coragem
bom dia. mais uma semana que se inicia e a palavra do dia é: coragem. coragem, senhoras e senhores, a vida exige coragem. não hesite em fazer o que precisa ser feito. confia e vai.
Update do coronavírus pelo mundo 🌎
MUNDO
Iniciar a semana com um overview de qualquer coisa é interessante. Adoraríamos dar essa visão geral de outro tema, mas é a COVID-19 que se destaca novamente e, por isso, aqui vamos nós. É bom saber como está a situação no mundo.
De acordo com a OMS, são quase 90 milhões de casos confirmados e 2 milhões de mortes. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 790 mil casos. Nos últimos dias, dois fatos são marcantes:
O número de casos diários e mortes aumentou no mundo como um todo;
Os Estados Unidos estão quase chegando à marca de 1/4 dos casos do mundo (21 milhões) com aumento de 34% nos últimos 7 dias.
Outra coisa… Analisar os números totais é importante, mas um retrato do momento pode ser mais útil para identificação dos próximos passos da pandemia. Assim sendo, se analisarmos o número de novos casos nas últimas 24 horas, esse é o ranking. Veja:
🇺🇸 Estados Unidos — 365 mil
🇬🇧 Reino Unido — 59 mil
🇧🇷 Brasil — 52 mil
🇮🇳 Índia — 36 mil
🇷🇺 Rússia — 22 mil
🇿🇦 África do Sul — 21 mil
🇫🇷 França — 20 mil
🇮🇹 Itália — 19 mil
🇨🇴 Colombia — 18 mil
🇩🇪 Alemanha — 15.332
Por mais veloz que esteja a corrida pelas vacinas, o vírus ainda vem sendo mais rápido.
Além disso, o que mais você precisa saber sobre o cenário mundial?
Uma em cada cinco pessoas na Inglaterra já teve COVID-19, segundo estudo
Trump disse que não comparecerá a cerimônia de posse de Joe Biden
Avião desaparece na Indonésia minutos após decolar com 62 pessoas a bordo
Brasil vê aumento de 24% no número de casos em 7 dias
BRASIL
Se não for o seu caso — e desejamos que não — é bem provável que você conheça alguém próximo que está infectado pelo coronavírus nesse exato momento. Pois bem… A probabilidade é grande, pois o número de casos no Brasil aumentou 24,5% nos últimos 7 dias.
A média móvel de casos, por sua vez, cresceu 54% em relação aos últimos 14 dias. O país registrou 483 óbitos nas últimas 24 horas, chegando ao total de 203.140 mortes e viu um crescimento de 22,87% nos óbitos em 7 dias.
Para lembrar… A média móvel é a soma dos casos ou mortes da semana, dividida por 7 dias e sua comparação é feita com a média anterior e, por isso, fala-se em 14 dias.
Outro dado importante: Desde o dia 11 de agosto, essa média não era tão grande como a de agora. Na última semana, a média móvel de mortes foi de 1.016, ou seja, a maior nos últimos cinco meses.
A variação foi de +65% em comparação à média de 14 dias atrás, o que indica uma tendência de crescimento nos óbitos pelo coronavírus;
A média móvel subiu em todas as regiões do país.
Para um bom entendedor, um pingo é letra. Tudo tem seu preço… Não estamos aqui para julgar o mérito da questão, tão somente informar.
O que mais é importante por aqui?
Justiça do Rio proíbe Buser para transporte coletivo interestadual de passageiros
Exportações do Agronegócio Brasileiro superam USD 100 bilhões em 2020
Manaus tem 144 enterros e bate recorde diário desde o início da pandemia
Twitter x Trump — explained
TECNOLOGIA
Depois de uma suspensão temporária, nesse fim de semana, o Twitter decidiu banir definitivamente o presidente Donald Trump da rede social. Antes de mais nada, aqui está a explicação dada pelo Twitter, na íntegra.
Basicamente, a rede social disse que analisou os últimos tweets de Trump e concluiu que eles podem servir de inspiração para incitação de outros atos de violência, como visto no Capitólio.
Por que isso é tão marcante? Apesar de muitos já não considerarem como tal, Donald Trump ainda é o presidente eleito do país mais poderoso do mundo e pensar que uma rede social deletou sua conta é pra lá de bizarro. O sujeito se tornou um fantasma digital.
Sabemos que Trump não é um adepto da mídia tradicional e os 280 caracteres sempre foram o fit perfeito para o presidente americano.
Ele é uma das figuras políticas com maior número de seguidores no mundo (88M) e sempre gostou de utilizar o Twitter para divulgar novas políticas públicas diretamente, ao invés das tradicionais coletivas de imprensa.
No entanto, diferente de meros mortais, ele conta com todas as outras ferramentas de comunicação que um presidente possui. Se ele quiser falar algo, pelo menos até dia 20 de janeiro, toda a mídia estará pronta para ouvir e noticiar.
De um lado, muitos apoiaram e acharam prudente. Por outro, a atitude foi vista por muitos como censura e repressão seletiva.
A rede social já se “fez de cega” quando não baniu a conta do líder supremo do Irã, por exemplo, que tuitou dizendo que Israel deveria ser erradicado. Pau que bate em Chico, bate em Francisco?
Mas afinal, o Twitter pode fazer isso? Empresas não são países e possuem suas próprias políticas e Termos e Condições — aqueles que você aceita sem nem ler — e, apesar de precisar seguir a legislação, o Twitter possui certas liberdades e não é julgado como uma instituição pública.
Não foi só a conta de Trump no Twitter…
Talvez você não saiba, mas, nos Estados Unidos, existe um aplicativo chamado Parler — uma rede social com base significativa de conservadores, apoiadores de Trump e também extremistas.
Nos últimos dias, tanto a Play Store quanto a Apple Store removeram o aplicativo de suas plataformas. A justificativa é que o aplicativo não tomou as medidas adequadas para lidar com a proliferação das ameaças de violência que circulavam no Parler.
O Parler usa o serviço de hospedagem na web da Amazon. No sábado, a Amazon disse que suspenderia a empresa a partir de 23h59 de ontem, pelo mesmo motivo: a violência nas postagens dentro da rede. Hoje, o site ficará offline.
Futebol americano exibido em canal infantil?
NEGÓCIOS
O que levaria um canal de desenhos a transmitir uma partida de futebol? Enquanto sua imaginação faz as teorias, vamos te contar o que aconteceu. A NFL — liga de futebol americano dos EUA — decidiu transmitir ontem a partida dos playoffs entre Chicago Bears e New Orleans Saints na Nickelodeon, um canal 100% infantil.
A estratégia? A mais óbvia de todas. Atrair mais crianças para o esporte. A transmissão faz parte de um projeto da liga para alcançar um grupo demográfico mais jovem e diversificado.
O que não é tão óbvio assim… Os possíveis motivos por trás da estratégia. Pesquisas mostram que o número de crianças americanas que joga futebol vem diminuindo. Logo, se o little Joe não joga, ele tem menos interesse de assistir. Se ele cresce não assistindo, a liga perde audiência. ¯\_(ツ)_/¯
Talvez por isso a Nickelodeon preparou um streaming personalizado para a garotada, desde filtros virtuais para animar as telas — com a clássica gosma verde da Nick — até comentaristas do canal narrando o jogo.
A partida foi exibida para os adultos normalmente na CBS, que está sob o mesmo comando da Nickelodeon, o que facilitou a parceria.
Por que é legal saber isso? Mais que legal pode ser útil como um insight para uma estratégia de marketing na empresa que você trabalha. Quanto mais inputs, melhores as ideias.
Que ações são essas?
ECONOMIA
Era sexta-feira e você estava de olho na cotação das ações. Do nada, viu GNDI3 subindo 26% e HAPV3 saltando 17%. Entrou no Instagram para descobrir o porquê e viu que Hapvida e Notre Dame confirmaram negociações para fusão de R$ 100 bilhões.
Parou por aí? Vamos te explicar melhor o anúncio.
A Hapvida e a NotreDame Intermédica são companhias da área da saúde, listadas na Bolsa brasileira. As duas são as maiores operadoras de planos de saúde do país e também administram hospitais.
A união das empresas criará um grande player privado do setor no Brasil. Em uma análise rápida, as duas empresas se complementam geograficamente, o que cria valor ao mesmo tempo que reduz as preocupações antitruste.
Como funcionará a fusão: o plano prevê que os acionistas da Hapvida terão 53,1% da empresa combinada, enquanto os da Notre Dame Intermédica ficarão com 46,9%.
Esse é o tipo de notícia imprevisível para o investidor individual, mas que fez quem tinha uma das duas no portfólio dar pulos de alegria. É o seu caso?
O que mais foi destaque no cenário econômico?
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.
Até amanhã, às 06:06
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.