72 horas
bom dia. seguimos por aqui com nossa retrospectiva do ano. faltam menos de 72 horas para a virada. do fundo do coração, desejamos que você faça bom uso de cada uma delas. 2020 vai para a história...
Abril
Quatro letras definem o quarto mês do ano… L I V E. Sim… Foi aqui que tudo começou. Além disso, o mês foi marcado pela troca dos Ministros da Saúde e pela saída de Sérgio Moro do Governo.
A primeira a gente nunca esquece #RespeitaOEmbaixador
ENTRETENIMENTO
Lembra desse dia? O Brasil parou. Gusttavo Lima — ou simplesmente Embaixador para os mais íntimos — foi quem iniciou a temporada de shows em casa com uma transmissão ao vivo para mais de 750 mil de pessoas simultaneamente.
Naquele momento, a live do GL estabeleceu o novo recorde mundial de uma transmissão musical no YouTube, que até então era da Beyoncé com 458 mil acessos.
Foi um dia pra lá de divertido… Depois da transmissão, o cantor foi multado pela postura. Segundo as autoridades, o cantor bebeu demais. Antes fosse só ele… risos.
A COVID-19
MUNDO
O 2º trimestre de 2020 foi um dos mais alarmantes quanto a COVID-19. O número de casos nos três meses cresceu 1.100% e o epicentro foi mudando da Europa para as Américas. A quarentena era global.
Quanto aos tratamentos, muito pouco se sabia. Na verdade, até hoje, a vacina continua sendo a única alternativa encontrada.
Nesse período, o Brasil atingiu a posição de 2º país com mais casos, tendo cedido-a mais tarde para a Índia. A Nova Zelândia, para dar inveja, anunciou em 8 de junho não ter nenhum caso ativo de coronavírus, dando início a retomada das atividades.
Em termos econômicos, o 2º trimestre foi devastador. O PIB do G20, por exemplo, teve tombo recorde de 6,9% no período.
Brasil superava a marca de 200 mortes em um dia
BRASIL
Foi bem no meio do mês de abril que o Brasil alcançou um marco importante: mais de 1.000 cidades tinham pessoas contaminadas pelo vírus e atingimos a marca de mais de 200 mortes em 24 horas. O pior ainda estava por vir...
O auxílio bilionário
BRASIL
Depois de um grande debate em março, o mês de abril começou com o Auxílio Emergencial de R$ 600 — a solução encontrada para combater a crise econômica e o desempregado trazidos pela pandemia.
Em abril, cerca de 50 milhões de brasileiros receberam a primeira parcela. No apanhado do ano, foram gastos mais de 300 bilhões com o programa.
Três ministros da saúde
BRASIL
No 2º trimestre, o Ministério da Saúde foi chefiado por três nomes diferentes. O primeiro foi Henrique Mandetta, demitido em 16 de abril devido a divergências com Bolsonaro quanto a forma de combate à pandemia.
Seu substituto, Nelson Teich, pediu demissão menos de um mês após ser escolhido. As principais discordâncias entre ele e Bolsonaro eram quanto ao uso da cloroquina, à ampliação das atividades essenciais e à quarentena.
Depois de Teich, Eduardo Pazuello assumiu interinamente o Ministério e hoje foi é oficialmente o Ministro da Saúde do Brasil.
Os shows no sofá de casa
LIVES
Não foi só por aqui. As lives realmente bombaram mundialmente no 2T. Para todos os gostos musicais e preferências, o mercado do entretenimento encontrou uma forma para existir.
Grande parte da monetização veio de patrocinadores que apareciam na tela durante a apresentação.
Um dos eventos mais famosos foi o maior festival online realizado na história, o “One World: together at home”. Nomes como Lady Gaga, Paul McCartney, Elton John, Rolling Stones, Stevie Wonder e Billie Eilish estiveram presentes.
Sergio Moro versus Bolsonaro
BRASIL
Ainda no final de abril, mais especificamente no dia 24, o então Ministro da Justiça, o ex-juiz Sérgio Moro, surpreendeu o Brasil ao anunciar que deixaria o governo Bolsonaro.
Moro acusou Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal, mas até hoje a interferência não foi provada e o caso saiu dos noticiários.
Coreia em foco
KIM JONG-UN
Rumores, rumores e mais rumores… Durante o mês de abril, falou-se muito sobre o estado de saúde do ditador norte-coreano Kim Jong-Un, até mesmo morte. O motivo da desconfiança foi sua ausência na celebração que relembra o nascimento de seu avô.
No final do mês, a mídia da Coreia do Norte divulgou imagens do ditador inaugurando uma fábrica em Pyongyang, afastando rumores sobre sua morte.
Petróleo negativo pela primeira vez na história
PETRÓLEO
Pela primeira vez na história, em abril, o petróleo americano chegou a valores negativos.
Os valores eram do mercado futuro. A crise da COVID-19 fez com que os armazéns de combustíveis ficassem lotados e os contratos de entrega precisavam ser renovados.
Com a alta oferta e a baixa demanda, o resultado foi um preço negativo. Ou seja: as operadoras de petróleo pagaram para que investidores assumissem novos contratos.
Maio
O quinto mês teve grandes acontecimentos. Alguns até extrapolaram o planeta. Foi aqui que muitos pararam para assistir uma viagem ao espaço promovida por Elon Musk. Foi também no mês 05 que George Floyd foi morto…
As miras da Polícia Federal
BRASIL
Em maio, a Política Federal esteve em foco. Não só pelas acusações de Sérgio moro, mas pela Operação Placebo e pelo Inquérito das fake news.
A primeira voltou-se para investigações de desvios de verba na área da Saúde no estado do Rio de Janeiro, durante a pandemia. Foram realizados 12 mandados de busca e apreensão, que envolveram as residências do governador — hoje afastado — Wilson Witzel.
A segunda foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Foram 29 mandados de busca e apreensão envolvendo o Distrito Federal e os estados de RJ, SP, MT, PR E SC.
Hertz anunciava falência nos EUA e Canadá
NEGÓCIOS
O mercado pedia socorro. Foi em maio que a gigante de aluguel Hertz entrou com pedido de falência, depois de não chegar a um acordo com seus financiadores.
A Hertz entrou com um pedido de proteção no Tribunal de Falências dos EUA e naquele momento suas ações chegaram a cair até 50%.
George Floyd e o #BLM
MUNDO
Outro fato que vai para os livros de história... No fim do mês, George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi morto de forma brutal por um policial, nos EUA. O caso de racismo tomou proporções imensas — talvez um dos maiores vistos pela nossa geração — com diversos protestos ao redor do mundo.
O movimento #BlackLivesMatter tomou conta das redes e você deve se lembrar da terça-feira em que todos publicaram imagens de uma tela preta.
A comoção global foi única, mas surgiram críticas em relação à violência de algumas manifestações. Em paralelo, a ONU aprovava uma resolução condenando o racismo e a violência policial.
Elon Musk se provou — quase — um lunático
TECNOLOGIA
No dia 27 de maio, todos esperavam ansiosamente o lançamento da Dragon Crew ao espaço, desenvolvido pela SpaceX, de Elon Musk, com dois astronautas.
Devido às condições climáticas, o lançamento foi adiado para o dia 30, sendo o primeiro lançamento tripulado dos EUA em nove anos.
A espaçonave retornou com êxito da Estação Espacial Internacional e Elon Musk e toda a equipe da SpaceX fizeram história.
Estados Unidos começam a reabertura do lockdown
MUNDO
No fim de maio, todos os 50 estados americanos já estavam voltando à “normalidade” com a reabertura de lojas e restaurantes. Naquele momento, foi um marco para o mundo, que seguiu na mesma onda...
Junho
Basicamente o mês em que tudo se intensificou. Atingimos a terceira posição no ranking de mortes por coronavírus, os protestos do BLM também aumentaram nos Estados Unidos e a política por aqui também marcou o mês seis.
Chegamos ao triste pódio
BRASIL
Começamos o mês com o pé esquerdo. Depois de registrar quase 1.500 mortes por coronavírus em um único dia, que na época totalizam aproximadamente 34 mil óbitos — atualmente são 191 mil — o Brasil chegava ao terceiro lugar no temido ranking dos países com mais mortes durante a pandemia.
Perdíamos, naquele momento, para Reino Unido e EUA. Hoje, ocupamos a segunda colocação na categoria e os Estados Unidos lideram com mais de 300 mil mortes.
O troca-troca da Educação e saída de Mansueto
BRASIL
O então Ministro da Educação, Abraham Weintraub, era um dos investigados no polêmico inquérito das fake news. Em meados de junho, Weintraub anunciou sua saída do governo.
A relação do ex-ministro com o STF já estava desgastada desde o vídeo da reunião ministerial em que Weintraub disse para colocaria todos eles na cadeia.
Dias depois, Carlos Alberto Decotelli foi indicado ao MEC, mas pediu demissão antes mesmo de tomar posse, devido às polêmicas envolvendo fraudes em seu currículo. Hoje o cargo é ocupado por Milton Ribeiro.
Além da mudança na educação, um dos nomes mais respeitados no mercado, principalmente em relação ao desafio fiscal brasileiro, Mansueto Almeida, comunicou sua saída do Tesouro Nacional.
Cadê o Queiroz?
BRASIL
Ainda no 2º trimestre, Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, tomou conta dos noticiários. Queiroz foi prezo em uma propriedade de Frederick Wassef, até então advogado da família Bolsonaro, no dia 18 de junho.
Queiroz vinha sendo investigado sobre um possível esquema de rachadinha no gabinete de Flávio. Fabrício e sua esposa cumprem hoje prisão domiciliar.
Fronteiras movimentadas na Ásia
MUNDO
Os dois países mais populosos do mundo quase entraram em guerra. Um conflito na fronteira entre China e Índia, no final das contas, envolveu paus e pedras.
Existe um acordo entre os dois países se comprometendo a não usar armas de fogo e explosivos na fronteira, para manter boas reações.
O confrontou causou a morte de 20 soldados indianos e, quanto aos chineses, não se sabe ao certo o número de vítimas.
Ibovespa teve sequência histórica e Selic a 2,25%
ECONOMIA
Depois da queda histórica, os investidores começaram a demonstrar maior apetite por risco no mundo todo e, em junho, algo relevante também aconteceu no mercado financeiro.
O Ibovespa chegou a sete valorizações seguidas, o que, naquele momento, representava a maior sequência de altas desde fevereiro de 2018, quando o Ibovespa subiu por nove pregões seguidos.
Foi também em junho que a Taxa Selic foi reduzida para o menor patamar de sua história: 2,25% — naquele momento, pois a taxa sofreu outro corte no mês de agosto, mas só falaremos disso amanhã.
Três fatos tecnológicos importantes
TECNOLOGIA
Junho também foi um mês movimentado para a tecnologia.
A Apple começava a sofrer retaliações mais intensas e de players grandes (Spotify e Tinder) contra sua porcentagem cobrada por venda dentro da Apple Store;
O WhatsApp anunciou que testaria o WhatsApp Pay no Brasil, mas foi vetado em seguida pelo Banco Central — até então o Pix não existia…
A Índia proibiu o TikTok e outros 50 aplicativos mobiles em seu território, sob argumento de que são prejudiciais à soberania, integridade, segurança e ordem pública do país.
Um boicote e tanto…
NEGÓCIOS
Isso também foi marcante… Em junho, grandes empresas como Starbucks, Unilever, Coca-Cola, Honda e Verizon começaram uma campanha, jamais vista antes, de boicote ao Facebook, retirando seus anúncios da plataforma.
Motivo: as empresas acusavam o Facebook de não tomar providências em relação aos discursos de ódio dentro da rede social.
Apesar do tamanho das marcas, a maior parte da receita de anúncios da empresa de Mark Zuckerberg vem de empresas menores. Logo, o Facebook não teve um grande baque.
A bola também voltou a rolar
ESPORTE
Tudo acabou em futebol… Foi no final do 2º trimestre que os maiores campeonatos de futebol do mundo foram retomados. Premier League, La Liga, Liga Italiana e por aí vai…
Os jogos ocorreram sem torcida e com protocolos de segurança, como testes frequentes e mudanças nos centros de treinamento.
No Brasil, os estaduais precisava acabar e o campeonato carioca foi retomado no dia 18 de junho. A decisão foi polêmica e enfrentou oposição de clubes como Fluminense e Botafogo.
E hoje, o que mais é importante saber? 📰
Biden diz que governo de Trump está “obstruindo transição” e escondendo informações
Década termina com R$ 350 bilhões em ofertas de ações — 33% de tudo que já foi movimentado no Ibovespa na década e Bolsa vai a 119 mil pontos e dólar sobe para R$ 5,23
Excesso de produção industrial e clima frio na China podem estar provocando falta de energia no país
Anvisa concede certificado de Boas Práticas de Fabricação à vacina da Pfizer e registro de vacina de Oxford será pedido à Anvisa em poucos dias, diz Fiocruz
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.