manda áudio

bom dia. tem gente que vive dizendo que odeia receber áudio no whatsapp, mas passou horas e mais horas escutando conversas no clubouse. enfim, a hipocrisia. brincadeira,rs. como foi o final de semana?

A luta das vacinas contra as mutações

MUNDO

E o vírus surpreende novamente. Durante o final de semana, a África do Sul suspendeu o uso da vacina contra o coronavírus da Oxford/AstraZeneca em seu programa de imunização.

O motivo? Dados mostraram que a referida vacina não é tão eficaz contra a variante 501Y.V2 identificada na região, fornecendo proteção mínima contra a infecção leve e moderada.

A nova variação, que é dominante na África do Sul e com cepas semelhantes no Brasil, Reino Unido e EUA, preocupa os cientistas que estão tentando entender até que ponto isso pode reduzir a eficácia de outros imunizantes.

Por que importa? A resistência contra a vacina pode significar, pelo menos, duas das hipóteses já esperadas por alguns pesquisadores: (i) é possível que a transmissão do vírus exista em populações já vacinadas e (ii) ter que vacinar contra a COVID-19 pode ser algo recorrente para parte da população, assim como contra o vírus da gripe.

A AstraZeneca já disse que começou a adaptar sua vacina contra a variante e um novo estudo mais completo deve ser publicado hoje. Apesar de ser mais do mesmo, a melhor medida contra o vírus continua sendo a prevenção e a vida goes on…

O que mais é importante saber em termos mundiais?

Média móvel de casos e mortes diminuem por aqui

BRASIL

Um panorama geral na segunda sempre faz bem. Na semana do carnaval, o Brasil parece estar vendo os "estragos” causados pelo réveillon diminuírem. Apesar da média móvel de mortes continuar acima da marca de mil (1.004) pelo 18º dia consecutivo, a variação teve uma redução de 5% nos últimos 14 dias.

Não paramos por aqui… Em relação ao número de casos, a diminuição foi ainda maior. A média nos últimos 7 dias foi de 45.620 novos positivados ao dia, ou seja, uma variação de -11% em relação aos casos registrados em duas semanas.

A taxa de letalidade — casos que evoluem para óbito — da doença é de 2,4% e oito estados estão com alta nas mortes: GO, AC, PA, TO, BA, CE, MA, PI.

E a vacinação?

Enquanto isso, o balanço da vacinação contra COVID-19 mostra que o Brasil já aplicou 3.598.838 de doses.

Detalhe: Isso não significa que mais de 1% da população já foi imunizada, já que até onde os dados mostram, a segunda dose somente foi aplicada em 25.688 pessoas. Antes de mandar mensagem no Instagram corrigindo, leia de novo.

O que mais é relevante por aqui?

Você ainda joga videogame?

TECNOLOGIA

Um dos segmentos que mais cresce no mundo é o de games. Se não é o seu hobby preferido ou não entende muito bem o porquê do sucesso, o último relatório da Sony pode te dar uma noção do mercado.

  • Em 2020, a Sony vendeu 4,5 milhões de unidades de PS5 e teve, inclusive, que dobrar a produção do novo console para atender à demanda.

A explicação é simples… Enquanto uns zeraram a Netflix ou o Amazon Prime, outros jogaram. Apesar dos desafios econômicos do ano passado, as vendas do PS5 foram quase idênticas às do PS4.

O último trimestre de 2020 foi o mais bem sucedido da história da Sony. A receita aumentou 40%, sendo o PS5 um dos grandes responsáveis. Em termos de rentabilidade, o lucro operacional subiu ainda mais, cerca de 50%.

Um baita Plus… As assinaturas estão por todos os lados e representam cada vez mais no faturamento das empresas e, para a Sony, não é diferente. No caso, destaque para o PSPlus, com jogos disponibilizados mensalmente.

E a concorrência? Os números do Xbox, da Microsoft, ainda não foram divulgados, mas o ano também foi bom para eles. O estoque de Xbox Serie X só será abastecido em julho deste ano. Até lá, poucas unidades serão vendidas.

O que mais é destaque no mundo da tecnologia?

O ano das fraudes

MERCADO

O aumento do uso de serviços online traz consigo inúmeros benefícios, mas vem com algumas consequências. Com o boom do digital, além das lives e do Zoom, o que também explodiu no ano passado foram as tentativas de fraude.

E que explosão… Em 2020, o número total de tentativas foi de 371 mil, um aumento de 276% em relação ao ano anterior.

  • Isso significa 0,7 tentativa por minuto. Para ser mais preciso, uma média de 42 tentativas por hora.

Contextualizando: as fraudes sempre existiram, mas estão em processo migratório, quase um êxodo do físico para o digital. Durante o ano, o número de transações online quase triplicou e os responsáveis aproveitaram o ambiente, que era novo para grande parte dos vendedores e consumidores.

O pior é que as perspectivas não são boas… O mercado se adaptou ao digital e a alta deve continuar em 2021. Os maiores alvos são as fintechs, que corresponderam a quase metade das tentativas de fraude do ano passado e estão no centro das atenções com toda a digitalização de serviços.

Muitos dos “ladrões digitais” também estão em um terreno desconhecido, mas fértil. A tendência é que eles se aprimorem… Não dê bobeira.

Investimentos de Venture Capital superam os de Private Equity no Brasil

ECONOMIA

Não entendeu nada do título? Você não está sozinho. A notícia é que, pela primeira vez, em 2020, os investimentos de venture capital ultrapassaram os de private equity no Brasil. Mas, o que isso significa?

  • Venture capital: uma modalidade de investimento focada em empresas em crescimento, geralmente com menor faturamento mas com grande potencial.

  • Private equity: uma frente de investimento voltada para empresas já consolidadas, buscando também acelerar o crescimento, mas já em um estágio mais avançado.

Com o conceito em mãos, fica mais fácil entender. Basicamente, os brasileiros investiram mais em empresas “emergentes” do que nas mais desenvolvidas.

Em números: em 2020, 14,6 bilhões foram aportados pelos fundos de Venture Capital, contra 9 bilhões do Private Equity. Destaque para a Neon, que sozinha recebeu 300 milhões de dólares, e para a Vtex, com 225 milhões.

O que isso reflete? Principalmente, a quantidade de empreendedores brasileiros que inovam, arriscam e criam bons negócios, dentre os mais arrojados do mundo. O ecossistema de startups está cada vez mais forte, apesar da pandemia.

2021 deve ser outro ano de recorde. Só em janeiro, as empresas brasileiras já receberam 18% do total investido em 2020, sendo o maior aporte o do Nubank.

O que mais você precisa saber para começar a semana?

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06É gratuito e só clicar no botão abaixo.

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.

Até amanhã, às 06:06

Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.