então é...
bom dia. independente da sua relação com o natal, tente fazer, ainda que de longe, com que ele se pareça um pouco com o natal de sempre. amor, família, fartura, celebração e abraços. sem passas.
Não morram de saudades 🎅🏻
Começamos a edição dizendo que amanhã não tem the news. Voltaremos na segunda, com uma retrospectiva desse ano maluco durante toda a próxima semana.
Em 4 tópicos: como anda a vacinação?
MUNDO
Quem mais, em março, achava que em dezembro estaríamos livres desse assunto? Pois é, nós também. Seremos rápidos hoje e focados no que o mundo tanto esperou, a vacina.
No país mais afetado pela COVID-19, os EUA, mais de 1 milhão de pessoas já foram vacinadas. Os imunizantes usados são o da Pfizer e o da Moderna.
No mundo todo, já são mais de 2,8 de pessoas “livres”. O Reino Unido vem atrás dos EUA, com mais de 500 mil.
Os 9 países que já começaram a vacinação são: EUA, Reino Unido, Canadá, Arábia Saudita, Israel, Suíça, China, Rússia, Emirados Árabes Unidos e Brasil. Brincadeira… mas vamos nos mentalizar nessa lista.
Quanto às aprovações, as novidades são: a Argentina autorizou uso emergencial das vacinas da Pfizer e da Sputnik V e o Canadá aprovou o imunizante da Moderna, também emergencialmente.
Em meio à vacinação, o mundo registrou, anteontem, recorde de novas mortes pelo vírus. 14.1468 pessoas morreram em um só dia. Além disso, Israel confirmou a primeira morte por reinfecção. Se já pegou e se considera imune, melhor repensar.
O que mais é destaque no mundo:
Reino Unido detecta outra variante ainda mais transmissível do coronavírus
Trump se nega a assinar pacote de ajuda de US$ 900 bilhões contra impactos do coronavírus
Trump ameaça Irã após embaixada dos EUA em Bagdá ser atingida por mísseis
Se 2020 tivesse um sabor, qual seria?
NEGÓCIOS
Essa foi exatamente a pergunta que o Burger King Brasil fez aos seus consumidores em uma nova campanha. O resultado foi simplesmente espetacular. Volte e assista ao vídeo, mas não recomendamos que assista enquanto estiver tomando seu café da manhã. risos.
Basicamente, a criação da campanha envolveu perguntas nas redes sociais sobre quais ingredientes traduziriam as sensações que esse ano louco nos trouxe.
De sardinha enlatada a pé de galinha, a empresa colocou tudo em um sanduíche e, acreditando você ou não, alguns fãs experimentaram… Você comeria?
Bullets tecnológicos
TECNOLOGIA
É véspera de Natal e sabemos que vocês querem praticidade. Vamos lá!
Aproximando-se de 500 milhões de usuários, o Telegram está se preparando para começar a monetização do aplicativo.
Elon Musk diz que tentou vender a Tesla para a Apple, mas Tim Cook — o CEO — não estava interessado.
A Nuro, empresa de tecnologia da Califórnia, recebeu uma licença que permite operar carros autônomos (que não precisam de motorista) comercialmente, ou seja: delivery sem entregador.
Da câmara secreta de Harry Potter para a câmara de frango do KFC.O novo console do KFC tem um compartimento para manter seu frango frito quente.
14 milhões de desempregados
BRASIL
Estamos quase comendo pavê — ou pacumê — mas os números do coronavírus e seus desdobramentos continuam relevantes. No entanto, hoje, falaremos sobre uma das consequências da pandemia: o desemprego.
Em novembro, segundo o IBGE, a taxa de desemprego — ou desocupação — chegou ao recorde durante a pandemia: 14,2%.
Em números absolutos, isso quer dizer que 14 milhões de pessoas estão sem trabalho no país. O desemprego representa, ainda que indiretamente, queda na atividade econômica, maiores gastos do Estado e menor consumo por parte da população.
O aumento da população desocupada reflete, principalmente, a situação do Nordeste. Nas outras regiões, a situação é estável, com exceção para o Sul, que teve queda na taxa.
No entanto…
No mesmo mês, o Brasil gerou 414.556 empregos com carteira assinada — o melhor resultado mensal desde 1992. A alta ainda não compensa as vagas fechadas durante a pandemia.
Calma… Sabemos que os dados parecem contraditórios, mas vamos explicar. O motivo é a diferença de metodologias. Enquanto o desemprego abrange também o setor informal da economia, os dados de carteira assinada levam em consideração apenas os empregos formais.
Em 41% dos domicílios, pelo menos um morador recebeu algum auxílio do governo em novembro.
O que mais é destaque no país?
Instituto Butantã posterga mais uma vez a divulgação da eficácia da Coronavac
Doria viaja de férias para Miami e, horas depois, anuncia volta para São Paulo
Covas e Doria (de novo) revogam gratuidade no transporte para idosos entre 60 e 65 ano
Desembargadora manda tirar internet e celulares da casa de Crivella
Bloco de Maia decide que Baleia Rossi será o candidato à presidência da Câmara
Agora é só segunda…
ECONOMIA
Ontem foi dia de alta. O Ibovespa subiu 1,00%, aos 117.806 pontos. Apesar da alta, essa foi a primeira queda semanal do índice em 8 semanas.
Na semana como um todo, a notícia que mais pesou foi a nova cepa do coronavírus que se disseminou no Reino Unido. Além disso, a intervenção de Trump no pacote de estímulos assustou o mercado.
No entanto, as vacinas têm animado os investidores, assim como a alta do petróleo. Na Europa, ontem o dia foi positivo com a esperança de que o tão esperado acordo comercial do Brexit esteja próximo.
P.S: hoje não tem Bolsa, nem amanhã. Podem ficar tranquilos, traders e investidores… risos.
O que mais foi destaque economicamente falando?
Petrobras inicia venda de gasoduto da Bolívia e fecha escritório de Londres
Governo flexibiliza medida e libera bancos a pagarem mais dividendos em 2020
Feliz natal! 🎄🎅🏻
MERRY CHRISTMAS
Desejamos a você, sua família e todas as pessoas queridas do seu circuito tudo aquilo que o Natal representa de bom! Que seja um momento de paz, celebração, harmonia e união.
Aos que, por ventura, não podem estar juntos de seus familiares, desejamos muita prosperidade e um abraço virtual muito apertado de toda nossa equipe. Fiquem bem! Tudo na vida acontece por uma razão e, às vezes — só às vezes — como enxergamos uma situação é mais importante do que a situação em si.
Como não estaremos aqui na sexta-feira, nossa dica para você é: ligue a TV 📺 em um canal kids e se permita assistir a desenhos e filmes natalinos por, pelo menos, alguns minutos. Pode parecer bobo, mas aquece o coração. Sim, nós amamos Natal………. 🎅🏻 HO HO HO
Voltaremos na segunda-feira com notícias, bom humor e tudo que você precisa saber para começar a sua última segunda do ano. Boas festas!
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.