é isso que importa
bom dia. ainda está no escritório ou já está em casa? muitos já "tiraram o pé" e está tudo bem... o importante é estar feliz e bem. brincadeira... não caia nessa. o importante é não adoçar o café.
Senadores vitalícios?
MUNDO
A Rússia e suas notícias… Vladimir Putin, presidente do país, sancionou ontem uma lei que permite que ex-presidentes se tornem senadores de forma vitalícia depois que deixarem o cargo.
Além disso, o texto concede aos ex-presidentes e a suas famílias uma imunidade para que não sejam processados por crimes que tenham cometido — para sempre.
Essa lei faz parte das emendas, aprovadas nesse ano, que permitiram que Putin concorra às próximas duas eleições. Vale lembrar que ele já está há mais de 21 anos no poder.
Pergunta quase retórica: essa democracia é para russo ou inglês ver? risos.
Já em Israel… 🇮🇱
Sem um acordo para a aprovação do orçamento do país, o parlamento israelense foi automaticamente dissolvido na última madrugada.
O país precisará agora organizar novas eleições legislativas no ano que vem, a 4ª eleição em menos de 2 anos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, segue interinamente no comando até as próximas eleições, no dia 23 de março de 2021.
Mais destaques no mundo:
Coronavírus se espalha para a estação de pesquisa da Antártida
Moderna e Pfizer farão testes contra nova linhagem de coronavírus
Mais de 2 milhões de pessoas já foram vacinadas contra o coronavírus
Pá-pum
BRASIL
Essa matéria será ainda mais rápida e objetiva que de costume. Tudo o que você precisa saber hoje:
Crivella, prefeito da Cidade Maravilhosa, foi preso ontem por suspeita de corrupção. A investigação aponta a existência de “QG de Propina” na prefeitura.
Vale lembrar que Witzel, governador do Rio, também está afastado de seu cargo. Faz tempo que a política dos cariocas e fluminenses anda conturbada.
São Paulo anunciou ontem que entre os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro, apenas os serviços essenciais ficarão abertos — fase vermelha.
O objetivo é evitar aglomerações nas datas comemorativas, para conter o aumento de casos. Ex de serviços essenciais: hospitais, padarias, mercados e farmácias.
A Anvisa anunciou uma série de medidas para a chegada de voos vindos do Reino Unido, após a descoberta da nova cepa do vírus — sobre a qual falamos ontem.
As medidas: fiscalização no interior da aeronave, solicitação de informações sobre os passageiros e fiscalização do distanciamento social.
O que mais é destaque no país?
STF pediu 7 mil doses da vacina do coronavírus para imunizar funcionários
Vacina de Oxford começará a ser entregue em fevereiro ao ministério
Um supermercado sob rodas, literalmente
TECNOLOGIA
Era só o que faltava… Você pode estar acostumado com o delivery de comida e provavelmente utiliza bastante. É comum pedir um entregador da Rappi para fazer as compras para você, mas e se te falássemos que tem gente querendo que o supermercado vá até sua porta?
Sim… Você pode pensar que já viu de tudo, mas como diria Yuval Harari, o Homo Sapiens tem uma mania única de surpreender e inovar. Depois do recente IPO da DoorDash no mercado de entregas, uma startup americana resolveu fazer algo inusitado no mesmo segmento.
A Robomart começou a oferecer um serviço pra lá de limitado em um bairro de Los Angeles, na Califórnia: produtos de farmácia e conveniência disponíveis dentro de uma van que vai até a casa do cliente.
Diferente dos aplicativos de delivery em que o cliente entra no aplicativo e escolhe o que deseja, no Robomart o usuário verifica a quanto tempo o carro está de sua residência e solicita que ele passe na porta.
Ao chegar, o cliente é notificado e vai até a van, que tem sua porta automaticamente aberta e o cliente pode escolher aquilo que deseja dentre os produtos disponíveis. De fato, é uma prateleira de supermercado móvel. risos.
Modelo 100% cashless. Assim como nas pioneiras lojas da Amazon Go, os produtos da Robomart são etiquetados com RFID — um sistema de identificação por rádio frequência — permitindo que o consumidor pegue o produto e a cobrança seja feita imediatamente pelo aplicativo, sem cartão de crédito.
Apesar de não ter previsão de chegar ao Brasil, o produto pode ser um bom case de estudo para suas férias. Vai que… risos.
Grande dia para o agronegócio
AGRONEGÓCIO
Os quatro parágrafos mais importantes que você vai ler hoje. Ontem, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que cria o Fundo de Investimento para o Setor Agropecuário (FIAGRO).
A iniciativa traz facilidade de investimento em um setor gigantesco. A ideia é que seja possível investir no mercado agro como se investe em um Fundo Imobiliário, por meio de um Fundo “rural”. Calma que vamos explicar o que é um Fundo Imobiliário…
Suponhamos que você queira investir em um imóvel, mas não consegue comprar um lote inteiro.
Por meio de um Fundo Imobiliário, você compra parte desse lote (quota) e recebe lucros proporcionais à medida que o empreendimento gere resultados lá na frente.
O que muda? Com a aprovação do Projeto de Lei, qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, poderá fazer o mesmo — comprar quotas — em ativos atrelados ao lucrativo e sofisticado setor agro brasileiro, sem necessariamente serem proprietários de terras.
Por que é relevante? É uma oportunidade trilionária para os investidores no mercado mais forte do país. Para se ter uma idéia, em 2019, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão ou, o mesmo que dizer, 21,4% do PIB brasileiro.
Tem dia que é bom não acompanhar os EUA
ECONOMIA
Para a alegria dos investidores, não acompanhamos as bolsas americanas ontem e fechamos em alta. O Ibovespa subiu 0,7%, aos 116.636 pontos.
A expectativa não era tão boa, já que apenas ontem tivemos: 1) fase vermelha em SP 2) prisão de Crivella 3) tendência de alta da COVID-19.
O que fez o índice subir, portanto, foi a autorização da vacina da Pfizer para toda a União Europeia, que fez com que as bolsas do continente fechassem em alta.
E o dólar? Subiu. Mais precisamente 0,76%, a R$ 5,16.
O que mais foi destaque no cenário econômico?
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos uma newsletter gratuita e diária, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado. Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito e só clicar no botão abaixo.
Até amanhã, mas dia 25 já avisamos que não tem
Sempre chegamos em sua caixa de entrada, por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam… Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.