começou
bom dia. começou o período do ano em que metade do país começa a acompanhar a vida de 20 participantes. que bom que vocês são os que acompanham notícias... risos. pegue seu café e vamos começar.
Biden reverte mais uma política de Trump
MUNDO
Ontem, Joe Biden reverteu mais uma política da administração de Donald Trump. Dessa vez, ele suspendeu a proibição para que transgêneros se alistem no Exército.
Na prática: esses jovens que sonhavam em servir às Forças Armadas, mas não podiam, agora terão essa chance.
O que mais isso representa, politicamente falando? A medida indica uma agenda da administração Biden, nesse caso em específico, pela tolerância em relação àqueles que decidiram fazer a transição de gênero.
Para alguns, as Forças Armadas são vistas como um refúgio, onde as pessoas são tratadas pelas posições que ocupam e não por títulos como “senhor” ou “senhora”. Além disso, os uniformes mal se diferenciam entre homens e mulheres.
Os favoráveis à proibição: nesse caso, os argumentos são que ter transgêneros na Defesa Nacional pode sobrecarregar os militares com necessidades médicas caras.
Ainda nos EUA… 🇺🇸
As máscaras fazem parte de nossos “looks” há quase um ano, mas, nos Estados Unidos, elas podem ser até duplicadas.
Com as novas variantes do coronavírus, supostamente mais transmissíveis, o Dr. Anthony Fauci, que comanda o combate à pandemia no país, recomendou o uso de 2 máscaras ao mesmo tempo.
É até óbvio, né? A máscara é uma barreira física contra as gotículas do vírus. Quanto mais espessa a camada, menor seria chance de contaminação.
Vale destacar, também, que seguimos indesejados na nova “Bidenland”. O governo mantém a proibição de viajantes para o Brasil, a União Europeia, o Reino Unido e a África do Sul.
O que mais é destaque no cenário mundial?
Holanda tem segunda noite de distúrbios em protestos contra toque de recolher
União Europeia critica atraso na entrega de vacina da AstraZeneca e pede transparência
Agora é Pazuello quem está na reta
BRASIL
Ontem, após a autorização do ministro Ricardo Lewandowski, o STF permitiu que a PGR comece um inquérito sobre a conduta do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise sanitária do Amazonas.
No inquérito, a Procuradoria Geral da República cita atrasos nas medidas, demora no fornecimento de oxigênio e envio de remédios sem eficácia comprovada.
Mais detalhes: Pazuello deve ser ouvido em até 5 dias, mas pode escolher a data e o local. A investigação começa com o depoimento à Polícia Federal.
Além da PGR, Rodrigo Maia, presidente da Câmara, disse não ter dúvidas que Pazuello cometeu crimes no enfrentamento à pandemia. Ele citou irresponsabilidade nos contratos das vacinas, recomendação de medicamentos sem eficácia e defendeu a criação do que chamou de “CPI da Saúde”.
Deixando a atuação do Ministro de lado… Bolsonaro informou hoje, através do Facebook, que 5,4 mil litros de insumos para a vacina da CoronaVac serão enviados em breve para o Brasil, provavelmente até o final dessa semana.
Jair agradeceu a sensibilidade do governo chinês — olha só — e pontuou o empenho dos ministros Ernesto Araújo, Eduardo Pazuello e Tereza Cristina.
O governo de São Paulo, no entanto, contestou, dizendo que toda essa negociação foi feita pelo Butantan e pelo governo paulista. O fato é que, em carta, o embaixador da China no Brasil confirmou a exportação dos insumos e as tratativas com o governo federal.
O que mais foi destaque no país?
Média móvel de mortes por COVID-19 chega a 1.055, a maior desde 4 de agosto
Anvisa diz ao STF que não é possível liberar vacina Sputnik V sem o aval dos técnicos da agência
One last try para fazer o aplicativo vingar…
TECNOLOGIA
Olha quem vem… O Facebook liberou ontem, para os usuários do Reino Unido, uma nova funcionalidade em sua plataforma que promete revolucionar a forma como as pessoas consomem notícias. Ou, ao menos, tentar fazer isso…
Por que tentar? Bem… Como deve ser o seu caso, apesar de grande parte das pessoas ainda consumirem produtos do Facebook — WhatsApp e Instagram — o aplicativo de origem, em si, já não se faz presente nos dispositivos das pessoas.
Agora, vamos à nova funcionalidade… Uma aba específica no aplicativo para notícias. Com uma parceria com um aplicativo chamado Upday, a ideia do Facebook é fazer uma curadoria das principais manchetes e links, para fornecer aos seus leitores tudo que eles precisam saber em termos de atualidades.
Qual o sentido? Teoricamente, as pessoas já utilizam redes sociais para se informar, mas um feed específico de notícias sendo criado pelo Facebook indica a relevância da curadoria como um modelo de negócios no momento atual.
Como assim? À medida que cada vez mais existem conteúdos são criados e distribuídos, sai na frente quem consegue segmentar, qualificar e entregar apenas o melhor para seu público-alvo. Não à toa, você está lendo isso aqui em uma newsletter que faz exatamente isso... risos.
Cães farejadores, basquete e COVID-19
NEGÓCIOS
Um trio pra lá de incomum. Você deve estar se perguntando qual a relação desses três elementos — nós também fizemos isso — mas já vamos te explicar. A temporada da maior liga de basquete americano (NBA) está acontecendo normalmente, mas sem a presença de público nos jogos.
Como você pode imaginar, parte da receita dos times e da liga é proveniente da venda de ingressos, como em qualquer outro esporte, o que naturalmente estimula os times a tornarem viável o retorno seguro dos torcedores aos ginásios.
O Miami Heat foi o primeiro a iniciar esse processo e já nesta quinta-feira vai contar com fãs no estádio depois de longos meses em arenas vazias. É aqui que entram os cãezinhos…
Durante vários meses, o time estava treinando cães farejadores de coronavírus — é provável que você também não sabia que isso existia… De novo, nós também não sabíamos.
Como vai funcionar? Assim como sua temperatura é checada quando você vai a um restaurante atualmente, os torcedores do Heat também passarão por um check, só que com um dog altamente treinado para identificar uma pessoa contaminada.
Se o cachorro farejar e sentar, é um sinal de que detectou o vírus e o torcedor será impedido de entrar. Se ele farejar e seguir andando, o torcedor está liberado.
Tem cabimento? A ideia do cão farejador de coronavírus já está sendo aplicada em alguns aeroportos, como no de Dubai, nos últimos meses. Talvez você não saiba, mas cães farejadores podem detectar desde estresse e pouco açúcar no sangue até certos tipos de câncer.
Dados não costumam mentir: Um estudo alemão do ano passado descobriu que os cães estavam certos 94% das vezes quando se tratava da detecção do coronavírus. Duvida? É só clicar.
O rebuliço que um nome é capaz de fazer
ECONOMIA
Para um dia em que a Bolsa estava fechada — era feriado em São Paulo — o dia foi bem movimentado no mercado financeiro. O motivo foi a renúncia de Wilson Ferreira Junior como CEO da Eletrobras.
Antes de explicar, para que você tenha uma noção do impacto, ontem, as ADRs (os BDRs para os americanos) da Eletrobras fecharam com queda de 11% em NY.
Por que é tão relevante? A Eletrobras é tida como uma forte candidata à privatização e Wilson era parte central desse processo. Ele vinha trabalhando na reestruturação da empresa e preparando-a para que deixasse de ser estatal.
O motivo da saída: aquele que todo mundo diz quando não quer falar muita coisa. “Motivos pessoais”. No entanto, a renúncia foi feita dias depois de Rodrigo Pacheco, candidato à presidência do Senado, dizer que a privatização da empresa não era prioridade.
E agora? Os analistas deram um passo para trás quanto às expectativas com a privatização. Com Wilson de fora, em breve no comando da BR Distribuidora, o mercado aguarda a nomeação de seu substituto.
O medo era que o cargo fosse objeto de barganha política, mas o conselho da Eletrobras disse, ontem, que é sua atribuição nomear o novo CEO.
O que mais é destaque em economia?
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.
Até amanhã, às 06:06
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.