acredite ou não...
bom dia. na mitologia, a terça-feira é associada a marte e aos deuses da guerra, sendo um ótimo dia para criar impulso e ir atrás dos seus objetivos. bora aproveitar?
Nossos colonizadores estão passando aperto
MUNDO
Portugal é o país do mundo que registra mais casos diários por milhão de habitantes e mais óbitos em 24 horas. Esse site, com dados da Universidade de Oxford, tem um painel bastante interativo.
O país está há vários dias consecutivos acima dos 10 mil casos diários e das 100 mortes, sendo que sábado foi o pior dia desde o início da pandemia.
Os números parecem baixos… Parecem, mas proporcionalmente são bem altos. Portugal tem 10,3 milhões de habitantes. O Brasil, por exemplo, tem 209,5 milhões. É como se registrássemos mais de 2 mil mortes por dia — nunca chegamos nesse nível.
E agora? O presidente de Portugal deu um belo puxão de orelhas nos portugueses e avisou que o confinamento pode ser bem longo. Ele disse que há grandes chances dos casos dispararem nas próximas semanas.
O primeiro-ministro, António Costa, então, anunciou várias medidas para conter o avanço do vírus. Aquelas que você já conhece…
O que mais você precisa saber?
Qual o seu lugar na fila?
BRASIL
O momento mais esperado desde o carnaval do ano passado finalmente chegou. Já adivinhou né? Estamos falando do plano de vacinação do governo federal que começou ontem em todo país. Ao todo, 15 estados brasileiros já aplicaram suas primeiras doses.
Você já deve estar se perguntando: ótimo, e quando eu entro nessa história?
Calma. O start na vacinação enche nossos corações de alívio e esperança, mas é provável que você ainda tenha que controlar a ansiedade por mais um tempinho...
O Plano de Vacinação
Fase 1 — começou ontem:
Trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 75 anos ou com mais de 60 em instituições de longa permanência (ex: asilos e instituições psiquiátricas), indígenas em terras demarcadas e povos tradicionais ribeirinhos. Cerca de 4,8 milhões de pessoas.
Fase 2 — começa daqui a 2 a 3 meses:
Pessoas de 60 a 74 anos que não vivem em instituições de longa permanência. Em torno de 22,1 milhões de pessoas
Fase 3 — começa daqui a 4 meses:
Pessoas com comorbidades — diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer ou obesidade grave. Aproximadamente 12,7 milhões de pessoas
Fase 4 (grupo prioritário) — durante os 12 meses após Fase 3:
Professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, presos, quilombolas, moradores de rua, portadores de deficiência, dentre outros. Cerca de 10 milhões de pessoas.
Fase 5 (grupo não prioritário) — começa depois do grupo prioritário, mas ainda nos 12 meses seguintes após Fase 3:
Menores de 60, que não estão em condição de vulnerabilidade, não atuam em profissões essenciais e não têm comorbidades. Por volta de 120 milhões de pessoas.
Logo… Se conhecemos bem o perfil de vocês, devem estar juntos da grande maioria da população, no grupo não prioritário. Paciência, paciência.
O que mais foi destaque no país?
De acordo com documento, governo federal sabia do colapso iminente no Amazonas dez dias antes
Brasil ultrapassa 210 mil mortes por COVID-19, com média móvel de 959 óbitos por dia
A startup que vai florir a Europa
TECNOLOGIA
Se Napoleão estivesse vivo, seus maiores adversários em conquistar o mundo seriam os serviços de entrega. A Bloom & Wild, uma startup londrina cujo negócio consiste na encomenda e entrega de flores, levantou US$ 102 milhões para lançar seu serviço em toda a Europa.
Entendendo o negócio: a Bloom & Wild resolveu transformar a caretice das floriculturas em uma abordagem atualizada e digital. Pela internet, você compra um bouquet, por exemplo, e manda entregar. É o “Uber das floriculturas”.
Claro, flores são bonitas e, portanto, “instagramáveis”. Ganhou, postou, marcou. Assim o Instagram da Bloom & Wild cresceu e hoje tem quase 250 mil seguidores.
Em 2020, os negócios da empresa floresceram, literalmente. As receitas da empresa aumentaram 160% no ano passado, mais do que jamais faturou. O ano pandêmico foi o primeiro ano lucrativo para a Bloom & Wild.
Mas quem estava pensando em flores? Em períodos difíceis, as pessoas procuram conforto. Receber flores de alguém — ou de si mesmo — é um ato de carinho, ainda mais especial em tempos de isolamento. A tecnologia surgiu para resolver problemas e a pandemia trouxe vários.
Dormir é o melhor remédio?
ESTILO DE VIDA
A pandemia está sendo um período estressante para todos. Embora a forma de aliviar a tensão varie, nos EUA, muitos estão recorrendo à melatonina.
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano, sendo sua principal função a indução do sono.
Em 2020, os americanos gastaram mais de 820 milhões de dólares em suplementos de melatonina, um aumento de 42,6% em relação ao ano anterior.
Qual o problema? A Food and Drug Administration — a Anvisa dos EUA — regulamenta os suplementos de forma menos rígida que medicamentos. Isso significa que estão mais propícios a fraudes, comuns em períodos de alta demanda.
Um estudo descobriu que a quantidade real de melatonina em 71% dos suplementos está errada por uma margem de 10%, além de poder variar até 465% nos comprimidos de um mesmo frasco.
Tem algo a ver com a COVID-19, propriamente dita? Há especialistas dizendo que por atuar como antioxidante, a melatonina pode reduzir a inflamação em pacientes com a doença. Portanto, pode ser que isso tenha relação com o aumento da procura.
Para ficar de olho: como você viu no gráfico acima, o “boom” da melatonina não veio com a pandemia. A demanda cresce há alguns anos, o que mostra uma sociedade com um sono cada vez menos regulado.
Altas esperadas têm menos emoção?
ECONOMIA
A vacina parece ter duas funções: 1) imunizar a população e 2) animar os investidores. Como esperado, a segunda-feira foi positiva para o Ibovespa, que se valorizou 0,7%, aos 121.241 pontos, com o bom humor devido à vacinação.
No entanto, como os investidores americanos estavam todos descansando — ontem foi feriado de Martin Luther King nos EUA — o dia foi de baixa liquidez.
Dia de baixa liquidez = o volume de negociações feitas foi pequeno, ou, pelo menos, menor que o de costume.
Além da vacina, o mercado recebeu bem o PIB da China no ano de 2020, ainda que o crescimento tenha sido o menor em 44 anos.
E o dólar? Quase igual aos tímidos nas baladas… no 0 a 0. A moeda americana fechou o dia com “alta” de 0,01%, cotada a R$ 5,30.
O que mais é destaque economicamente falando?
Petrobras reajusta gasolina em 7,6%, valendo a partir de hoje
Segundo XP, apoio a Bolsonaro caiu 6% em meio a piora da pandemia e fim de auxílio emergencial
Azul, Gol e Latam vão transportar vacinas contra o coronavírus pelo Brasil
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.
Até amanhã, às 06:06
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.