edição especial
bom dia. imagine você e alguns amigos em um momento de pura diversão e lazer. quem seriam? pegue o telefone e mande um alô para eles agora. diga que logo estarão juntos... e agora pegue o café
Cuomo assim, Cuomo?
MUNDO
Quem fica em casa não se contamina, simples assim? Parece que não. O NY Times publicou ontem um vídeo do governador de Nova York, Andrew Cuomo, dizendo que cerca de 66% das pessoas que foram infectadas pela doença nos últimos dias estavam dentro de suas casas. Os chocantes dados envolvem cerca de 1.000 pacientes em 100 hospitais de Nova York e você pode conferir o pronunciamento clicando aqui.
O governador indicou que não há uma razão capaz de mostrar o motivo para essas infecções de quem estava isolado. Por volta de 73% dessas pessoas tem idade superior aos 51 anos, é aposentada e não anda em transporte público. Os dados da pesquisa conflitam com as garantias dadas anteriormente por Cuomo ao afirmar que o isolamento poderia impedir a transmissão entre as pessoas. O que fazer?
Andrew Cuomo, assim como nós, deve estar um pouco perdido em relação aos fatos. Isso porque, ainda ontem, ele disse considerar absurdo que os outros estados reabram seus comércios enquanto as taxas continuam crescendo, e que não vai sacrificar vidas para reativar a economia. O governador também elogiou a população nova-iorquina por aderir às medidas de distanciamento social, mas reforçou que não entende as razões egoístas e desrespeitosas dos 2% que não estão usando máscaras.
Novas notícias nos fazem questionar as medidas tomadas pelos governantes, mas o que não deixa dúvidas é que o número de casos e mortes cresce, chegando a 3,78 milhões de casos e 265 mil mortes no mundo todo. Ficar em casa talvez não seja sinônimo de proteção certa, como os dados nova-iorquinos mostraram, mas tratando-se de uma doença transmissível, o que mais podemos fazer?
O que mais foi destaque no cenário mundial?
Justiça dos EUA arquiva investigação a Michael Flynn, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump.
Mais de 135 mil casos e cada vez mais perto das 10 mil mortes
BRASIL
A imagem não é das melhores, mas é útil. Desde março, especula-se sobre quando o Brasil atingiria o pico de contaminação do coronavírus e a curva começaria a se achatar. Não sabemos se estamos no topo, e tentar adivinhá-lo é uma tarefa nada simples, mas estamos certos de que ele está cada vez mais próximo. O Brasil registrou ontem 9.888 novos casos de coronavírus e 610 mortes em decorrência dele, começando a sexta-feira no 8º lugar no ranking mundial, com 135.106 casos confirmados e 9.146 mortes.
Das 610 novas mortes de ontem, 121 aconteceram nos últimos três dias. Como assim? Os números divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde refletem os boletins das secretarias estaduais de Saúde, independentemente da data em que tenham ocorrido. Ou seja, se houver um dia com pouca capacidade de testes ou uma equipe de trabalho reduzida, os números dos dias seguintes serão influenciados e as mortes podem levar até mais de um mês para serem inseridas nesses boletins. Falta tecnologia no Sistema de Saúde brasileiro.
O estado com o maior número de casos é São Paulo, seguido pelo Rio, Ceará, Pernambuco e Amazonas. O Nordeste é a região em que casos mais cresceram no último mês, mas ainda está atrás do Sudeste em números totais. Bem-aventurados são os sul-mato-grossenses, onde há apenas 311 casos confirmados, ou os 30 convidados que Bolsonaro disse chamar para um churrasco no próximo sábado, depois de ser considerado pela 'Lancet' como a maior ameaça ao combate à Covid-19 no Brasil.
Depois desse apanhado sobre a situação da pandemia no país, o que mais você precisa saber?
Construção civil e indústria são incluídas na lista de atividades essenciais
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, é expulso do Partido Novo
Netflix & chill? Acredite se quiser…
TECNOLOGIA
Money follows attention. Com mais e mais pessoas em casa nos finais de semana, o que já era comum se tornou ainda mais frequente: Netflix. De olho no crescimento de sua audiência, depois de grandes lançamentos, neste mês de Maio, a plataforma irá disponibilizar 58 novos filmes, séries e documentários (clique para ver a lista completa) para auxiliar aqueles que já esgotaram todo o catálogo nessa quarentena. À título de curiosidade, é seu caso? risos.
Dentre os títulos que serão disponibilizados, boa parte dos destaques é de terror. A “Ilha do Medo”, com Leonardo DiCaprio, “AnnaBelle” e “Psicose”, do premiado Alfred Hitchcock, estão entre os filmes que serão adicionados.
Aproveitando o ensejo e quase que antecipando o momento das dicas clássicas de sexta-feira, nossa equipe testou o Netflix Party, um extensor do Google Chrome, que te permite assistir filmes em conjunto com seus amigos. Basicamente, a ferramenta adiciona um bate-papo ao vivo ao lado direito da tela e você pode convidar os amigos ou aquela pessoa para assistir um filme de terror juntos e não passar medo sozinho (dormir a sós ainda é necessário, mas já é um começo). Vale o teste e é grátis…
O que mais é relevante no mundo da tecnologia?
Não é culpa nossa, Ambev
CONSUMO
As lives sertanejas não foram suficientes para amortecer a queda das vendas da Ambev. A maior fabricante de cerveja e refrigerantes da América Latina registrou queda de 55,9% no lucro líquido no 1T do ano. Pelo que parece, os baixos lucros são apenas um gostinho amargo do que está por vir.
Para Betina Roxo (não é a da Empiricus)a companhia deve se manter pressionada no curto prazo. A queda do 1T representa apenas o início da pandemia, já que as medidas para conter o vírus começaram, em sua maioria, em março. Os números do 2T serão ainda piores, uma vez que a própria Ambev divulgou em um balanço antecipado que o volume de cervejas vendidas no mês de abril teve queda de 27%.
Em terras brasileiras. Por aqui, o faturamento da multinacional caiu 9,6% no 1T. Não para por aí. A companhia enfrenta no Brasil um ambiente cada vez mais competitivo, com a pressão de nomes como a Heineken e do segmento premium, das cervejas artesanais, que toma cada vez mais espaço e no qual a Ambev tem menor participação.
Mas e as notícias de que as bebidas alcoólicas figuravam entre os produtos mais procurados durante a quarentena? Pois bem, pode ser que estávamos bebendo demais. Apesar da procura elevada quando comparada a outros produtos, estima-se que 61% do consumo de álcool no país se dê em bares e restaurantes. Não tem bar, não tem balada e nem aquele social de sábado. Nós bem que queríamos te ajudar, Ambev…
Empresários pedem socorro
ECONOMIA
Uma hora o combustível acaba. Após reunião com empresários em Brasília ontem, o ministro da Economia fez um alerta sobre as medidas de quarentena, afirmando que uma possível prorrogação do isolamento levará a um colapso econômico e desorganização social.
O ministro, que juntamente com Bolsonaro e um grupo de empresários, visitou Dias Toffoli no STF e afirmou que estes que antes estavam conseguindo manter os sinais vitais de seus negócios, já não possuem tanto fôlego, o que é muito perigoso para o país.
No mercado financeiro, propriamente dito, o dólar, depois de fechar em alta histórica ontem, bateu novo recorde nesta quinta e fechou em R$ 5,83. São os efeitos práticos do corte na taxa básica de juros que mencionamos ontem.
O Ibovespa, fechou a 78.118 pontos com volume financeiro negociado de R$ 30,857 bilhões, uma queda de 1,2%. Por outro lado, lá fora, a Nasdaq, índice de empresas de tecnologia, subiu 1,41% e ficou positivo no ano, apagando toda a queda posterior ao crash do coronavírus.
TGIF (HORA DAS DICAS)
Em primeiro lugar, gostaríamos de desejar um feliz dia das mães antecipado e homenagear todas as queridas mamães que começam seus dias com nossas notícias, direta ou indiretamente.
“Aqui em casa nesta quarentena uma forma que encontrei de reduzir a ansiedade da minha mãe gerada por acompanhar o jornal convencional, foi ler para ela o the news todo dia pela manhã. (mas o café é com açúcar kkk)” | Gabriela Lima - Bragança Paulista, SP
Vocês são fundamentais em nossas vidas e we love you all! Muito amor pra vocês nesse final de semana!
Dito isso, vamos ao que vocês sempre aguardam ansiosos:
Começamos as dicas de hoje com um TED maravilhoso e temático, especial de dia das mães… Você não vai se arrepender. Clique para assistir e prepare o lenço, só por precaução 📽️
A dica da telinha do dia, dando uma variada do Netflix, até porque já falamos na seção de tecnologia, é a série do Globoplay “Todas as Mulheres do Mundo”, que está de graça para não assinantes 🎬
A dica de leitura hoje é simples, um livro e um artigo, respectivamente. A única coisa (link da Amazon) de Gary Keller e “Reinventando sua carreira em tempos de Coronavírus” da HBR 📚
Pela primeira vez, aqui vai a dica de um game, o Magicash. “Nossa, nada a ver, pessoal…” Calma. É O JOGO para quem lê atualidades e da pra ganhar um dinheirinho brincando com o que você aprende e lê aqui, literalmente. É real 🦊
Por último, mas não menos importante, uma receitinha simples de sobremesa pra surpreender a família no almoço de dia das mães ou pra fazer pra você mesmo, afinal, o tempo de preparo é de incríveis 5 minutos (tirando o tempo de geladeira). É o Mousse de Maracujá mais fácil do mundo. Clique aqui para receita 🍨
E por hoje é só! Até segunda e ótimo final de semana para vocês! ❤
Se faça presente mesmo distante clicando no botão abaixo e compartilhando com seus amigos e conhecidos próximos. Se você gostou, eles também vão gostar! Abraço virtual e segunda tem mais! É só conferir seu e-mail.