID-19 no país está acima de 1.000. É claro que, antes dos óbitos, vêm as internações. Com isso, infelizmente, os hospitais e UTIs estão cheios em várias partes do país, o que fez com que muitos governantes precisassem agir.

O governo da Bahia, por sua vez, ampliou o toque de recolher em grande parte do estado, também devido ao aumento da ocupação dos leitos, que atingiu 80%. Em 381 cidades baianas, a circulação de pessoas nas ruas está restrita das 20h às 5h.

Ainda no Nordeste: a partir de hoje, a Paraíba também terá toque de recolher e fechamento da orla. No Piauí, as aulas presenciais e as atividades econômicas estarão proibidas em todo o estado a partir de amanhã.

Se você ainda não se acostumou com o “abre e fecha”, tudo indica que ele fará parte da nossa rotina até que a população esteja amplamente vacinada.

O que mais é destaque no país?

Vai com calma, companheiro de estrada

TECNOLOGIA

Ontem quem lotou o noticiário de tecnologia foi quem te faz companhia tanto no trânsito quanto no banho: o Spotify. Vamos às novidades:

É… muitas novidades. Isso tudo faz parte de um plano de crescimento, já que o Spotify anunciou que vai lançar seu serviço em 85 novos países e em mais 36 idiomas. Combinados, esses 85 mercados incluem mais de um bilhão de pessoas.

O que mais é destaque em tecnologia?

Ford suspende demissões e insiste na negociação com trabalhadores

NEGÓCIOS

O anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil deu um burburinho danado e, ontem, as fábricas da montadora retomaram sua produção em São Paulo e também na Bahia.

  • Depois da paralisação anunciada em janeiro, algumas audiências de conciliação foram realizadas nos tribunais de Justiça de São Paulo e da Bahia. O resultado foi a confirmação de uma medida judicial anteriormente imposta e um acordo parcial entre as partes.

Como assim? A Justiça do Trabalho confirmou uma liminar que proibiu a montadora Ford de demissão coletiva dos trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP). Além disso, a montadora continua impedida de se desfazer de bens e maquinários até a conclusão das negociações com seus trabalhadores.

O que isso significa? De um lado, segurança para os funcionários da montadora, que agora têm garantia de salário, mesmo que não sejam convocados para trabalhar. Do outro, é só ler o parágrafo abaixo…

Zoom out: A decisão reforça a posição protetora da legislação trabalhista brasileira para o mercado, que pode enxergar a medida com pessimismo, especialmente em termos de investimento.

Onde estava Elon Musk?

ECONOMIA

Ontem, os acionistas da Petrobras só esperavam por esse tweet de Elon Musk: “Pessoal, eu abasteço todos os foguetes da SpaceX nos postos da Petrobras! Recomendo.” risos.

  • Brincadeiras à parte, quem tem ações da petroleira na carteira viu parte de seu patrimônio derreter nessa segunda-feira. Os papéis da empresa caíram mais de 20%, fazendo com que a estatal perdesse R$ 102 bilhões de valor em 2 dias.

Grandes instituições como XP Investimentos, Credit Suisse, Bradesco, Morgan Stanley e Itaú não mais recomendam a compra de ações da Petrobras.

Como você deve saber, a Petrobras representa grande parte do Ibovespa e, com isso, o índice fechou em queda de 4,9%. Além disso, ontem foi um dia marcado por certo temor em relação à política econômica brasileira.

  • Por quê? Basicamente, quem se entusiasmava com a equipe econômica de Bolsonaro agora está com uma pulga atrás da orelha.

Outro ponto relevante é que a intervenção do governo na companhia colocou um alerta para outras empresas de capital misto, como o Banco do Brasil e a Eletrobras, que também tiveram forte queda no preço de suas ações.

Para além do mercado acionário: Nos últimos dias, alguns economistas começaram a revisar as projeções para os principais indicadores econômicos brasileiros, como o PIB, a inflação e o dólar, devido às incertezas que vieram com a intervenção.

O que mais é relevante em economia?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.

Até amanhã, às 06:06

Sempre chegamos a sua caixa de entrada por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.