é o 6º final de semana
bom dia. sim, é a 6ª sexta em casa. quase um trava-línguas. não, pera. o corona travou várias línguas mesmo. ao menos afastou. risos. deu saudade né? aproveita e manda o the news para o contatinho.
Motivos para celebrar na Itália, literalmente
MUNDO
Lunga vita all'italia. Pela primeira vez desde o início do surto, a Itália, o país que realmente ligou o alerta mundial ao mundo, viu o número de pacientes curados em um dia superar o número de mortos. Ontem, foram 2.646 novos casos, em comparação com 3.033 pacientes que foram listados como recuperados.
Muito embora as mortes diárias tenham aumentado para 464 (foram 437 na quarta-feira), um aumento pouco significativo, há outra estatísitca que é motivo de comemoração: o país já soma 20 dias consecutivos de queda na quantidade de pacientes em terapia intensiva. Pelo visto, o pior já passou e os números reconfortantes, como bem disseram as autoridades italianas.
Agora é a vez da economia. Com o país fechado desde o dia 10 de março e mais de 60 milhões de pessoas confinadas em suas casas, o próximo desafio da terceira maior economia da zona do euro é tirar as fábricas e empresas da UTI. A previsão das autoridades é que a reabertura inicial dos negócios se dê em 4 de maio, gradualmente.
No mundo: São 2.704.676 casos confirmados, 738.032 curados e 190.549 mortes, o que é o mesmo que dizer que para cada 270 pessoas infectadas, 73 se curam e 19 não resistem. Mas e as outras? Fica de dever de casa para o fim de semana… risos.
Convenhamos, é hora disso?
BRASIL
A notícia mais relevante e que foi destaque nos noticiários foi essa mesmo que você está pensando… A saída de Sérgio Moro. Em resumo, o presidente Bolsonaro comunicou ao ministro da Justiça a pretensão de trocar o comando da Polícia Federal e, em resposta, supostamente, Moro pediu demissão. O Minstério da Justiça, no entanto, ao ser comunicado, negou a afirmação de que o pedido haveria sido feito.
Nossa singela e rara opinião está expressa no título da matéria, sem qualquer parcialidade, tão somente questionando com os olhos do bom senso (na seção de economia, você verá o impacto da questão no dólar). Enquanto ainda não temos o desfecho em Brasília, vamos aos números do COVID-19.
Em 24 horas foram totalizadas 407 mortes no Brasil, um aumento de 14% em relação ao dia anterior, elevando o total para 3.313. É o maior número de óbitos registrados em um dia até agora. No total, são 49.492 casos confirmados e 3.313 mortes, o que significa aproximadamente 4 mortes a cada 50 contaminados.
Em ordem: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Amazonas apresentam o maior número de casos. Clicando aqui você acessa um mapa por região.
Vale destacar: Minas Gerais, o quarto maior estado do país, cuja extensão territorial é similar a da Espanha, possui apenas 1.303 casos e 51 mortes. O vizinho, Espírito Santo, possui 1.363 infectados e 42 mortes.
Data is the new oil, e a Amazon sabe usá-lo como ninguém
VAREJO
Mais um pepino: com a reputação já abalada depois das várias denúncias em relação ao desamparo para com seus empregados durante a pandemia, a Amazon enfrenta mais uma séria delação. Mais de 20 ex-funcionários disseram que usaram dados de vendedores terceirizados para avaliar e desenvolver produtos concorrentes.
O relato de um funcionário da Amazon ao Wall Street Journal contraria as negações ditas pela empresa ao Congresso e às instituições reguladoras de que isso não era prática da companhia. Segundo ele, esse era o "procedimento operacional padrão": extrair dados não públicos que pudessem dar a empresa informações sobre como precificar itens e avaliar quais dariam a eles maior potencial de lucro.
Copia, só não faz igual:
A Amazon usou dados das vendas de um “organizador de porta-malas” da marca Fortem, um best-seller. Semanas depois, lançou um produto idêntico.
A Upper Echelon Products vende uma almofada para cadeiras de escritório na plataforma. No início de 2019, os dados foram avaliados por um funcionário, e em setembro, lá estava ela: a versão Amazon da almofada.
Direito de contestação: responsável por 40% das vendas on-line nos EUA em 2019, a Amazon respondeu à denuncia dizendo que lançou uma investigação interna e alegou proibir estritamente os funcionários de usar dados não públicos e específicos do vendedor para determinar seus lançamentos próprios. Além disso, enfatizou que suas marcas próprias representam não mais que 1% de seu faturamento total.
Pediram por entregas sem contato físico?
TECNOLOGIA
Você sai de casa para ir ao supermercado e se depara com minirrôbos fazendo entregas. Parece um filme futurista, mas é apenas o novo método de entrega que a Rappi está testando na sua terra natal, a cidade de Medelim, na Colômbia. O aplicativo começou a usar a tecnologia para atender aos pedidos de seus usuários como forma de trazer mais segurança à operação frente ao coronavírus.
O novo método é uma ação conjunta com a norte-americana KiwiBot e já dispõe de 15 robôs, que podem armazenar pedidos com embalagens de até 35cm². Por enquanto, elessó são acionados para complementar uma entrega comum, executando apenas a última milha do percurso. De acordo com a Rappi, este projeto piloto será avaliado até julho, e dependendo de quão bem-sucedido for, será expandido para outras cidades e se integrará à "mão de obra” da plataforma. Os entregadores serão extintos?
No Brasil, ainda sem previsão para a chegada dos robôs da Rappi, as concorrentes já tem feito algo a respeito: o iFood seguiu uma metodologia semelhante e está testando a “ADA”, um minirrobô de entregas dentro de um shopping em São Paulo. A ADA busca o pedido no restaurante e o leva até uma estrutura física, o “iFood Hub”, onde os entregadores (humanos) retirariam a encomenda e levam-na até o cliente.
O que mais você precisa saber na área da tecnologia:
Facebook bane eventos que violam as regras de isolamento e quarentena
Concorrência para o Zoom: WhatsApp agora faz chamadas em vídeo e áudio com até 8 pessoas
O mercado sempre reage
ECONOMIA
Como foi dito acima, a notícia de que Moro se demitiria do cargo com a troca de Maurício Valeixo na Polícia Federal, movimentou o mercado financeiro instantâneamente. O dólar encerrou as negociações desta quinta em alta de 2,18%, a R$ 5,52.
O Ibovespa, em razão do mesmo fator, que começou o dia aparentando uma extensão dos ganhos da véspera, fechou em queda de 1,26% aos 79.673 pontos. A tensão do política refletiu diretamente no mercado, pois na avaliação dos especialistas, os pilares que sustentaram a eleição do atual governo parecem estar se desestabilizando.
Outro fator que reduziu o ânimo dos investidores foi o anúncio do Governador de São Paulo sobre as regiões com baixa adesão ao isolamento, que segundo Dória devem ficar fora do plano.
Mais destaques na economia:
o momento mais esperado dos nossos leitores
Olha.. Nós sabemos que talvez a vontade de sair seja grande, mas lembre-se daquele velho ditado que dizia que o melhor da festa é esperar. Chegamos ao 6º final de semana de quarentena e se depender das nossas dicas de hoje, você ainda não vai precisar sair de casa tão cedo.
Prepare a pipoca, pois hoje serão três indicações no Netflix (desculpe-nos Amazon Primers): 🎬🍿
“A Vida e História de Madam C.J. Walker”. A série conta a história da primeira “self-made millionaire” dos Estados Unidos que enfrentou os preconceitos raciais e de gênero no país no início do século XX.
“Como o cérebro cria”, um documentário curto (52 min) que aborda criatividade com uma instigante reflexão sobre as ferramentas e estratégias responsáveis pela indomável capacidade de inovar do ser humano.
Pra quem é de filme, recomendamos o lançamento “Sérgio”. O filme conta a história de um diplomata brasileiro e funcionário da ONU que foi vítima de um atentado da Al Qaeda em Bagdá.
Em homenagem ao dia do livro, celebrado essa semana e a vocês que SEMPRE clicam e pedem dicas de leitura, nós lhe apresentamos a lista dos 10 livros mais vendidos do mundo. Antes de clicar aqui pra ver, tente chutar qual é o primeiro… 📚
Nosso querido @hernaneferreirajr fará duas lives durante o final de semana e na segunda, às 20:00, ele já avisou que tem WORKSHOP | Saindo do Piloto Automático e quem lê the news📬 tem desconto. risos. esse é grátis e eu estou falando na terceira pessoa. te vejo lá. clica aqui pra se inscrever. É possível encontrar seu propósito sem ter que parar de fazer o que você faz hoje.
Falta a melhor parte… Hoje é mais sugestão do que receita. Vamos de COMBO STROG: filé + bis. Separados, é claro. Primeiro, o strogonoff de sal, depois o de bis (esse merece receita, só 3 ingredientes) 😋
Abraço virtual e até segunda!
Se faça presente mesmo distante clicando no botão abaixo e compartilhando com seus amigos e conhecidos próximos. Se você gostou, eles também vão gostar! Abraço virtual e segunda tem mais! É só conferir seu e-mail.