acordar adiantado

bom dia. hoje acordamos tão felizes como quem acorda e vê que ainda pode dormir por mais alguns minutos. tem sensação melhor?

O conforto vende e vale bilhões

NEGÓCIOS

Alguns chamam de sandália de Jesus, outros aderiram como o calçado mais cool do momento. Deixando o lado fashion (ou não) de lado, a Birkenstock está valendo bilhões.

Por que venderam? Nenhum dos dois irmãos tem muito a ver com o negócio e já não acompanham de perto a empresa. Somado a isso, depois de uma reformulação de marca, a companhia está em tempos de vacas gordas.

Por muito tempo, os clientes fiéis da sandália eram hippies e avós. Recentemente, no entanto, a Birkenstock começou a produzir os sapatos em cores e estilos mais ousados, o que fez da marca sucesso absoluto entre os millenials.

A tendência de modelos mais controversos, que também inclui as papetes, os crocs e os ugly shoes, também colaborou com o crescimento da marca.

Se acha que é feio, dos números você vai gostar: Desde 2013, com a contratação de um novo CEO, as vendas triplicaram. Em 2019, a receita chegou a 870 milhões de dólares, com quase 24 milhões de pares vendidos.

Estava demorando, né Zuck?

TECNOLOGIA

As videochamadas explodiram na pandemia e Mark Zuckerberg levou tempo demais para lançar essa ferramenta. Depois das lives do Instagram com até 4 pessoas, agora será possível fazer chamadas de voz e vídeo no WhatsApp pelo desktop.

  • A notícia é um alívio para quem passa o dia sentado em frente ao computador e tem que pegar seu celular toda vez que o WhatsApp toca. Além disso, facilita a vida de quem usa o Zoom ou o Meet, já que agora terá tudo em um só lugar.

Por enquanto, as chamadas só poderão ser feitas de um para um, mas a empresa também pretende incluir a opção em grupo.

Podia ser melhor… A nova ferramenta só está disponível para o aplicativo e não se aplica ao WhatsApp Web. De qualquer forma, é um novo plus para os mais de 2 bilhões de usuários do plataforma.

O que mais é destaque em tecnologia?

Os desdobramentos do golpe em Mianmar

MUNDO

Vamos lá. Em fevereiro, um golpe de estado colocou os militares no poder de Mianmar, país asiático que faz fronteira com Índia e China. Desde então, o país tem sido cenário de manifestações, repreendidas com cada vez mais força.

Por que os militares tomaram o poder? O exército alegou fraude nas últimas eleições e prendeu a líder escolhida pelo povo. A comissão eleitoral, no entanto, diz que não houve ilegalidade.

Como resposta, a União Europeia suspendeu o apoio a projetos de desenvolvimento em Mianmar, para evitar que o dinheiro fosse usado para apoiar os militares financeiramente.

A China, por sua vez, se recusou a condenar o golpe. Com isso, os EUA disseram à potência oriental que esperam que ela desempenhe um papel no país vizinho. Ainda na região, pelo menos 19 policiais de Mianmar fugiram para a Índia, com medo de serem perseguidos por desobediência às ordens dos militares.

A tecnologia nesse contexto:

Soldados e policiais armados de Mianmar estão usando o TikTok para fazer ameaças de morte a manifestantes, do tipo: “vou atirar na porr* da sua cara”. Com isso, o aplicativo anunciou que removeria todo o conteúdo que incita à violência.

O TikTok está entre os 20 aplicativos mais baixados do país e se tornou popular entre jovens ativistas com a #SaveMyanmar, que tem mais de 805 milhões de visualizações.

Ainda sobre as redes sociais, o Facebook foi banido pelos militares depois de excluir todas as páginas vinculadas ao exército de Mianmar.

O que esperar? Segundo diplomatas, o Conselho de Segurança da ONU deve discutir a situação hoje, em uma reunião fechada.

O que mais você precisa saber?

Não precisa desconfiar

PATROCINADO POR METHA ENERGIA

Tem tanta maldade nos dias de hoje, que, quando algo parece bom demais para ser verdade, as pessoas não acreditam… Mas pode confiar, é verdade. Olhem só o que a Metha Energia faz: a empresa te dá um desconto de até 15% na sua conta de energia, sem obras e sem cobrar um centavo sequer.

“Só desconto? É golpe… Certeza.”

Não, é revolucionário. A Metha gera energia através de fontes sustentáveis e injeta na rede da concessionária local. Depois de um cadastro rápido e 100% digital, você passa a receber apenas a fatura da Metha Energia, de forma simplificada.

“Como eles ganham dinheiro?”

Pode ficar tranquilo, eles lucram… Afinal, são uma empresa, não uma ONG — apesar de exercerem um papel super relevante no uso de fontes sustentáveis.

A energia gerada pela Metha, com painéis solares, hidrelétricas e biogás, custa menos que a vendida pela concessionária. Por isso, eles conseguem dar um bom desconto.

“Beleza… Mas como eu me cadastro?”

É só clicar aqui para começar o processo de adesão. Lembre-se: mesmo que você ainda não pague sua própria conta de energia, é uma ótima oportunidade para ganhar uns pontinhos com seus pais.

Por enquanto, a Metha atende apenas a Minas Gerais, mas em breve vai começar a operar em outros estados. Não vemos a hora de anunciar isso para vocês.

Foi muita notícia importante para um dia só…

BRASIL

O cenário nacional deu o que falar ontem. Por esse motivo, ao invés de uma só notícia, vamos te contar os três highlights do dia.

1- Bolsonaro volta a criticar medidas de distanciamento e pede coragem

O presidente ressaltou que o país não pode parar e questionou qual seria o futuro do Brasil se ficarmos em casa o tempo todo e dissermos que a economia vamos ver depois.

Jair também reclamou da medida do Supremo Tribunal Federal (STF) que concedeu a estados e municípios o poder de decisão sobre isolamento e lockdown.

2- Defesa de Luiz Inácio envia áudios que foram hackeados ao STF

Os advogados de defesa do ex-presidente apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) alguns áudios com falas do ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, com intuito de mudar o rumo do caso e anular a sentença.

Enquanto alguns consideram isso extremamente normal — já que procuradores costumam despachar com juízes mesmo —, outros alegam possível parcialidade e interferência.

Ponto importante… Os áudios são provenientes das invasões às contas de Telegram de autoridades brasileiras e de pessoas relacionadas à operação Lava Jato, que tomou abrangência depois de divulgados pelo The Intercept.

3- Senado aprova PEC do auxílio emergencial e Ibovespa reage

A PEC Emergencial, que tem como objetivo permitir o pagamento de outras parcelas do auxílio emergencial, foi aprovada ontem com teto de R$ 44 bilhões para o pagamento. O projeto segue agora para aprovação da Câmara.

Consequência: O Ibovespa — com ajuda dos gatilhos fiscais, a serem acionados quando a despesa obrigatória ultrapassar 95% da despesa primária — teve alta de 1,35%, a 112.690 pontos.

Here we go

DICAS DO FINAL DE SEMANA

Foi em um momento assim que começamos essas dicas. No primeiro final de semana de lockdown no Brasil, que faz aproximadamente um ano de aniversário e que se repete em vários estados hoje.

Por isso, vamos repetir algumas delas, já que a maioria de vocês não estava aqui.

  1. A primeira dica da história do the news foi esse documentário aqui, que conta a história da Amazon. Por falar nisso, já ouviu o the news na Alexa? 📦

  2. Baseado em fatos reais, a série “When They See Us” foi recomendada por nosso time lá atrás. Simplesmente viciante. É pra maratonar… Se já tiver assistido, experimente o segundo episódio da série “Abstract”. É cool. 🍿

  3. Para ouvir, vamos de artista nacional. Vintage Culture e um set espetacular com as músicas favoritas dele. É tão bom que só está disponível no YouTube. Pode clicar. 🎧

  4. Por último, a tradicional panqueca americana, com direito a receita original do iHop. Combina muito com café sem açúcar e um breakfast tranquilo amanhã ou domingo. Enjoy. 🥞

Ah… Em caso de tédio extremo, experimente arrumar seu armário. risos.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui.

Até segunda, às 06:06

Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.