feliz dia dos namorados
bom dia. boa sorte no instagram hoje... aos que parcelaram o presente, desejamos que o namoro dure o suficiente até, pelo menos, as parcelas acabarem. não, não vamos fazer a piadinha do comércio.
Logo quando ficamos otimistas…
MUNDO
Nós não queríamos terminar a semana com essa notícia, mas não há outra opção: o mundo teme uma segunda onda de contaminação pelo coronavírus.
Se o vírus ainda circula, porque as medidas de isolamento foram flexibilizadas? A razão para a reabertura, na maioria dos países, é o decrescimento das curvas de contaminação, além das melhorias nos sistemas de saúde, que estão mais preparados para atender os infectados. Ninguém disse que o vírus havia sido exterminado.
Na Europa, as autoridades da UE disseram, ontem, que o continente pode enfrentar uma nova disparada de infecções nas próximas semanas, sobretudo devido aos protestos. Infelizmente, ainda não foi descoberta uma maneira de reunir dezenas de milhares de manifestantes nas ruas, respeitando o distanciamento de um metro e meio.
O Irã também observou um aumento repentino de casos de COVID-19. Os líderes acreditam, porém, que o acréscimo é influenciado pelo maior número de testes. Atualmente, um a cada 79 iranianos são testados, sendo que, há dois meses, a proporção era de um para 380. Também no continente africano, a falta de kits de testagem é o maior desafio da pandemia.
Nos EUA, os casos aumentam em 21 dos 50 estados do país. Obviamente, além da reabertura, os protestos são grandes aliados para espalhar o vírus por lá. Apesar do novo pico, não há indícios de que os EUA retomem a quarentena. O Secretário do Tesouro americano disse ontem, inclusive, que não se pode desligar a economia novamente. No entanto, o mercado, sempre rápido, já precificou a volta da tensão. Leia mais na seção de economia.
O que mais você precisa saber no cenário mundial?
Um compressor de tempo cairia bem
BRASIL
Primeiro, vamos anunciar as boas novas. João Doria, governador do estado de SP, anunciou, ontem, que a vacina contra o coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac Biotech estará disponível até junho de 2021.
Doria destacou que o instituto brasileiro terá o domínio da tecnologia da vacina, sendo esse o maior benefício do acordo. Dessa forma, será facilitada a produção nacional e em larga escala e, a partir do próximo mês, serão realizados no Brasil testes com 9 mil voluntários.
A parceria entre o Butantan e a Sinovac existe desde agosto de 2019, bem antes do vírus emergir na China. Sobre as eventuais desavenças com o país oriental, o governador disse ser preciso superá-las para somar esforços. Será que Bolsonaro curtiu a parceria?
Apesar da distruibuição da vacina ser esperada apenas para o próximo ano, qualquer notícia positiva já nos serve de alento. Os casos por aqui não param de crescer e, ontem, superamos a marca de 40 mil mortes e 800 mil casos. No total, são 40.919 óbitos, 802.828 casos confirmados e 345.595 recuperados. Números que têm nome.
O que mais foi destaque no cenário nacional?
Justiça derruba liminar que obrigava Vale a apresentar garantia de R$ 7,9 bi
Justiça Federal do Rio suspende nomeação da presidente do Iphan
Reconhecimento facial em apuros
TECNOLOGIA
Toda inovação enfrenta barreiras, umas mais, outras menos. Dessa vez, o que está em jogo são as tecnologias para reconhecimento facial. Pesquisadores e ativistas já questionavam possíveis falhas para utilização em massa da tecnologia e, agora, grandes empresas estão tomando posição.
A IBM disse, no início dessa semana, que não irá mais oferecer, desenvolver e nem investir em pesquisas para reconhecimento facial;
A Amazon, ontem, anunciou que deixará de conceder à polícia acesso à sua tecnologia de reconhecimento facial, a Rekognition, por um ano;
A Microsoft afirmou, que não vende e nem pretende vender tecnologia de reconhecimento facial para os departamentos de polícia dos EUA, até que exista uma lei nacional para regular a tecnologia.
O motivo? Estudos mostram que os sistemas de reconhecimento facial são piores na identificação de mulheres e negros. Mesmo que os algoritmos se aproximem das capacidades de match perfeitas, há críticos que dizem que a tecnologia pode ser uma ferramenta para vigilância generalizada e potencialmente perpetuar o viés racial.
Por que é relevante? Com os sistemas de reconhecimento facial à disposição dos governos, espionar a população fica mais fácil e, tratando-se de erros de identificação pelos órgãos de segurança, abre-se margem para injustiças contra aqueles que a inteligência não identifica com tamanha precisão.
Talvez, a discussão esteja adiantada para o Brasil, mas é exatamente por isso que a trouxemos à tona. Se fosse para noticiar apenas o que os outros jornais e periódicos fazem, nós nem estaríamos aqui. Leitores do the news tem que estar à frente.
Você ainda bebe refrigerante?
ANÚNCIO
Depois do sucesso da dica de drinks da semana passada, decidimos ir mais fundo no mercado de bebidas saudáveis e tivemos uma feliz supresa. Os números apontam que os jovens estão buscando uma vida cada vez mais saudável, afinal, de acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de refrigerantes diminuiu em 53% na última década. Geração Saúde?
Descobrimos outra marca made in Brasil que abocanhou boa parte do mercado de bebidas não alcoólicas e, só no ano passado, registrou crescimento de 210%. É isso mesmo.
A paulistana Baer Mate é queridinha entre os jovens que têm sede por novidades e criou um produto que substitui o refrigerante, sem culpa nenhuma.
O carro-chefe da marca é o chá gaseificado à base de erva-mate. O diferencial? Originalmente criado em Berlim, sem açúcar ou conservantes, o chá é capaz de te dar aquele buzz apenas com ingredientes naturais (plant based energy).
Com o primeiro lançamento já consolidado, a empresa foi além. Lançou recentemente o Baer-Matcha, com cafeína natural e L-Teanina na sua composição, que ajuda a acalmar. Até então, não sabíamos que era possível ficar relax e focado ao mesmo tempo.
E como sempre pensamos nos nossos leitores, o melhor nós deixamos para o final: cupom BAER-THENEWS tem 10% de desconto. Enjoy!
Tumulto para fechar a semana?
ECONOMIA
Ontem não foi feriado para o resto do mundo e isso indica que hoje, por aqui, o dia será movimentado. Durante o feriado no Brasil, as ações na Europa tiveram seu pior desempenho em mais de 11 semanas, depois das preocupações sobre uma segunda onda de casos de coronavírus.
Foi forte também a queda para os papéis de companhias brasileiras negociadas nas bolsas norte-americanas. A carteira teórica no Brazil Titans 20, que reúne os principais ativos brasileiros negociados em Wall Street, encerrou o dia em queda de 8,71%, a 14.384 pontos.
Além disso, os principais índices da Bolsa americana também afundaram. O Dow Jones teve seu pior pregão desde março, com queda de 6,90%, enquanto o S&P 500 caiu 5,9%.
Utilidade a você que investe: Logicamente, cada mercado reage de um jeito e as empresas são únicas, mas fica o alerta, quase que lógico, de que as ações dos setores de viagens e lazer sofreram bastante.
É bom ficar atento, tudo indica que a sexta não será tão tranquila por aqui.
Correio do amor (leia até o final)
DICAS DO FINAL DE SEMANA
Hoje as dicas do final de semana serão diferentes. Já não é de hoje, literalmente, que os solteiros estão sofrendo. Com o advento da quarentena, a resiliência de muitos foi testada, inúmeros términos foram repensados e, claro, muitas horas de Netflix foram assistidas.
Nós sabemos que as nossas dicas têm tornado os finais de semana de vocês mais alegres e divertidos, mas nada se compara ao que faremos hoje. Como o feed do seu Instagram, neste dia 12, ficará lotado de belos casais, nós tivemos uma ideia diferente para tirar, pelo menos, um sorriso do rosto de quem é solteiro ou solteira hoje.
ATENÇÃO: Preparamos um post especial e exclusivo para vocês e a ideia é muito simples. Clique aqui, vá na foto similar a capa desta seção, comente a nossa logomarca 📬 por lá e espere a magia acontecer. Só isso. Simples assim… Essa é a nossa contribuição para o Dia dos Namorados, o resto é com vocês!
Na verdade, ainda tem mais. Além do post, você tem que ter assunto para quando a magia começar, certo? Aqui estão algumas sugestões…
Já ouviu a expressão MINDBLOWING? É como descrevemos esse TED sobre atenção, assistido mais de 20 milhões de vezes. Clique para assistir 📽️
Para assistir… Ficamos em dúvida nesta semana entre dois filmes de tirar o fôlego: “Ilha do Medo”, em comemoração aos 10 anos do lançamento e “Um Contratempo”, porque é de arrepiar, literalmente. Tudo que você precisa para passar o final de semana no aconchego do sofá 🍿
Para as dicas de leitura, resolvemos indicar o que nossa equipe está lendo agora. Hernane está lendo Sapiens - Uma Breve História da Humanidade. E Júlia? Sapiens também. Pode ser marmelada ou bom gosto literário... Mateus escolheu para o mês de junho Cem Anos de Solidão, do Gabriel Garcia Márquez. O título não combina muito com o dia, nós sabemos, mas é um clássico. 📚
Essa aqui é que a gente quer ver! A receita de hoje é “sooo american”, porém deliciosa… Cinnamon rolls para adoçar seu final de semana daquele jeito! 😋
Em função da quarentena, os bancos sanguíneos nunca estiveram tão em baixa. Nesse domingo, dia 14 de junho, será celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Se puder, DOE! 🅱️
Sim, nós estaremos sempre aqui para vocês!
até segunda!
O the news 📬 tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!