mesma animação

bom dia. em meio a tantos e-mails indesejados, ofertas e spam, aqui está o nosso e-mail. esperamos que você o abra com o mesmo ânimo que iria para o último dia de carnaval em um ano normal...

Sai coronavírus, entra ebola

MUNDO

Enquanto o mundo briga com o Sars-CoV-2, a Guiné declarou oficialmente que está enfrentando uma epidemia contra um vírus diferente, mas já conhecido: ebola.

Depois da morte de 3 pessoas pelo vírus, o país está se preparando para combater um novo surto.

Por que é relevante? É a primeira vez que a doença reaparece desde 2016, quando o mundo viu o pior surto de ebola no mundo. Na oportunidade, entre 2013 e 2016, mais de 11.000 pessoas morreram e o início também foi na Guiné.

  • Para fins de grandeza, lembre-se que em pouco mais de um ano, mais de 2 milhões de pessoas já morreram em decorrência da COVID-19.

Apesar de menos transmissível, a ebola é bem mais fatal e, até o momento, sete pacientes manifestaram sintomas após participarem de um velório no dia 1º de fevereiro, onde supostamente foram contaminados.

Ainda na África, porém com um assunto totalmente diferente, mas igualmente importante

A Organização Mundial do Comércio (OMC) terá, pela primeira vez, uma mulher negra como diretora. A nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala é economista prestigiada pela Universidade de Harvard e sucederá o brasileiro Roberto Azevêdo.

Em seu discurso inicial, ela afirmou que combater nacionalismo da vacina será prioridade.

O que mais é destaque pelo mundo?

Possível fraude bilionária no FIES

BRASIL

É… Complicado. O próprio Ministério da Educação pediu à Polícia Federal e à Controladoria-Geral da União que abrisse uma investigação envolvendo supostas irregularidades no FIES — Fundo de Financiamento Estudantil.

  • O mais chocante é o prejuízo estimado: mais de 1 bilhão de reais.

Mais detalhes: os auditores descobriram que um grupo de faculdades privadas estava fraudando o sistema. A suspeita é de que elas formaram alunos fantasmas.

O bilhão vem de um esquema de corrupção de quase 10 anos, que começou ainda no governo Dilma e que teve, inclusive, o coordenador do programa sendo afastado.

Essas fraudes foram descobertas em uma investigação que mostrou que 30% do dinheiro sujo voltava em comissões e propina para Brasília.

Em novembro de 2020, o MEC já tinha pedido o apoio da Polícia Federal na investigação de possíveis desvios.

Como o próprio Ministério da Educação disse, o FIES é um programa que busca melhorar o futuro dos estudantes brasileiros e, consequentemente, o futuro do país. Triste saber que há quem aproveite de boas intenções para fazer coisas assim…

O que mais é importante saber hoje?

Mais uma gigante na onda do Bitcoin

TECNOLOGIA

Jeff Bezos não aguenta… ele não pode ficar de fora. Brincadeiras à parte, depois de Tesla e MasterCard, a Amazon começou a dar pistas de que pode entrar no mundo de pagamentos com moedas digitais.

Qual foi a pista? Uma vaga de emprego. No caso, a empresa quer contratar um gerente de desenvolvimento de software para pagamentos emergentes e digitais… Essa pista está mais descarada que piscada de olho na balada. risos.

Em um futuro bem próximo, além de chegarem em tempo recorde, seus livros poderão ser comprados na varejista com bitcoins, por exemplo. O mesmo vale para o Prime Video.

Vale lembrar que, na última semana, o bitcoin — a criptomoeda mais importante do mundo — saltou 25% e encostou nos US$ 50 mil com apoio da Tesla, que também anunciou que aceitaria a moeda como pagamento. Seria uma tendência ou especulação?

O que mais você precisa saber em tecnologia?

Agora você pode pedir café para viagem

NEGÓCIOS

Aquela tradicional cena de filme americano está mais próxima da realidade para brasileiros… Você sai para trabalhar, compra um café e coloca no porta-copos do carro enquanto dirige pelo seu trajeto.

A Starbucks, maior “cafeteria” do mundo, está inaugurando sua primeira unidade drive-thru no Brasil. A loja é estrategicamente localizada na Rodovia Dutra, a principal estrada que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

É só drive-thru? Não. A experiência de ser o "3rd place” — um local favorito dos clientes entre a casa e do trabalho — é extremamente relevante para a marca e a unidade contará com mesas e cadeiras para quem desejar fazer uma pausa durante a viagem.

O ponto fraco: apesar de inovar no conceito, a marca ainda permite que você coloque açúcar no café. risos. Brincadeiras à parte, a estratégia faz parte do último movimento pós pandemia da empresa, que vem fechando lojas tradicionais e criando experiências voltadas para o to-go.

Nos Estados Unidos, mais de 80% dos pedidos da Starbucks já são feitos por meio do app, o que pode ser uma tendência no novo formato.

Arábia Saudita: “Se quiser, venha até mim”

ECONOMIA

Novidade nas negociações na Península Arábica… A partir de 2023, a Arábia Saudita não vai mais assinar contratos com empresas estrangeiras que não tenham uma sede no país.

Por quê? Incentivar a criação de empregos locais. É simples… Se as empresas estabelecerem seus headquartes por lá, elas naturalmente acabam criando mais vagas de trabalho, tanto diretas quanto indiretas.

  • Além disso, as autoridades acreditam que a medida vai ajudar a trazer experiência e conhecimento para o reino. Com o tempo, isso contribui para o desenvolvimento local e atrai mais pessoas e investimentos.

É interessante entender de onde veio a necessidade dessa nova política. Há muitos anos, as empresas usavam os Emirados Árabes Unidos apenas como trampolim para as operações de toda região, pois a nação era mais receptiva aos negócios.

O que as empresas acharam disso: segundo fontes locais, no início desse mês, 24 companhias estrangeiras já anunciaram que pretendem abrir seus escritórios no país, como PepsiCo e Tim Hortons. Parece que a estratégia vai dar certo…

O que foi destaque em termos econômicos?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.

Até amanhã, às 06:06

Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.