dormir ou agir
bom dia. existem duas formas de seguir seus sonhos: continuar dormindo, literalmente, ou levantar para torná-los realidade. chegamos para avisar que a segunda-feira chegou. pegue o café (sem açúcar).
Vídeo expõe mansão bilionária de Putin e provoca protestos na Rússia
MUNDO
Muito embora os holofotes do mundo estejam no coronavírus, há certas coisas que não podem passar despercebidas, como a atual situação política na Rússia. Durante o final de semana, mais de mil pessoas foram detidas durante protestos pelo país.
O motivo? Revolta contra a prisão do líder opositor de Vladimir Putin. Mais de 100 cidades se mobilizaram no protesto — 40 mil só em Moscou — , o que indica não só a relevância da oposição, mas também uma das maiores manifestações anti-governo na história recente da Rússia.
Para entender o contexto… Alexei Navalny, o inimigo mais conhecido de Putin, havia sido envenenado no ano passado e estava se recuperando na Alemanha. Depois de meses em Berlim, Alexei resolveu voltar para a Rússia, o que inflamou não apenas seus apoiadores, mas também o governo, que o prendeu imediatamente por 30 dias.
A suspeita é que o ataque químico tenha sido operado pelo governo Putin, que se recusou a abrir uma investigação sobre o caso.
Muitos dizem que todas as acusações de crimes contra Alexei, como estelionato, são falsas e criadas para mantê-lo longe de qualquer possibilidade de participação política, como aconteceu em 2018, quando foi impedido de se candidatar.
Pra fechar: A oposição sempre acusou Putin e seu governo de corrupção e, desta vez, as denúncias se agravaram com um vídeo publicado no YouTube, que mostra uma mansão construída pelo Kremlin russo avaliada em 1,35 bilhão de euros.
O vídeo mostrou ao mundo as primeiras e únicas imagens do palácio e já foi assistido mais de 70 milhões de vezes. Está em Russo, mas é só clicar.
O que é relevante no Brasil para começar a semana? 🇧🇷
BRASIL
Abstenção do ENEM bate recorde (55%), mas já era esperada, segundo Ministro da Educação
PGR solicita abertura de inquérito para STF para investigar a conduta de Pazuello em Manaus
Suposta edição em foto simula máscaras em oficiais; órgão do Exército apura
Inglaterra cogita pagar 500 libras por pessoa infectada
CORONAVÍRUS
Faz sentido? Aparentemente, A Inglaterra está cogitando pagar 500 libras para cada pessoa que testar positivo. A ação do governo pretende influenciar positivamente as pessoas a testarem e se isolarem, com o crescente número de casos.
Isso está sendo cogitado depois que uma pesquisa constatou que apenas 17% das pessoas com sintomas de COVID-19 se apresentam para fazer um teste, pois temem perder sua renda se pararem de trabalhar.
A proposta, que custaria ao governo aproximadamente £ 450 milhões por semana — ou £ 2 bilhões por mês — foi revelada em um documento político de 16 páginas que vazou, elaborado pelo Departamento de Saúde e Assistência Social de lá. Além da medida sugerida, outras hipóteses estavam sendo consideradas pelas autoridades.
Já existe um pagamento de £ 500 disponível para aqueles com baixa renda comprovada, que testaram positivo, mas não podem trabalhar em casa em decorrência da função.
Há controvérsias… Depois que o documento vazou e foi noticiado pelo The Guardian — jornal tradicional do país — muitas críticas foram feitas e o porta-voz oficial do primeiro-ministro negou que o governo planejasse introduzir o novo pagamento.
Qual seria o risco? Se de fato acontecer, é importante entender que estimular a testagem é ótimo, mas financiar testes positivos pode provocar o que especialistas chamam de “Cobra Effect” — vale ler sobre a origem desse nome.
Esse é um fenômeno que ocorre quando um incentivo projetado para resolver um problema acaba recompensando as pessoas por piorá-lo. É como se o estímulo mais incentivasse as pessoas a contraírem o vírus do que qualquer outra coisa.
O que mais é destaque em relação ao coronavírus?
Alemanha adota tratamento feito por Trump para neutralizar ação de coronavírus
Nova Zelândia detecta primeiro caso comunitário de COVID-19 em dois meses
Morte em decorrência de um desafio do TikTok
TECNOLOGIA
O TikTok já está envolvido em polêmicas (políticas) faz tempo, mas, dessa vez, trata-se de algo bem sério: a morte de uma criança. Como assim?
Uma menina de 10 anos, moradora de Palermo, na Sicília, morreu por asfixia enquanto realizava um desafio que circula no TikTok, que consistia em colocar um cinto em volta do pescoço e prender a respiração.
Depois disso, o órgão de fiscalização italiano ordenou, na última sexta-feira, que o aplicativo bloqueie as contas de todos os usuários do país com idade não verificada.
O TikTok se compromete a proibir o registro de crianças menores de 13 anos, mas é relativamente fácil contornar essa regra. E você, mentiu na época do Orkut ou já tinha idade suficiente?
A relevância: segundo o pai da menina que veio à óbito, o TikTok e o YouTube eram o mundo dela. Em tempos de pandemia, é assim que milhões de adolescentes e crianças ao redor do mundo têm passado o tempo.
O que mais é destaque em tecnologia?
Analistas de Wall Street esperam que a Apple atinja US$ 100 bilhões em vendas no 4º trimestre
Instacart está demitindo todos os funcionários que votaram pela sindicalização
Das aeronaves para a entrega de vinho
NEGÓCIOS
A crise foi tão forte para o setor de turismo, especificamente para as companhias aéreas, que fez com que um grande player do mercado resolvesse investir na entrega de vinho à domicílio.
Qual player? Ninguém menos que a American Airlines.
Entenda: a companhia aérea lançou um serviço de delivery de vinho que entregará garrafas premium na casa dos assinantes. A assinatura mensal de 3 rótulos custa $100.
Você deve estar se perguntando, com razão, o porquê da American Airlines fazer isso. É simples. A cada dólar gasto com a assinatura, os clientes vão ganhar duas milhas aéreas para usarem quando for seguro viajar novamente. Um bom insight…
A companhia diz que o projeto é como um passaporte do vinho. A ideia é permitir que seus passageiros experimentem vinhos premium, sem estar à bordo.
Outros cases aéreos em meio à pandemia: a British Airways começou a vender louças, chinelos, cobertores e carrinhos. Enquanto isso, a Singapore Airlines abriu um restaurante de US$ 440 por pessoa em uma aeronave e a Finnair passou a vender o serviço de bufê a bordo como refeições prontas em supermercados.
Dá para se programar com tantas incertezas?
ECONOMIA
Com a recente reclassificação de São Paulo para um período com mais restrições para as atividades, que começa a partir de hoje, a imprevisibilidade tornou-se motivo de crítica para os empresários. Será que o fechamento poderia ser mais previsível e organizado?
Com o abre e fecha, que também deve estar acontecendo na sua cidade, os estabelecimentos não essenciais — como bares e restaurantes — enfrentam dificuldades para manter empregos e estoques.
O que acontece: os empreendimentos ficaram fechados por muito tempo. Quando as medidas foram flexibilizadas, os donos viram a oportunidade para reverter pelo menos parte do prejuízo. No entanto, pouco depois, as medidas retrocederam.
Alguns empresários cobram ajuda do governo, como isenção de taxas e impostos. Além disso, questionam as festas clandestinas e praias, que permanecem lotadas.
É fato que as curvas de contágios e mortes pelo coronavírus voltaram a crescer e não se pode ignorar isso. No entanto, comunicação e transparência são essenciais.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo, inclusive, disse que o governo paulista não tem anunciado os fechamentos de forma organizada. Ele destaca que o foco na preservação da vida é o mais importante, mas afirma que também é preciso pensar nos estabelecimentos.
Só pra te lembrar… Aqui em SP, bares e restaurantes deverão fechar às 20 horas durante a semana e, pelo menos, nos próximos dois fins de semana (30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro), não poderão sequer abrir.
Conclusão: Voltamos ao tradicional delivery, mas com uma opção diferente: um early happy hour. Será que vamos ver a turminha do colete dando uma saidinha rápida para o bar e retornando ao escritório às 20:00? risos.
O que mais é destaque em economia?
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.
Até amanhã, às 06:06
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.