erro
bom dia. bom diaaaaaaaaaaaa. bom diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. hoje é sextaaaaaaaaaaaa. sexta-feiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. perdoe-nos, foi um problema no teclado. pegue seu café e vamos começar.
Será que se tentarmos furar essa onda, levamos um caldo?
MUNDO
Nos últimos dias, muito tem se falado sobre o aumento de novos casos de coronavírus nos EUA e no mundo, gerando preocupações sobre a segunda onda. Na verdade, como disse o epidemiologista Anthony Fauci, não existe segunda onda quando ainda se está na primeira. Talvez seria melhor chamá-la de onda 1,5. Vamos falar sobre ela.
Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças disse ser provável que apenas 1 em cada 10 casos de coronavírus foi identificado. Na Trumpland, há dois estados especialmente preocupados:
Hoje, estão hospitalizadas cerca de 4.300 pessoas com o vírus no Texas, mais que o dobro do início do mês. Com isso, o estado interrompeu sua reabertura e, agora, foca em liberar espaço nos hospitais. Como? O governador suspendeu todos os procedimentos eletivos em 4 municípios, dentre eles, Dallas.
Enquanto isso, na Flórida, onde foram registrados mais 10.000 novos casos apenas nos últimos dois dias, o governador DeSantis diz que não pretende passar para a próxima fase de reabertura. Ele clamou também aos jovens para que sejam responsáveis, atribuindo a eles a culpa pelo aumento das infecções.
No comércio: depois de um mês que a Apple começou a reabrir suas lojas nos EUA, a empresa anunciou anteontem fechar novamente 7 lojas no Texas. Na semana passada, a companhia já tinha fechado 11 de suas lojas no Arizona, na Carolina do Norte, na Carolina do Sul e na Flórida devido ao aumento de casos nessas regiões.
O preocupante é que os casos não aumentam somente nos EUA. Na Alemanha, foram registradas mais de 1.500 novas infecções nos últimos dias. O aumento veio como um golpe surpresa para um país considerado exemplo na contenção do vírus. Com isso, voltaram a ser impostos bloqueios sobre dois municípios.
O coronavírus realmente tem gostado de dominar o mundo. Na próxima pandemia, esperamos que a NASA tenha desenvolvido melhor seus estudos sobre o espaço para podermos colocar em prática o ditado: “os incomodados que se retirem”.
O que mais foi destaque no cenário mundial?
Enquanto Weintraub curte os EUA, chega um rosto novo em Brasília
BRASIL
Demorou apenas uma semana para que fosse nomeado o novo ministro da Educação. Quem Bolsonaro escolheu para substituir o polêmico Abraham Weintraub é o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva. Na Saúde, no entanto, não parece haver pressa…
Ficha técnica: Decotelli é bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, mestre pela FGV, doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina, e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha. Ufa, pausa para respirar.
Carlos Alberto foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em 2019 e, ontem, em sua primeira entrevista após ser nomeado, disse que Bolsonaro não lhe pediu uma gestão ideológica. Além disso, o professor defendeu o diálogo com o Congresso. Brasília está se apaziguando…
Peace and Love: Bolsonaro discursou ontem ao lado do presidente do STF, Dias Toffoli, sem mencionar os conflitos com o tribunal. O tom da conversa foi, na verdade, conciliador. O presidente afirmou que o Brasil vive um momento para entendimento e cooperação, sinalizando uma pacificação institucional.
De volta ao novo ministro, ele disse que pretende também dialogar com universidades e entidades ligadas à educação. Para ele, as metodologias usadas em sala de aula — ouvir, ponderar, analisar, respeitar e prosseguir — devem ser ampliadas para a gestão pública.
A política, até agora, termina essa semana bem mais tranquila que a anterior. A COVID-19, por sua vez, não dá trégua. O fim de semana começa com mais de 1,2 milhão de casos e quase 55 mil mortes. Próximos dias, sejam tranquilos. Amém.
O que mais foi destaque no país?
Luiz Fux é eleito presidente do STF e substituirá Dias Toffoli em setembro
Mais de 60% dos brasileiros dizem preferir viajar dentro do país no pós-pandemia
Esse seu problema acabou
TECNOLOGIA
Além das nossas dicas, agora você pode usar o Google e todos nós ganhamos um novo aliado nos finais de semana. Na verdade, sempre o tivemos, mas agora ficou melhor. O Google tem uma seção específica para indicar filmes aos usuários, inclusive, dizendo onde o conteúdo estará disponível.
Antes, quando você procurava por “filmes de terror” ou por “10 melhores filmes de suspense” tudo que a plataforma fazia era lhe recomendar, por meio de seu sistema inteligente de SEO, os sites, blogs e demais páginas que correspondiam às palavras que você havia digitado. Com isso, o usuário deveria entrar em um site para analisar.
Agora ficou mais fácil. Toda vez que você faz esse tipo de pesquisa, a plataforma já te recomenda uma lista de títulos relacionados ao estilo que você deseja diretamente, permitindo que você não só filtre por quais gêneros você procura, de terror a comédia, como também pela disponibilidade daquele filme ou série nas plataformas que você desejar. Simples, prático e Google.
Bem que podia ser um anúncio, mas é só uma matéria informativa mesmo. Se você, por algum acaso, trabalha no Google ou conhece alguém de lá e quiser sugerir um patrocínio ao the news, seria ótimo. risos.
Por falar nisso, caso você tenha um produto ou serviço, e queira anunciar na newsletter mais legal do Brasil, clique aqui e analisaremos a possibilidade, pois nossos leitores são exigentes.
De volta ao Google: A ideia é que o novo recurso de recomendações ajude naqueles momentos que você bem sabe quais são… Quem nunca sentou na frente da TV com a Netflix ou outro streaming aberto e perdeu quase o tempo de filme procurando o que assistir.
Seleção automática? Como você sabe, o Google sabe muito sobre você e pode ter certeza que as indicações serão diferentes para cada usuário, pois o algoritmo aos poucos vai entendendo melhor seus gostos. Se os títulos não estiverem refinados de primeira, você pode escolher seus princpais filmes e séries e ajudá-lo nas próximas vezes. Faça o teste.
O que mais foi destaque no mundo tech?
CEO do Airbnb diz que, em 6 semanas, perderam quase tudo o que levaram 12 anos para construir
A Lemonade, apoiada pelo Softbank, quer arrecadar até US$ 286 milhões em um IPO
Unilever já tinha o sabão, agora as lavanderias também…
NEGÓCIOS
Mais uma aquisição durante a pandemia. A Unilever, dona da Omo, anunciou a compra do Grupo Acerte Franchising, de lavanderias. O objetivo da compra é avançar no sistema de franquias brasileiro com a marca, atrelando as lavanderias ao nome do famoso sabão em pó.
Em detalhes: entraram na negociação todas as redes do grupo, com 132 lojas no total. São elas: Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras. Fechado o negócio, cada uma das lavanderias atenderá pelo nome de Omo Lavanderia, além da Omo Costura. Mudar o nome foi a primeira estratégia.
Como ficam os franqueados? As franquias atuais serão convidadas a migrar para a nova bandeira, a Omo Lavanderia, com um pacote especial de benefícios. Elas podem, então, optar ou não pela mudança.
As metas são desafiadoras… O plano da Unilever é expandir o grupo com novos modelos de franquias e formatos de atendimento inovadores, para se tornar, nos próximos anos, a maior rede de lavanderias do país. Seu maior concorrente é a 5àSec, que, em 2019, tinha 499 unidades.
A aquisição, claro, tem um tempero tecnológico. O vice-presidente de marketing da Unilever, Eduardo Campanella, disse que o atendimento será feito via aplicativo, para democratizar e simplificar o serviço. Sem tecnologia, qualquer negócio é deixado para trás.
Harmonia interna ofusca pessimismo exterior
ECONOMIA
Após um dia de otimismo com o discurso conciliador de Jair Bolsonaro em relação ao STF e com a aprovação do marco legal do saneamento, o Ibovespa fechou em alta de 1,7% no penúltimo dia da semana, a 95.983 pontos.
O mercado viu com bons olhos as declarações do presidente ao lado do minstro Dias Toffoli, defendendo a cooperação e harmonia entre poderes, o que representou um bom sinal de redução das tensões entre o Executivo, o Congresso e o Judiciário.
A situação nacional tirou o foco do medo lá fora. Mais de 45 mil novas infecções pela COVID-19 foram confirmadas na quarta-feira nos Estados Unidos, uma marca que ultrapassa o pico prévio, no dia 26 de abril.
E o dólar? A moeda americana, que subiu com mais força ao longo do dia, perdeu o embalo no final das negociações e encerrou o dia quase que no zero a zero, com leve alta de 0,06%, negociado a R$ 5,32.
Ainda sobre os atritos entre XP e Itaú sobre os quais falamos ontem, a corretora de Guilherme Benchimol prometeu um colete para todos aqueles que fizessem uma TED do Itaú para a XP. Farpas rolando soltas e TEDs também… Enquanto isso, o nome das duas marcas ganha mais e mais awareness.
Chegamos a sua seção preferida…
DICAS DO FINAL DE SEMANA
Aqui estão as queridinhas dos nossos leitores, as famosas dicas do final de semana. Aproveitem sem moderação e, de preferência, em casa!
Para você que dormiu mal durante a semana, vale a pena dar uma olhada nesse TED. Talvez, você mude de ideia e escolha dormir oito horas por noite na semana que vem! Se não se convencer, tem esse aqui também para entender porque dormir é o seu super-poder. 📽️
Prepare a pipoca e o cobertor. Lançada recentemente, a 2ª temporada de Coisa Mais Linda, com apenas 6 episódios e protagonismo feminino, tem dado o que falar. Para quem prefere suspense, recomendamos Fauda, uma série de roer as unhas sobre o conflito Israel-Palestina. Ambas disponíveis na Netflix. 🍿
O fim de semana será recheado de lives, para todos os gostos. Hoje, tem Buteco do Gustavo Lima, às 21h. Amanhã, tem Coldplay, Shakira e Justin Bieber na Globo e no Multishow e, pra fechar, Milton Nascimento no domingo. Já que é pra ser eclético… 🎧
Junho, um mês importante para tantos, se encerra com a celebração do dia do orgulho LGBTQIA+, neste domingo. Para se informar sobre o movimento e a data, a equipe the news, como homenagem, indica a leitura de The Gay Revolution, de Lillian Faderman. 📚
Como essa é a última sexta-feira de junho e todos ficamos órfãos das festas juninas, selecionamos 3 receitas temáticas de São João. Tem pamonha e pé de moleque, do Rodrigo Hilbert, e canjica, da Bela Gil. 🤠😋
Existe inverno no Brasil? Existe, mas mesmo nessa estação, as tardes estão bem quentes. Para se refrescar, nossa dica são os chás gaseificados da BaerMate. Ah! lembrando que os leitores do the news tem desconto de 10%, usando o cupom BAER-THENEWS. Cheers! 🥤
bom final de semana e até segunda!
O the news 📬 é uma newsletter diária e gratuita, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia. Esperamos que tenha se tornado mais informado e inteligente nesses 5 minutos que passou lendo o que preparamos para você!
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem. Sempre simples, úteis e enviadas logo pela manhã, para que você tome nota junto com seu café (de preferência sem açúcar).
Compartilhe as notícias de hoje com os amigos, clicando no botão abaixo! Sempre de segunda a sexta! É só conferir seu e-mail.