dia mundial dos começos
bom dia. hoje é segunda. dia de voltar aos eixos. aos poucos os finais de semana voltam a parecer finais de semana e, com isso, a tradicional segunda-feira também. sorria, pegue seu café e vamos lá.
O coronavírus na economia mais fechada do mundo
MUNDO
Depois de dominar o mundo, o coronavírus parece ter chegado onde quase ninguém entra ou sai: a Coréia do Norte. Ontem, depois que Kim Jong-un disse ter encontrado o “primeiro” caso de coronavírus no país, foi imposto lockdown em uma cidade próxima à fronteira com a Coréia do Sul, declarando emergência nacional máxima.
Kim emitiu o alerta depois que um norte-coreano, morador da Coréia do Sul há 3 anos e recentemente de volta ao país, foi considerado caso suspeito. Toda a cidade para qual ele retornou foi colocada em quarentena, tudo segundo a Agência de Notícias Norte-Coreana, de propriedade do governo.
É esse mesmo o primeiro caso? Muitos especialistas questionam se esse é realmente o primeiro caso de COVID-19 por lá, pois embora o país seja um dos mais isolados do mundo, o acesso do mundo a informações norte-coreanas também é extremamente restrito.
A relevância: por se tratar de um regime extremamente fechado, que interrompeu os negócios com a China, responsável por 90% do comércio externo, o sistema de saúde pública do país pode não aguentar resolver o problema. O baque será muito grande...
O que mais foi destaque no cenário mundial?
Novos protestos contra racismo deixam uma morte e dezenas de prisões nos EUA
Jornal diz que número de mortes por COVID-19 na Espanha pode ser 60% maior que contagem oficial
Há expectativas para o Réveillon?
BRASIL
Hoje as notícias vêm do cartão-postal brasileiro: o Rio de Janeiro. Nesse fim de semana, a prefeitura do Rio suspendeu as tradicionais e emblemáticas festividades do Réveillon 2021 na capital carioca. O sonho de emendar o carnaval com réveillon não é tão glamouroso quando parecia. risos.
Por meio de uma nota, a prefeitura disse que o modelo que conhecemos e praticamos há anos em relação ao Réveillon e o Carnaval não é mais viável no cenário de uma pandemia. Isso só mudaria com uma vacina.
Fogos pela internet? A administração municipal disse que a Riotur apresentará, nos próximos dias, diferentes possibilidades de formato para o evento da virada, sem presença direta de público, em um modelo virtual.
A Associação de Hotéis do Estado chamou o cancelamento de absurdo. Para os membros, a prefeitura deveria ter conversado antes com a iniciativa privada, para pensar em um plano B. Na última edição, foram mais de 1,7 milhões de pessoas na cidade em função do réveillon. Nesse período, a média de ocupação dos hotéis chega a 99%. O pesadelo para o setor hoteleiro se estende…
Com o afrouxamento das medidas no Rio, a maioria dos cariocas escolheu Angra dos Reis como refúgio. No entanto, os últimos dias por lá foram tumultuados.
Na madrugada de ontem, cinco embarcações pegaram fogo em um condomínio da cidade.
Ainda no domingo, uma live foi interrompida por um tiroteio que acontecia em Angra, devido à uma operação policial por perto.
O que mais foi destaque no país?
Governo de SP avalia reabrir escolas com 80% da população na fase amarela
CNJ abre reclamação disciplinar contra desembargador que humilhou guarda
O modelo de aula “online” de 1950
TECNOLOGIA
Deixaremos os updates tecnológicos para os destaques da seção de hoje. O motivo? Nossa equipe encontrou algo maravilhoso na internet e acreditamos que isso seja mais relevante para começar sua semana ou, ao menos, te ajude a quebrar nu o gelo no início de alguma de suas calls hoje.
A forma como as aulas são ministradas pode se transformar para sempre depois do COVID-19. Como faculdades e escolas foram forçadas a aderir o modelo virtual, as aulas pelo Zoom e Google Meets se tornaram a regra e não irá surpreender se continuarem mesmo pós pandemia. O que vai te surpreender é que o coronavírus não foi o primeiro a promover esse formato de ensino.
Na década de 1940, uma fabricante de intercomunicadores chamada Executone Inc testou um novo conceito conhecido como "ensino por telefone" para suprir a necessidade de crianças que sofriam com a poliomielite — doença altamente contagiosa causada por um vírus que pode causar paralisia nos membros inferiores —que impedia que os infectados frequentassem a escola.
Como funcionava: A Executone enviava dois interfones portáteis, um para a escola e outro para a casa do aluno, que também recebia uma espécie de microfone, para fazer perguntas quando achasse necessário e um controlador de volume, que tornaria sua experiência ainda melhor. Perceba que a UX já estava era relevante mesmo há sete décadas.
Deu certo? Vinte anos depois, por volta de 1960, a Executone tinha sistemas de aprendizado por telefone em mais de 46 estados e territórios americanos, com milhares de crianças utilizando o sistema, não só as acometidas pela pólio, mas também qualquer tipo de doença que impedisse que frequentassem as aulas por um longo período de tempo.
O problema é que, na época, a maioria dos professores se esquecia que a criança não podia ver o quadro e apenas ouvir sua voz, o que, de certa forma, prejudicava o aprendizado.
Aos poucos o sistema foi perdendo força, pois a vacina da poliomelite entrou em cena em meados de 1961. Apesar da utilidade do sistema para outras doenças, o número de casos era irrelevante e o modelo de ensino presencial não era questionado. Será que veremos algo similar quando a vacina do coronavírus se popularizar ou continuaremos assistindo às aulas de pijama?
À título de curiosidade, a Executone ainda existe, mas por uma simples visita ao site, você pode perceber que não se adaptou à transformação digital.
O que mais é destaque no mercado de tecnologia?
Garmin sofre ataque de hackers global em sistema e tira serviços do ar
Neuralink, de Elon Musk, quer permitir que você escute música via chip
Audiência antitruste de Google, Amazon, Apple e Facebook é adiada
A bola voltou a rolar…
ESPORTES
Depois de inúmeras discussões e protocolos, finalmente, a bola parece ter voltado de vez. Neste final de semana, o destaque foi para os times de Minas Gerais que retornaram aos gramados para a disputa das duas últimas rodadas do Campeonato Mineiro.
Ao todo, são mais de 30 competições estaduais e algumas ainda não possuem previsão de retorno, como é o caso Campeonato Goiano. Muitos brasileiros ainda terão que esperar para comemorar um gol.
O retorno foi justo? A realidade entre os times é muito diferente, e isso impactou diretamente na preparação dos atletas. Os times que possuem mais recursos puderam começar seus treinos há mais de um mês, enquanto outros tiveram no máximo uma semana para isso.
Além do futebol: A NBA, como já mencionamos anteriormente aqui na newsletter, também teve jogos no final de semana. Os times, confinados em Orlando, começaram os primeiros scrimmages (amistosos) e o plano da bolha de isolamento antivírus segue funcionando, com algumas exceções.
Destaque para o ouro e panorama da semana
ECONOMIA
É comum conhecer pessoas que possuem restaurações nos dentes feitas de ouro, principalmente, nas pessoas mais velhas. Se você conhece alguma, diga a ela que o seu patrimônio líquido está aumentando. risos.
Piadinhas à parte, o ouro está prestes a bater sua marca recorde de US $ 1.921 por ounce (equivalente a 28 gramas), pela primeira vez desde 2011. Com o prolongamento da pandemia e o aumento das tensões entre EUA e China na semana passada, os investidores estão buscando segurança em formato barras de ouro nas suas carteiras.
Foram mais de US $ 3,8 bilhões imobilizados em fundos de metais preciosos na semana passada, o segundo maior valor semanal de todos os tempos, segundo dados analisados pelo Bank of America.
O mercado como um todo ficará de olho no ouro nesta semana e além da possível valorização do metal, separamos outros tópicos que devem movimentar a economia brasileira e mundial:
Anúncio do FED, que deve manter a taxa de juros americana no nível atual, próxima de zero (Essa decisão influencia diretamente no preço do dólar, que move também o preço do ouro);
Divulgação do PIB do segundo trimestre dos EUA, com estimativa de queda anualizada de 35% e também na zona do euro, onde a estimativa é de recuo de 12% no comparativo trimestral.
Resultados da Apple, Alphabet e Amazon também vão movimentar os índices americanos, assim como os balanços da Vale, Petrobras, Bradesco, Santander, Cielo, Pão de Açúcar e Carrefour aqui no Brasil.
Boa sorte aos traders!
boa semana!
O the news 📬 é sua newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, sempre úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Essas notícias podem fazer o dia de alguém melhor! Sempre de segunda a sexta! É só conferir seu e-mail.