levanta
bom dia. enrolar pra levantar da cama é o mesmo que deixar para pagar a conta do bar por último... sempre dá errado. levanta logo e para de preguiça. e nem pense em colocar açúcar no café. terçou.
Deve ter um sorriso atrás dessa máscara
MUNDO
O ano pode ser péssimo, mas dezembro sempre chega com esperança. Ontem, a população dos EUA começou a ser vacinada contra a COVID-19.
A primeira “sortuda” a se imunizar pela vacina da Pfizer foi uma enfermeira, Sandra Lindsay, em Nova York. À princípio, o foco está nos profissionais da saúde.
A aplicação das vacinas também começou em outros estados, como Ohio, Louisiana e Iowa, dentre outros. Pelo menos 145 localidades receberam a vacina ontem.
As vacinas da Pfizer são transportadas em caixas térmicas contendo gelo seco. O motivo é assegurar que o imunizante se mantenha a -70ºC, temperatura necessária para garantir sua eficácia.
É motivo de esperança, mas também de cautela. Os EUA atingiram 300 mil mortes pela COVID-19 no mesmo dia em que a vacinação começou no país.
Enquanto isso, no Reino Unido…
Mesmo com o início da imunização no Reino Unido, ainda na última semana, Londres voltará a fechar, a partir de amanhã, hotéis, bares, museus e restaurantes.
O aumento das restrições se deve à alta dos casos e pretende evitar novas transmissões antes do Natal. Londres passará para a fase 3 da escala do governo britânico, chamada “Risco Muito Alto”.
P.S: Notícias como essas nos provam que a vacinação precisará acontecer em massa para a pandemia se tornar passado. Tomara que a Netflix lance muitos filmes até lá.
O que mais você precisa saber?
Agora é oficial, Joe Biden é o presidente eleito dos EUA
ELEIÇÕES AMERICANAS
Talvez você tenha se esquecido disso, mas até então, Joe Biden não havia sido oficializado como o 46° presidente dos EUA.
Muito embora a chapa democrata formada por Joe Biden e Kamala Harris tenha sido declarada vitoriosa nas projeções da mídia no dia 7 de novembro, somente a partir de ontem, após a votação do Colégio Eleitoral, é que eles são considerados oficialmente presidente e vice-presidente eleitos dos EUA.
Uma coisa é certa: O novo presidente também sabe usar o Twitter. Só não sabemos se na mesma frequência de Trump. risos.
Biden assumirá a Casa Branca efetivamente e tomará posse no dia 20 de Janeiro de 2021.
Registrar essa vacina está mais difícil que o imaginado
BRASIL
Por aqui, também só se fala da vacina. Nessa segunda, o Instituto Butantan desistiu de pedir liberação da CoronaVac para uso emergencial e foca agora no registro definitivo.
Para isso, o governo de São Paulo adiou o envio dos resultados dos testes à Anvisa de hoje para o dia 23, com mais informações. Dessa forma, ficará mais fácil também registrar a vacina definitivamente em outros países.
As expectativas: João Doria, o governador, espera que o registro chegue ainda nesse ano, para que a vacinação comece dia 25/01, como previsto.
Ainda sobre o tema, a Anvisa informou ontem que pode demorar até 10 dias para definir se um pedido de uso emergencial será aceito ou não. Para o registro definitivo, o prazo é de até 60 dias.
Esse limite não se relaciona com a Lei Covid, que permite a importação de qualquer imunizante registrado em pelo menos uma de quatro agências estrangeiras consideradas referências, em um prazo de até 72 horas.
Prazos não adiantam nada sem pedidos e, até o momento, nenhum foi apresentado. As empresas que querem ter suas vacinas aprovadas aqui precisam apresentar seus documentos à Anvisa.
O que mais é destaque no país?
Brasil registra mais 433 novos óbitos e 25.193 casos de COVID-19
Fachin suspendeu alíquota zero para importação de revólveres e pistolas
#GoogleDown
TECNOLOGIA
Órfãos. Se você tentou fazer alguma busca na internet ontem na parte da manhã, é provável que não tenha conseguido encontrar o que procurava. Provável, pois, apesar de estranho, existem alguns seres humanos que utilizam Bing e Yahoo, representando menos de 5% dos navegantes.
No mundo, 92,16% utilizam Google, seguidos de 2,88% e 1,52% que usam Bing e Yahoo, respectivamente;
No Brasil, a estatística é ainda melhor. 96,52% dos brasileiros recorrem ao Google como ferramenta de busca.
Se a semana começou bem para você, Larry Page e sua equipe não podem dizer o mesmo. Todos os serviços do Google ficaram fora do ar por aproximadamente uma hora na manhã de segunda-feira depois de sofrer uma queda generalizada.
O que houve? Até o momento, ninguém sabe. O que se sabe é que vários serviços e sites do Google, incluindo YouTube, Gmail, Google Assistant e Google Docs, simplesmente pararam de funcionar. O Google rapidamente reconheceu os problemas às 8:55am (horário de Brasília), e disse que a falha foi corrigida para a “vasta maioria” dos usuários às 09:52am.
E o que impressiona? Além da velocidade da internet em produzir memes e viralizar acontecimentos, a nossa dependência do arcabouço Google, desde produtividade quando precisamos de enviar um e-mail ou salvar um arquivo no Drive até o entretenimento ao procurarmos um vídeo no YouTube ou direcionamento pelo Google Maps.
Quanto custa sua atenção?
NEGÓCIOS
Na dúvida, comece a produzir conteúdo. É sério… Ontem, o Grupo SBF anunciou ontem que está comprando o Grupo NWB por R$ 60 milhões de reais. Calma, vamos explicar as siglas… O SBF é o controlador da empresa Centauro e o NWB é dono de alguns canais de YouTube, dentre eles o Desimpedidos.
Juntos, todos os canais somam mais de 81 milhões de seguidores no Instagram e 73 milhões inscritos no YouTube. Desde 2013, quando a empresa de conteúdos iniciou sua caminhada, já foram mais 10 bilhões de visualizações em seus canais na plataforma de vídeos.
Que mercado é esse? Modelo de audiência. Talvez você esteja se perguntando qual o valor de comprar um canal de YouTube e a resposta é simples: atenção. Junto com o tempo, a atenção é o maior ativo de uma pessoa e se há algo que um conteúdo de qualidade consegue fazer é reter a sua, a nossa e a de todo mundo.
Não é estranho… Você deve se lembrar que em agosto, a Magazine Luiza adquiriu o Canaltech, um site voltado para conteúdo de tecnologia. A aquisição de audiência pela Centauro faz sentido, pois faz com que a marca se aproxime do consumidor, que vive buscando conteúdos esportivos, naturalmente relacionados a seus produtos.
O risco? Perda da originalidade. Quanto mais genuíno é conteúdo, maiores as chances de sua atenção estar plena. Esse é o grande cuidado que quem joga no mercado de audiência deve ter. Se o conteúdo passa a ser parcial demais, quem acompanha pode perder o interesse…
Você se enquadra?
ECONOMIA
Se você sempre lê essa seção até o final, muito provavelmente é um dos investidores da Bolsa brasileira. Outra grande probabilidade é que tenha começado a investir de abril de 2019 para cá.
Das mais de 3,2 milhões de contas na B3, pelo menos 2 milhões começaram sua jornada na Bolsa entre abril de 2019 e abril de 2020.
Mas qual a grande notícia? Ontem, a B3 divulgou um estudo sobre o perfil desses mais de 2 milhões de CPFs. Pontos rápidos:
O perfil dos recém-chegados é mais jovem, com em média 32 anos;
60% não tem filhos;
73% se informam sobre investimentos na internet e 60% através de influenciadores digitais;
74% são homens.
Apesar do último dado, as mulheres vêm com força total. Em 2018, eram apenas 179.392 investidoras, hoje já são 809.533 — crescimento de 351%.
Naturalmente, como os investidores são mais jovens, o valor do 1º aporte caiu 58% nos últimos dois anos. Isso mostra que o mercado está se democratizando, algo positivo, afinal, a Bolsa deveria ser para todos.
Geração resiliente… É comum associar o sobe e desce do mercado com a fuga de pequenos investidores. Porém, para a galera que está chegando, isso não parece ser um problema: a maioria diz que só resgataria o que investiu se precisasse do dinheiro.
Conclusão: A transformação digital foi crucial para o desenvolvimento do mercado de investimentos. O novo desafio é estar atento à qualidade dos dados, afinal, credibilidade vale ouro e nem sempre está em alta.
Mas e o Ibovespa?
O principal índice brasileiro começou a semana em queda de 0,45%, depois de chegar ao mesmo patamar de 30 de dezembro de 2019, quando a COVID-19 não dava medo algum. O motivo foram as notícias tumultuadas no ambiente fiscal e a queda nos contratos futuros do minério de ferro.
Enquanto isso, o dólar comercial subiu 1,52% a R$ 5,12.
O que é destaque economicamente falando?
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Até amanhã, às 06:06
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.